A REFORMA DA EDUCAÇÃO NO CHILE

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Transcrição da apresentação:

A REFORMA DA EDUCAÇÃO NO CHILE

CHILE: melhor desempenho da América Latina PAIS Media CHINA (SHANGAI) 577 HONG KONG 546 FINLÂNDIA 543 SINGAPURA COREIA 541 JAPÃO 529 CANADÁ 527 NOVA ZELÂNDIA 524 CHINA (TAIWAN) 520 AUSTRÁLIA 519 HOLANDA LIECHTENSTEIN 518 SUÍÇA 517 ESTÔNIA 514 ALEMANHA 510 BÉLGICA 509 MACAU 508 POLÔNIA  501 ISLÂNDIA NORUEGA 500 REINO UNIDO DINAMARCA 499 PAIS Media ESLOVÊNIA 499 IRLANDA 497 FRANÇA OCDE 496 ESTADOS UNIDOS HUNGRIA SUÉCIA REP. TCHECA 490 PORTUGAL ESLOVÁQUIA 488 ÁUSTRIA 487 LETÔNIA ITÁLIA 486 ESPANHA 484 LUXEMBURGO 482 LITUÂNIA 479 CROÁCIA 474 GRÉCIA 473 RÚSSIA 469 DUBAI (EAU) 459 ISRAEL TURQUIA 455 PAIS Media SÉRVIA 442 CHILE 439 BULGÁRIA 432 URUGUAI 427 ROMÊNIA TAILÂNDIA 422 MÉXICO 420 TRINIDAD E TOBAGO 414 MONTENEGRO 404 JORDÂNIA 402 BRASIL 401 COLÔMBIA 399 KAZAQUISTAO ARGENTINA 396 TUNÍSIA 392 AZERBAIJÃO 389 INDONÉSIA 385 ALBÂNIA 384 CATAR 373 PANAMÁ 369 PERU 368 QUIRGUISTÃO 325

Brasil e Chile: diferenças Geográficas Sóciopolíticas Culturais

CHILE E BRASIL: origens e destinos Um pouco da história recente. Longo período autoritário. Diferentes transições para a democracia: Argentina, Brasil e Chile – os ABCs. A “concertación” chilena. A “concertación” na educação.

Educação e transição para a democracia O estado nacional e a relação público privado. Avaliação de desempenho dos alunos. A parceria governamental/não governamental: Mineduc Fundación Chile Universidad Catolica

O longo caminho para a qualidade A negociação com os sindicatos de professores: A avaliação de desempenho das escolas: SNED. A avaliação de desempenho dos professores: Docentes Más. O desenvolvimento curricular Mineduc. A evolução da parceria governamental/não governamental: Programas da Fundación Chile Portal Educa Chile Gestión Escolar para la Calidad Mejor escuela. Certificación de competências docentes.

O que se pode aprender? A Fundação L’Hermitage e as possibilidades de adaptar alguns desses programas para o Brasil. Piloto em escolas particulares. Estudo sobre relevância e oportunidade para escolas públicas. Possibilidade de visita ao Chile para conhecer diretamente os programas.

OBRIGADA! guiomar@uol.com.br Tobias Ribeiro Tels. 019 9731-5856 031 8368-6781 tobias@lhermitage.org.br