PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Profª Drª: Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS Mídia-Educação e Educomunicação.
Que EJA temos e queremos?
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
EDUCAÇÃO E INTERNET: UMA PARCERIA IRRECUSÁVEL
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Desenvolver Por uma Nova Escola.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Escolhendo o nosso Futuro
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Tecnologia e Educação.
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
CURRICULO +.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Profa. Reane Franco Goulart
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Introdução à Educação à distância
Formação de Professores na UFMS:
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Título do Trabalho: Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde - CEFOPE/RN: Uma alternativa na construção da.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Política Educacional Brasileira
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Informática na Educação
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO II Profª. Regina Lúcia Alves Costa PLANO DE AULA Unidade Didática As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Atual Contexto Educacional

O estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se recursos tecnológicos de informação e comunicação deve ser inserido no cotidiano escolar. Como se dá esse processo no contexto atual das escolas de educação básica do RN?

A democratização do acesso à informação As novas tecnologias da Informação e comunicação (TIC) na sociedade do conhecimento A democratização do acesso à informação por diferentes meios tecnológicos e digitais  Presente no compartilhamento de informações;  Superação das distâncias geográficas pelo acesso tecnológico à informação promovendo mais integração na sociedade do conhecimento. “Nessa sociedade, o conhecimento impulsiona a economia mundial onde o valor de produtos e serviços dependem cada vez mais da parcela do conhecimento a eles incorporados.” (Lopes, 2002)

A difusão das tecnologias de informação Segundo Beal (2008), há um consenso entre especialistas das mais diversas áreas de que as organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas em conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas capacitadas, participando de decisões. A Tecnologia da comunicação como processo de integração social  Inteligência coletiva, por meio do compartilhamento de informações  Contexto tecnológico enquanto espaço significativo  WEB 2.0 como possibilidade para construção de hipertextos

As TIC no contexto educacional De acordo com a UNESCO (2010), com o desenvolvimento da sociedade da informação, a educação deve adaptar-se constantemente a essas mudanças, sem negligenciar as vivências, os saberes básicos e os resultados da experiência humana. Tal entendimento pode inferir que a utilização das ferramentas computacionais proporciona a ampliação dos caminhos pelos quais os alunos possam não só buscar informações, mas transformá-las em conhecimentos.

As TIC na formação inicial e continuada do professor A Resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica valida o uso das TIC no processo educativo escolar e considera o: “Estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se de recursos tecnológicos de informação e comunicação, a serem inseridos no cotidiano escolar, a fim de superar a distância entre estudantes que aprendem a receber informações com rapidez utilizando a linguagem digital e professores que dela ainda não se apropriaram (MEC, 2010, p. 18).”

As TIC na formação inicial e continuada do professor PNE 2001 – 2010 - Estabelece metas e ações voltadas para o uso e disseminação das TIC nos processos pedagógicos escolares em todos níveis de ensino. Nesse processo, o desenvolvimento profissional do professor se enquadra no contexto mais amplo da reforma educacional, à medida que os países alinham seus sistemas educacionais para produzir as habilidades requeridas, no século XXI, para constituição de mão-de-obra competitiva, da coesão social e do crescimento pessoal, como explica o documento produzido pela UNESCO (2008).

As TIC no currículo da Educação Básica  Alfabetização e Letramento Digital Tecnologia informacional Tratamento da Informação e conhecimento; Cidadania Digital A Comissão Europeia (2005) define a competência digital como o uso seguro e crítico das tecnologias da sociedade da informação (TSI) para o trabalho, o ócio e a comunicação. [...] em matéria de TIC: é o uso de computadores para obter, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, comunicar-se e participar em redes de colaboração através da Internet.

Referências BEAL, A. Introdução à gestão de tecnologia da Informação. Maio de 2001 Disponível em: http://www.2beal.org/ti/manuais/gti_intro.pdf.Acesso 20 Nov, 2010 BRASIL. Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei Nº. 9.394/96 – Promulgada em 20/12/1996. Brasília, 1996a. LOPES, Ricardo Moura. GESTÃO DO CONHECIMENTO. O Desafio de Um Novo Paradigma. Brasília: 2002 LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1997 Plano Nacional de Educação (2001-2010). Brasília, 2001. BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 10/12/2011