Perfil do Ensino Fundamental II

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Transcrição da apresentação:

Perfil do Ensino Fundamental II Mudanças e novidades para o ano de 2009.

Nossa preocupação e compromisso: A formação da pessoa; A formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual; Desenvolvimento pleno das competências para continuar aprendendo;

Reafirmamos que: Não há o que justifique memorizar conhecimentos que estão sendo superados ou cujo acesso é facilitado pela moderna tecnologia.

Nossos princípios de educação:

CONSTATAMOS A NECESSIDADE DE: UMA MELHOR PROSPECTIVA NAS AVALIAÇÕES: Clareza nos critérios de avaliação formal(prova); Clareza nos critérios de avaliação da participação e envolvimento do aluno nas aulas.

PROSPECTIVAS NAS AVALIAÇÕES: REALIZADAS TRIMESTRALMENTE COM PESOS 1, 1 E 2; POR NOTAS (0 A 10) GRADUADA COM INTERVALO DE 0,1(UM DÉCIMO) ; APROVAÇÃO COM MÉDIA IGUAL OU SUPERIOR A 5,0(CINCO)

EXEMPLIFICAÇÃO M1= média acumulada após os 3 trimestres N1= nota do 1ºtrimestre x 1 N2= nota do 2ºtrimestre x 1 N3= nota do 3ºtrimestre x 2 M1= (N1+N2+N3) 4

Colocando em prática Aprovados : 5,5 e 5 6,6 e 4 7,7 e 3 8,8 e 2

Colocando em prática Recuperação: 4,4 e 4.........(R) 6,0

Recuperação paralela Só será realizada em período oposto da aula, sendo agendada pelo professor com antecedência. Terá como objetivo principal a recuperação da ‘aprendizagem’ e não a substituição e/ou alteração da nota da avaliação.

Recuperação final Alunos que no final dos três trimestres apresentarem rendimento insuficiente (inferior a 5,0) terão direito a uma recuperação intensiva em dezembro. Terão no mínimo, dois instrumentos de avaliação, resultando a média N4 M2= N4 + M1 = > 5 2 Só será permitido fazer recuperação final em até três componentes curriculares.

Provas substitutivas Situações onde serão concedidas as provas substitutiva: 1) luto em família; 2)moléstia, comprovada por atestado médico; 3) obrigações militares. O prazo para apresentação do requerimento será de 8 dias úteis , contados a partir da data da realização da prova perdida.

Avaliação unificada para o 9ºano Continuará sendo realizada no último trimestre; As questões serão dissertativas e de múltipla escolha; O peso avaliatório atribuído será diferenciado e irá compor a nota do trimestre.

Grupo de estudo e atividades extras Grupo de estudo com acompanhamento permanente do professor ( 1ºgrupo – foco em matemática) Cine debates focado aos temas da atualidade com discussão crítica; Informática com foco nos recursos avançados; Projetos : Contadores de estrelas e Academia Jr.

Trabalhos e pesquisas Terão caráter avaliatório e irão compor a nota no trimestre; O peso atribuído será de até 20% da composição da nota final, ficando a critério do professor;

Avaliação um processo contínuo Avaliação só se completa com a possibilidade de indicar caminhos adequados e mais satisfatórios para uma ação que está em curso.

Parcerias Consideramos que a parceria escola/família é fundamental no processo de ensino aprendizagem de cada aluno do Colégio.