Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Apresentação do Campus Porto Alegre
MISSÃO: formar professores de educação física
IV SAPEX Atividades de Pesquisa e Extensão Profa. Dra. Simone Jaconetti Ydi.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
EE PROF ANA RITA GODINHO POUSA
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Curso de Engenharia de Computação
Informação Profissional em Engenharia da Computação II
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Criação de Grupos de Pesquisas no Campus de Sertãozinho
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL.
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Promovendo Soluções Sociais
Planejamento e 7 de março de 2014.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
COMISSÃO INTERNA DO USP RECICLA
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
DIFUSÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HÍDRICOS POLI PROJETO ÁGUA E EDUCAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO MATERIAL DIDÁTICO DOS CURSOS DE DIFUSÃO PERFIL DAS ATIVIDADES.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Educación em Física em Brasil: Evaluación y Perspectivas Nelson Studart
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política Educacional Brasileira
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Contribuições dos Espaços Não Formais
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Implementação no Brasil
Projeto IAG Comissão de Cultura e Extensão Pró Reitoria de Cultura e Extensão atua em todas as áreas, na complementação de ações de ensino.
Uma Escola do Tamanho do Brasil

CEAPLA Centro de Análise e Planejamento Ambiental Instituto de Geociências e Ciências Exatas Campus Rio Claro O CEAPLA é uma unidade auxiliar do IGCE -
Arte & Ciência no Parque Realização: Instituto de Física da USP Coordenação: Mikiya Muramatsu.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: Alguns elementos para discussão
O papel do Estagio na Formação de Professores
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática  DISCIPLINA EC 770 Educação Não Formal no Ensino de Ciências e Matemática Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática Seminário dos EE Patrícia e Jefferson PECIM Setembro 18, 2012

Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) EE Patrícia Souza

Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) O CDCC é Vinculado à: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária; Instituto de Física de São Carlos – USP; Instituto de Química de São Carlos – USP.

Estrutura física do CDCC Instalado em um prédio histórico, construído em 1908; Um Observatório Astronômico, o Centro de Divulgação da Astronomia, (CDA), instalado no Campus I da USP.

Instituições que apoiam o CDCC Universidade de São Paulo. Programas educacionais: Subprograma Educação para a Ciência (SPEC), do PADCT/CAPES, Vitae, Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, FAPESP; CNPq.

Sobre a criação do CDCC Criado em 1980 em continuidade a um trabalho iniciado em 1979 por pesquisadores universitários e professores da rede pública de ensino da cidade de São Carlos. Propuseram a realização de cursos de instrumentação com a finalidade de preparar material didático para os cursos de ciências, como roteiros de experimentos e conjuntos de protótipos. A idéia era realizar um trabalho de extensão universitária que pudesse influenciar o ensino regular.

Necessidades atuais do CDCC Promover programas de divulgação científica quanto pela necessidade de prestar apoio às escolas de ensino fundamental e médio, especialmente aquelas da rede pública de ensino. Contato com alunos de E.B.: monitorias, mini-cursos, feiras de ciências; Contato com laboratórios: criação da Experimentoteca; Comunidade: cineclube, palestras, criação de acervo para divulgação científica. Contato docente: formação continuada;

Missão institucional do CDCC A integração Universidade-Comunidade, despertar nos cidadãos (em especial, jovens), o interesse pela Ciência e pela Cultura; O apoio aos cursos de Licenciatura em Ciências; O apoio ao Ensino: Educação Infantil e Educação Básica; O desenvolvimento e produção de Equipamentos e Materiais Instrucionais; O desenvolvimento de Pesquisa em Meios Educacionais Alternativos.

Atividades atuais do CDCC Mini cursos; Plantões de auxílio; Visitas científicas; Material instrucional de ciências, biblioteca; Capacitação para professores; Observações de fenômenos de astronomia; Exibições de filmes; Atividades de informática; Exposição interativa de física e de ecologia.

São também atividades atuais do CDCC Ambientes escolares; Educação ambiental: bacias hidrográficas, trechos rurais e urbanos, parque ecológico.

Conheça o CDCC http://www.cdcc.sc.usp.br/

Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática  DISCIPLINA EC 770 Educação Não Formal no Ensino de Ciências e Matemática Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática Seminário dos EE Patrícia e Jefferson PECIM Setembro 18, 2012

Espaços de Educação Matemática Não Formal Museus de Matemática Espaços de Educação Matemática Não Formal Museus permanentes Museus itinerantes Museus virtuais

Museus permanentes de Matemática Alemanha (4) EUA (2) Itália (2) Espanha (1) Japão (1) Austria (1) Coréia do Sul (1) Pais de Gales (1) Suécia (1) Hungária (1) França (1) Portugal (1) Brasil (0) ao redor do mundo

Museus permanentes de Matemática Alemanha (4) EUA (2) Itália (2) Espanha (1) Japão (1) Austria (1) Coréia do Sul (1) Pais de Gales (1) Suécia (1) Hungária (1) França (1) Portugal (1) Brasil (0) ao redor do mundo http://mathfactory.org/Similar+Institutions

Criação de programas de Museus de Matemática Por que Matemática? Criação de programas de Museus de Matemática Que Matemática?

Por que Matemática no museu?

Espaço de Educação Matemática Não Formal que visa a divulgação e a popularização da Matemática

Matemática é fundamental para um exercício pleno da cidadania D´Ambrosio (1994) Skvosmose (2006)

Educação Matemática Crítica: Construtores Operadores Educação Matemática Crítica: Globalização/Guetorização/Ideologia da Certeza Consumidores Descartáveis

Espaço de Educação Matemática Não Formal para a captação de talentos para a Matemática

Espaço de Educação Matemática Não Formal para a captação de talentos para a Matemática

Que Matemática para o museu?

1) A Educação Matemática Não Formal do Museu precisa ser conscientizadora A Matemática é o saber humano sobre o qual todo aparato técnico e tecnológico se fundamenta

3) A Educação Matemática Não Formal do Museu precisa ser democratizadora A Matemática é o saber para a plenitude do acesso aos bens culturais da humanidade

2) A Eduação Matemática Não Formal do Museu precisa ser libertadora A Matemática é o saber para transpor obstáculos, buscar novas fronteiras e dirimir desigualdades

1) A Educação Matemática Não Formal do Museu precisa ser contestada A Matemática NÃO É saber prenhe da ideologia da certeza e isso precisar ser questionado

Agradecemos a vossa audiência! Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática  DISCIPLINA EC 770 Educação Não Formal no Ensino de Ciências e Matemática Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática Agradecemos a vossa audiência! PECIM Setembro 18, 2012