Percepção em Mobile Learning

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

Orientandos Christiano Lima Santos Frederico Santos do Vale Orientador
Percepção em Mobile Learning
Adaptação ao m-learning
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Estudo e viabilização da arquitetura e metodologia para permitir integração da plataforma de EaD com dispositivos móveis Guilherme Gonçalves de Carvalho.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
1 e-Learning Fábrica de Educação a Distância (04/2005)
Tecnologia da Informação e a Sociedade
DIRETRIZES CURRICULARES
Interação Homem-Máquina
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
Gestão do Conhecimento
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Mediação e Relações Pedagógicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Vicente Eudes Veras da Silva
Agenda Tecnologia, Educação e Aprendizagem O projeto TIDIA:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
O foco da Engenharia de Computação
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Marcus Vinicius Silva Soares Orientador: Luiz Merschmann Outubro / 2010.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Educação no Século XXI: tendências em Educação a Distância
Usabilidade em Interfaces Gráficas
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Percepção em M-Learning
Mobile Learning César Delmas - cadcn Guilherme Carvalho - ggc
Difusão e Aperfeiçoamento de Recursos Educacionais Abertos
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
1 Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia Escola Superior de Educação de Santarém Marília Serrano de Matos.
Introdução à Interação Humano- Computador
Interação Homem Computador
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Perguntas de Modelação
Um Laboratório para Educação Reflexiva em Gerência de Projetos César Augusto Delmas C. do Nascimento Hermano Perrelli de Moura
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Introdução ao Groupware e ao CSCW
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
Design de Interação Prof. Josué Froner
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
UFPE – Centro de Informática CASE Comunidade para Análise de Software Educativo
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales
Transcrição da apresentação:

Percepção em Mobile Learning Pesquisador - César Delmas (cadcn@cin.ufpe.br) Orientador - Alex Sandro (asg@cin.ufpe.br) Centro de Informática – UFPE 11 de Outubro de 2006

Agenda Introdução Motivação O que é mobile learning? Evolução do EAD Característica do EAD_mobile Limitações Contruindo um EAD_mobile Percepção Percepção X Cognição Modelos de percepção Entendendo os usuários, dispositivos e atividades Próximos passos Experiências na pesquisa Conclusão Referências Bibliográficas

Motivação Necessidade de aprendizado inerente ao homem Aprimoramento de tecnologias e processos educacionais Popularização de dispositivos móveis de boa qualidade

Introdução Importância de entender como as pessoas e máquinas interagem num ambiente virtual de ensino a distancia móvel

Educação a distância, através de dispositivos móveis. O que é m-Learning? Educação a distância, através de dispositivos móveis.

Evolução do EAD

Características do EAD_mobile Extensão do e-learning Mobilidade: anything & anytime & anywhere Maior interatividade e colaboração entre usuários Acessos rápidos a conteúdos importantes

Limitações Tecnológicas: Telas reduzidas Pouca largura de banda Baixo processamento De uso: Barreiras sociais e culturais Custo Elevados Familiaridade com recursos

Construindo um EAD_mobile Percepção Colaboração Adaptação

Percepção Conceitos: Combinação dos sentidos no reconhecimento de um objeto Nossa percepção não identifica o mundo exterior como ele é na realidade, e sim como as transformações, efetuadas pelos nossos órgãos dos sentidos nos permitem reconhecê-lo. Na inteligência artificial, o conceito de percepção está associado à capacidade de processamento de informação do sistema cerebral e sensorial humano.

Percepção X Cognição Percepção: Cognição: Combinação dos sentidos no reconhecimento de um objeto Cognição: Ação de adquirir um conhecimento, aprendizagem.

Modelo de percepção Qual a relação entre cognição e percepção? Percebemos o mundo como ele realmente é ou nossa percepção e nosso cérebro é que determinam nossa visão do mundo? Qual o papel da nossa cultura, da nossa linguagem, em nossa percepção das coisas? Como representamos "em nossas cabeças" o conhecimento que temos do mundo?

Modelo de percepção Elementos para a formação do modelo: Usuário: design centrado no usuário Dispositivo: ciência de contexto Atividade: procedimentos, técnicas e metodologias

Entendendo os usuários Segmentação dos usuários: Geografia Formação educacional Faixa etária Estilo de vida Classe social Familiaridade com tecnologia Interesse pelo tema

Entendendo os dispositivos Visão da máquina : Caracterização Extração Interpretação

Entendendo atividades Atividades sociais: Procedimentos Pontos críticos Finalidade Recursos

Próximos passos Desenvolver um modelo de percepção em m-learning a partir das atividades sociais realizadas no ambiente AMADeUs_MM Integração dos sub-projetos Conferências internacionais Publicar artigos e fazer apresentações Dar continuidade ao trabalho, acompanhando as tendências futuras Crescimento da área de ensino a distância Popularização e avanços dos dispositivos móveis Articulações entre mercado e academia

Experiências na pesquisa Formação do grupo de pesquisa Formação de um um network internacional Interação com o AMADeUs Estudos de usabilidade e de construção de interfaces móveis Trabalhar com recursos tecnológicos promissores Explorar e desenvolver referenciais teóricos sobre o assunto Aprendizado em áreas não técnicas

Conclusão Desenvolvimento de modelos que possibilitam o melhor embasamento de artefatos de aprendizagem a distância móvel

Referências Bibliográficas WU, Wen-Hsiung; CHEN, Wei-Fan; SU, Yi-Hui; WANG, Tsung-Li; SU, Te-Jen. An Investigation of a Mobile Learning System in a Digital Filter Course.International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. LIU, Tzu-Chien; KO, Hwa-Wei; CHAN, Tak-Wai; WANG, Yu; WEI, Li-Hsing. Applying wireless and mobile technology to promote productive interaction. International Workshop on Wireless and Mobile Technologies in Education (WMTE’04), 2004. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Applying wireless and mobile technology to promote productive interaction.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. SCHWABE, Gerhard ; GOTH, Christoph, FROHBERG Dirk. Does Team Size Matter in Mobile Learning. International Conference on Mobile Business (ICMB’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Does Team Size Matter in Mobile Learning.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. TRIFONOVA, Anna; RONCHETTI Marco. Hoarding content in m-learning context. Conf. on Pervasive Computing and Communications Workshops (PerCom 2005 Workshops), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Hoarding content in m-learning context.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. TAM, Vincent Tam; YIN, Barbara. Investigating data synchronization in a mobile learning network with handheld devices. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Investigating data synchronization in a mobile learning network with handheld devices.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005. LAI, Chih Hung; YANG, Jie Chi; LIANG, Jing San; CHAN, Tak Wai. Mobile Learning Supported by Learning Passport. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Mobile Learning Supported by Learning Passport.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005 . BAE, Young-Kwon; LIM, Jin-Sook; LEE, Tae-Wuk. Mobile Learning System Using the ARCS Strategies. International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’05), 2005. Disponível em: < http://www.cin.ufpe.br/~cadcn/percepcao_social/Mobile Learning System Using the ARCS Strategies.pdf >. Acesso em: 22 out. 2005.