Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC
O Turismo e os Direitos do Consumidor
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
O Turismo e os Direitos do Consumidor
Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ENTENDENDO A NR 10.
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE NORMALIZAÇÃO TÉCNICA PARA O COMÉRCIO GLOBALIZADO E PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES E O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE NORMALIZAÇÃO"
INMETRO Suzana de Oliveira Barbeitas Diretoria de Metrologia Legal
Conceitos Básicos de Medição
Regulamentação Técnica – Componentes de Bicicleta de Uso Adulto –
Registro Gustavo Kuster.
Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação
Bom dia pessoal, o pedido do Cláudio foi para que eu fizesse a apresentação do processo de normalização, então aproveitando o que a Milena fez no ONS -34.
Diretor Substituto da Qualidade
Atividades da Diretoria da Qualidade - Dqual
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
Consulta Pública nº 26/09 Simplificação no Registro dos Equipamentos Médicos Hospitalar GQUIP/GGTPS/ANVISA.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Mini curso de normalização da documentação:
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Seminário CBR Agência Nacional de Telecomunicações Regulação x Regulamentação Marcos Oliveira Rio, 27/07/2006.
Normalização na área de Explosões
Programa de Avaliação da Conformidade Andréia Quintana Lima de Sousa
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
ATUAÇÃO DOS CORRETORES Horacio L.N. Cata Preta Professor convidado da Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro nos MBAs em Gerência de Saúde e Regulação.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Marcelo Castilho de Freitas
UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização.
O ciclo virtuoso das Normas Técnicas. Engenheiro Civil e Advogado ROBERTO LIRA DE PAULA.
Componentes Automotivos Fabio Real e Marcelo Monteiro
Necessidades Relativas a Metrologia
Tomadas novas.
Programa Oficina de Trabalho: Plano de Ação Quadrienal - 04/12/2006 Comissão Permanente dos Consumidores - CPCon Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NR 6
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
RAZÃO DE SE CRIAR O PSQ Qual era o problema? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor.
Formação Técnica em Administração de Empresas
Encontro sobre Projetos e Cidades Digitais Abril 2011

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
IMPACTOS E REPERCUSSÕES NAS EMPRESAS CONSTRUTORAS DESDOBRAMENTO NO SETOR.
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Paulo Coscarelli Diretor Substituto da Diretoria da Qualidade Audiência Pública em Comemoração ao Dia Internacional do Consumidor Discussão sobre os Maiores.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Alfredo Lobo Diretor de Avaliação da Conformidade WORKSHOP DE INTEGRAÇÃO ENTRE INMETRO E RIO 2016 RJ, 31/10/2014 Avaliação da Conformidade.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
PLUGUES E TOMADAS ELÉTRICAS
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
Marca do evento Alfredo Lobo Diretor da Qualidade I SEMINÁRIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE REGULAMENTAÇÃO Regulamentação no Inmetro.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
Transcrição da apresentação:

Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006 Plugues e Tomadas ALFREDO LOBO Diretor da Qualidade Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro

Áreas de atuação Metrologia Científica e Industrial Metrologia Legal Avaliação da Conformidade Acreditação de Organismos e Laboratórios Ponto Focal do Acordo de Barreiras Técnicas da OMC

Programa Brasileiro de Avaliação da Saúde, Segurança, Meio Ambiente Conformidade - Objetivos - Competitividade Saúde, Segurança, Meio Ambiente Acesso a Mercados

Norma Documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para um uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT ISO/IEC Guia 2) Nota: A Norma representa o consenso da sociedade.

Resolução Conmetro nº. 7, de 24/08/1992 O Sistema de Normalização do SINMETRO terá um foro de normalização, único Designa a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como o Foro Nacional de Normalização

Histórico NBR 14136 Primeira Publicação da NBR 14136: 1/7/1998 Versão atual : 01/11/2002 Título :Plugues e tomadas para uso doméstico e análogo até 20 A/250 V em corrente alternada - Padronização Objetivo : Fixa as dimensões de plugues e tomadas de características nominais até 20 A/250 V em corrente alternada, para uso doméstico e análogo, para a ligação a sistemas de distribuição com tensões nominais compreendidas entre 100 V e 250 V em corrente alternada.

