PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO II Profª. Regina Lúcia Alves Costa PLANO DE AULA Unidade Didática As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no Atual Contexto Educacional
O estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se recursos tecnológicos de informação e comunicação deve ser inserido no cotidiano escolar. Como se dá esse processo no contexto atual das escolas de educação básica do RN?
A democratização do acesso à informação As novas tecnologias da Informação e comunicação (TIC) na sociedade do conhecimento A democratização do acesso à informação por diferentes meios tecnológicos e digitais Presente no compartilhamento de informações; Superação das distâncias geográficas pelo acesso tecnológico à informação promovendo mais integração na sociedade do conhecimento. “Nessa sociedade, o conhecimento impulsiona a economia mundial onde o valor de produtos e serviços dependem cada vez mais da parcela do conhecimento a eles incorporados.” (Lopes, 2002)
A difusão das tecnologias de informação Segundo Beal (2008), há um consenso entre especialistas das mais diversas áreas de que as organizações bem-sucedidas no século XXI serão aquelas centradas em conhecimento, no fluxo intenso de informações e em pessoas capacitadas, participando de decisões. A Tecnologia da comunicação como processo de integração social Inteligência coletiva, por meio do compartilhamento de informações Contexto tecnológico enquanto espaço significativo WEB 2.0 como possibilidade para construção de hipertextos
As TIC no contexto educacional De acordo com a UNESCO (2010), com o desenvolvimento da sociedade da informação, a educação deve adaptar-se constantemente a essas mudanças, sem negligenciar as vivências, os saberes básicos e os resultados da experiência humana. Tal entendimento pode inferir que a utilização das ferramentas computacionais proporciona a ampliação dos caminhos pelos quais os alunos possam não só buscar informações, mas transformá-las em conhecimentos.
As TIC na formação inicial e continuada do professor A Resolução que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica valida o uso das TIC no processo educativo escolar e considera o: “Estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se de recursos tecnológicos de informação e comunicação, a serem inseridos no cotidiano escolar, a fim de superar a distância entre estudantes que aprendem a receber informações com rapidez utilizando a linguagem digital e professores que dela ainda não se apropriaram (MEC, 2010, p. 18).”
As TIC na formação inicial e continuada do professor PNE 2001 – 2010 - Estabelece metas e ações voltadas para o uso e disseminação das TIC nos processos pedagógicos escolares em todos níveis de ensino. Nesse processo, o desenvolvimento profissional do professor se enquadra no contexto mais amplo da reforma educacional, à medida que os países alinham seus sistemas educacionais para produzir as habilidades requeridas, no século XXI, para constituição de mão-de-obra competitiva, da coesão social e do crescimento pessoal, como explica o documento produzido pela UNESCO (2008).
As TIC no currículo da Educação Básica Alfabetização e Letramento Digital Tecnologia informacional Tratamento da Informação e conhecimento; Cidadania Digital A Comissão Europeia (2005) define a competência digital como o uso seguro e crítico das tecnologias da sociedade da informação (TSI) para o trabalho, o ócio e a comunicação. [...] em matéria de TIC: é o uso de computadores para obter, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, comunicar-se e participar em redes de colaboração através da Internet.
Referências BEAL, A. Introdução à gestão de tecnologia da Informação. Maio de 2001 Disponível em: http://www.2beal.org/ti/manuais/gti_intro.pdf.Acesso 20 Nov, 2010 BRASIL. Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB – Lei Nº. 9.394/96 – Promulgada em 20/12/1996. Brasília, 1996a. LOPES, Ricardo Moura. GESTÃO DO CONHECIMENTO. O Desafio de Um Novo Paradigma. Brasília: 2002 LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1997 Plano Nacional de Educação (2001-2010). Brasília, 2001. BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 10/12/2011