GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
Advertisements

Contratações de TI na APF
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
FORPLAD POLÍTICA DE INFORMÁTICA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Setembro/2008.
1.
Auditoria do TCU nas IFES
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Contratação de Agências de Viagens MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 31 de maio de 2012.
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Como o Governo formula sua Estratégia
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
SEMINÁRIO NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
Fabiano André Vergani
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Apresentação: Software de Gestão de Contratos Aplicado a Instrução Normativa nº 04/2008 SLTI/MP Realizada em: 28 de outubro de ª Semana CNEN de.
Antônio Luiz Vieira Soares. DIAGNÓSTICODIAGNÓSTICO.
Planejamento e Execução da Auditoria
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
Programa Prevenir DER São Bernardo
A experiência do Estado de Minas Gerais
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Governo Eletrônico no Brasil
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Gestão de Recursos Públicos na Contratação de Bens e Serviços e a Relação com o Mercado MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Ministro.
A RNP promovendo a cultura de segurança Liliana Solha CAIS/RNP
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Governança de TI no Governo
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Indicadores de Governança Pública. ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE OS TRIBUNAIS DE CONTAS, ATRICON E IRB.
O Controle Interno na visão dos Auditores Externos Situação percebida e sugestões Josué França.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação – PESI Plano de Continuidade de Negócios - PCN COGEF ARP GT-4 20/09/2011.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações – PDTIC
Implementação do ITIL nos Correios
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Sistema de Controle Interno - SCI
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Qualidade de Produtos de Software e Instruções Normativas Viviane Souza.
Sistema de Governança de TIC Benefícios: Aumentar o controle sobre as aquisições de TIC; Ter subsídios para elaboração dos PDTIC futuros; Concentrar as.
22ª Reunião da COGEF 3 e 4 de Dezembro de TDRs TRABALHADOS ESTADOQUANTIDADE Ceará01 Espírito Santo01 Maranhão05 Mato Grosso do Sul06 Minas Gerais01.
AUDITORIA EM CONVÊNIOS
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Planejamento Estratégico de TI Prefeitura Municipal de Biguaçu
POLITICAS DE SEGURANÇA
Coordenação e Colaboração entre Controle Interno e Controle Externo
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
REVISÃO DOS PROJETOS DO PNAGE. Aumento dos Custos Variação Cambial (Redução da cotação do Dolar) SALDO DO PROJETO MOTIVAÇÕES: Redução dos Recursos Disponíveis.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Sistema de Prestação de Contas
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
Alocação de recursos em TI Audiência Pública – CCT Senado Federal Marcio Rodrigo Braz, Msc., CISA Diretor - 2ª Diretoria de fiscalização de governança.
ENTREGAS EM FASE DE REPLANEJAMENTO Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Legenda: Marco ainda não iniciou. Marco com atraso. Marco dentro.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Grupo de Apoio Tecnológico – GAT Maio de 2009 Daniel Rogerio GTI/CONFEA

Isso vale para todos nós! Objetivos do projeto Orientar os membros do GAT a respeito das regras e diretrizes de Gestão/Governança em TI Isso vale para todos nós!

HISTÓRICO ACÓRDÃO 435/2007 – TCU Motivação: identificação do aumento nos gastos de TI em 2006 (mais de 6 bilhões) e o crescente número de denúncias O Acórdão 435/2007 autoriza a realização de pesquisa nos órgãos públicos para coletar informações a cerca de aquisições, terceirizações, segurança... em TI (Acórdão 1603/2008) O TCU criou a SEFTI (Secretaria de Fiscalização daTecnologia da Informação)

ACÓRDÃO 1603/2008 – TCU 255 órgãos/entidades participaram da pesquisa Citam muito Governança em TI (COBIT e ITIL) Objetivo Responsabilidade (alta administração)

ACÓRDÃO 1603/2008 - TCU PRINCIPAIS ACHADOS Destacamos: Quantidade reduzida de servidores na área de TI Ausência de formação específica em TI Ausência de carreira específica para a área de TI Situação da governança de TI está mais crítica no que diz respeito ao tratamento e à segurança da informação Ausência de Política de Segurança Terceirizações inadequadas Situação de “desgovernança” Recomendação à SLTI (Secretaria de Logística e Tecnologia da informação) ...

INSTRUÇÃO NORMATIVA 04/2008 (MPOG) SLTI/MPOG seguiu a orientação da SEFTI/TCU “Nasceu” a IN 04/08 Entrou em vigor 02 de janeiro de 2009 A IN 04/2008 modifica a forma de contratação de serviços na área de TI e vale para todos os órgãos da Administração Pública Federal direta, autarquias e fundações. A IN 04/2008 tem como principal característica o alinhamento entre os investimentos em TI e as prioridades institucionais

IN 04/2008 Contratações alinhadas ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI do órgão Todos devem ter PDTI Não poderão ser objeto de contratações: todo o conjunto dos serviços de Tecnologia da Informação de um órgão ou uma entidade em um único contrato mais de uma Solução de Tecnologia da Informação em um único contrato gestão de processos de Tecnologia da Informação, incluindo gestão de segurança da informação Fases de planejamento para contratação em TI Gerenciamento do contrato

IN 04/2008 MAIS INFORMAÇÕES IMPORTANTES Artigo 14 § 1º A aferição de esforço por meio da métrica homens-hora apenas poderá ser utilizada mediante justificativa e sempre vinculada à entrega de produtos de acordo com prazos e qualidade previamente definidos. § 2º É vedado contratar por postos de trabalho alocados, salvo, excepcionalmente, mediante justificativa devidamente fundamentada. Neste caso, é obrigatória a comprovação de resultados compatíveis com o posto previamente definido. § 5º A Estratégia de Contratação deverá ser aprovada e assinada pelo Requisitante do Serviço e pela Área de Tecnologia da Informação.

SEFTI Atuação da SEFTI 52 pareceres técnicos 23 auditorias Elaboração de cartilhas (boas práticas) Base de normas e jurisprudencias www.tcu.gov.br/fiscalizacaoti Realização de Seminários e Palestras Serão realizados em diversas regiões do Brasil Documento com diretrizes para terceirização de TIC Orientação para o uso de pregão eletrônico para contratações de TI

PUBLICAÇÕES DA SEFTI Acessíveis em: http://www.tcu.gov.br/fiscalizacaoti

Já existem mudanças a vista Recomendação ao MPOG para que preveja em documento normativo que a APF deve utilizar o pregão para contratar bens e serviços de informática considerados comuns. MPOG e TCU = Pregão eletrônico, inclusive desenvolvimento de software e serviços de TI O CONFEA já realizou auditorias e sindicâncias com apoio da GTI

O que o confea está fazendo? Só fazemos pregões eletrônicos para contratações de TI Métrica – Ponto por função Elaboramos nosso PDTI Elaboramos documento com situação atual de recursos humanos de nossa gerência Possibilidade da criação da área de Governança dentro da GTI Capacitação da equipe para adequação a IN 04/2008 Adequar PDTI ao planejamento estratégico do Sistema Confea/Crea/Mútua Incentivar ações para elaboração de PDTI nos Creas Disponibilizamos na http://areapublica.confea.org.br/gat as referências (IN, Acórdãos e apresentações)

AÇÕES PARA O FUTURO Sugestão: GTI participar de capacitação (julho 2009) IN 04 e Ponto por função Disseminar conhecimento aos Creas (outubro 2009) Definir modelo de PDTI (agosto 2009)

Obrigado Email: danielrg@confea.org.br Telefone: 61 3348-3858