Lei nº. 8.078 de 11/09/1990 Seção IV Das Práticas Abusivas Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços: VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro.

Plugues e Tomadas - Histórico Resolução Conmetro nº. 1/1981 – Considera plugues e tomadas como produtos prioritários para concessão da Marca de Conformidade às Normas Brasileiras Portaria Inmetro nº. 111/1983 – Aprova Regulamento Específico e norma aplicável NBR 6147 Portaria Inmetro nº. 185/2000 – Estabelece compulsoriedade para certificação pela NBR 6147 em 12 meses e determina observância à NBR 14136 a partir de janeiro/2006 Portaria Inmetro nº. 83/2001 – Prorroga prazos para certificação pela NBR 6147 e destaca observância à NBR 14136 a partir de janeiro/2006 Portaria Inmetro nº. 136/2001 – Ratifica compulsoriedade pela NBR 6147 , detalha novamente o objeto e destaca observância à NBR 14136 a partir de janeiro/2006.

Plugues e Tomadas - Histórico Portaria Inmetro nº. 19/2004 – Prorroga prazos para certificação pela NBR 14136, diferenciando de acordo com a etapa da cadeia produtiva 2006 – Inmetro realiza dois painéis setoriais de plugues e tomadas envolvendo as partes interessadas

Plugues e Tomadas - Histórico Portaria Inmetro nº. 85/2006 – Dá publicidade ao novo Regulamento de Avaliação da Conformidade para plugues e tomadas e torna inválida a regra específica anterior Resolução Conmetro nº. 11/2006: Ratifica a exigência da NBR 14136:2002 Ratifica certificação compulsória de plugues e tomadas com Regulamento do Inmetro Determina que o Inmetro desenvolva Regulamento de Avaliação da Conformidade compulsório para Adaptadores de plugues e tomadas (até 01/08/2007) Estabelece prazos diferenciados para adequação dos fabricantes e importadores (01/08/2007 a 01/01/2010) Autoriza comércio a escoar, sem data limite, todos os produtos fabricados antes do término dos prazos estabelecidos nessa resolução

Resolução Conmetro nº. 11/2006 – Prazos para adequação dos fabricantes e importadores Plugues: de 2 (dois) pinos desmontáveis – 01/08/2007 de 2 (dois) pinos injetados – 01/01/2008 de 3 (três) pinos desmontáveis ou injetados – 01/01/2009 Tomadas: móveis de 2 (dois) pinos desmontáveis ou injetadas – 01/01/2008 fixas de 2 (dois) pinos desmontáveis ou injetadas – 01/01/2009 fixas e móveis de 3 (três) pinos desmontáveis ou injetadas – 01/01/2009 Cordões: conector e prolongador, incorporados ou comercializados em aparelhos elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos, de 2 (dois) ou 3 (três) pinos desmontáveis ou injetados – 01/01/2010

Plugues disponíveis no Mercado

Plugues e tomadas disponíveis no mercado em desacordo com a NBR 14136:2002

Plugues e Tomadas – NBR 14136:2002

Plugues e tomadas não atendendo à NBR 14136:2002 – Principais problemas Inserção parcial Inserção unipolar Fotos: LABELO/PUCRS

Plugues e tomadas em conformidade à NBR 14136:2002 Inserção parcial Inserção unipolar Fotos: LABELO/PUCRS

Plugues e tomadas – Inserção parcial Não conforme Conforme Fotos: LABELO/PUCRS

Avaliação da Conformidade de Adaptadores (compulsória) Fotos: LABELO/PUCRS

Associações/ Entidades de Classe: Fomentar

Fatos geradores da Regulamentação do CONMETRO Necessidade de proteção do Cidadão Necessidade de proteção das Instalações Redução das perdas de energia por dissipação de calor devido a deficiência de conexão Necessidade de compatibilização com a lei n.º11.337, de 26 de julho de 2006, que faz exigências sobre o sistema de aterramento das edificações.

Site www.inmetro.gov.br Ouvidoria 0800-285-1818 ouvidoria@inmetro.gov.br Portal do Consumidor www.portaldoconsumidor.gov.br