Percepção em Mobile Learning Pesquisador - César Delmas (cadcn@cin.ufpe.br) Orientador - Alex Sandro (asg@cin.ufpe.br) Centro de Informática – UFPE 11 de Outubro de 2006
Agenda Introdução Motivação O que é mobile learning? Evolução do EAD Característica do EAD_mobile Limitações Contruindo um EAD_mobile Percepção Percepção X Cognição Modelos de percepção Entendendo os usuários, dispositivos e atividades Próximos passos Experiências na pesquisa Conclusão Referências Bibliográficas
Motivação Necessidade de aprendizado inerente ao homem Aprimoramento de tecnologias e processos educacionais Popularização de dispositivos móveis de boa qualidade
Introdução Importância de entender como as pessoas e máquinas interagem num ambiente virtual de ensino a distancia móvel
Educação a distância, através de dispositivos móveis. O que é m-Learning? Educação a distância, através de dispositivos móveis.
Evolução do EAD
Características do EAD_mobile Extensão do e-learning Mobilidade: anything & anytime & anywhere Maior interatividade e colaboração entre usuários Acessos rápidos a conteúdos importantes
Limitações Tecnológicas: Telas reduzidas Pouca largura de banda Baixo processamento De uso: Barreiras sociais e culturais Custo Elevados Familiaridade com recursos
Construindo um EAD_mobile Percepção Colaboração Adaptação
Percepção Conceitos: Combinação dos sentidos no reconhecimento de um objeto Nossa percepção não identifica o mundo exterior como ele é na realidade, e sim como as transformações, efetuadas pelos nossos órgãos dos sentidos nos permitem reconhecê-lo. Na inteligência artificial, o conceito de percepção está associado à capacidade de processamento de informação do sistema cerebral e sensorial humano.
Percepção X Cognição Percepção: Cognição: Combinação dos sentidos no reconhecimento de um objeto Cognição: Ação de adquirir um conhecimento, aprendizagem.
Modelo de percepção Qual a relação entre cognição e percepção? Percebemos o mundo como ele realmente é ou nossa percepção e nosso cérebro é que determinam nossa visão do mundo? Qual o papel da nossa cultura, da nossa linguagem, em nossa percepção das coisas? Como representamos "em nossas cabeças" o conhecimento que temos do mundo?
Modelo de percepção Elementos para a formação do modelo: Usuário: design centrado no usuário Dispositivo: ciência de contexto Atividade: procedimentos, técnicas e metodologias
Entendendo os usuários Segmentação dos usuários: Geografia Formação educacional Faixa etária Estilo de vida Classe social Familiaridade com tecnologia Interesse pelo tema
Entendendo os dispositivos Visão da máquina : Caracterização Extração Interpretação
Entendendo atividades Atividades sociais: Procedimentos Pontos críticos Finalidade Recursos
Próximos passos Desenvolver um modelo de percepção em m-learning a partir das atividades sociais realizadas no ambiente AMADeUs_MM Integração dos sub-projetos Conferências internacionais Publicar artigos e fazer apresentações Dar continuidade ao trabalho, acompanhando as tendências futuras Crescimento da área de ensino a distância Popularização e avanços dos dispositivos móveis Articulações entre mercado e academia
Experiências na pesquisa Formação do grupo de pesquisa Formação de um um network internacional Interação com o AMADeUs Estudos de usabilidade e de construção de interfaces móveis Trabalhar com recursos tecnológicos promissores Explorar e desenvolver referenciais teóricos sobre o assunto Aprendizado em áreas não técnicas
Conclusão Desenvolvimento de modelos que possibilitam o melhor embasamento de artefatos de aprendizagem a distância móvel
Referências Bibliográficas WU, Wen-Hsiung; CHEN, Wei-Fan; SU, Yi-Hui; WANG, Tsung-Li; SU, Te-Jen. An Investigation of a Mobile Learning System in a Digital Filter Course.International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. LIU, Tzu-Chien; KO, Hwa-Wei; CHAN, Tak-Wai; WANG, Yu; WEI, Li-Hsing. Applying wireless and mobile technology to promote productive interaction. International Workshop on Wireless and Mobile Technologies in Education (WMTE’04), 2004. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Applying wireless and mobile technology to promote productive interaction.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. SCHWABE, Gerhard ; GOTH, Christoph, FROHBERG Dirk. Does Team Size Matter in Mobile Learning. International Conference on Mobile Business (ICMB’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Does Team Size Matter in Mobile Learning.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. TRIFONOVA, Anna; RONCHETTI Marco. Hoarding content in m-learning context. Conf. on Pervasive Computing and Communications Workshops (PerCom 2005 Workshops), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Hoarding content in m-learning context.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. TAM, Vincent Tam; YIN, Barbara. Investigating data synchronization in a mobile learning network with handheld devices. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Investigating data synchronization in a mobile learning network with handheld devices.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. LAI, Chih Hung; YANG, Jie Chi; LIANG, Jing San; CHAN, Tak Wai. Mobile Learning Supported by Learning Passport. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Mobile Learning Supported by Learning Passport.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005 . BAE, Young-Kwon; LIM, Jin-Sook; LEE, Tae-Wuk. Mobile Learning System Using the ARCS Strategies. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Mobile Learning System Using the ARCS Strategies.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005.