Representação de Conhecimento nos Seres Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Marcone Sotéro Cálculo de Predicados Prof. Marcone Sotéro
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
O que é inteligência ? TAI – 2010 Emanuel Wagner.
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Preconceito.
DIFICULDADES DE COMUNICAÇÃO
DEFINIÇÕES.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Serão os valores morais universais?
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Professor Marcelo Rocha Contin
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM HUMANA
Livro: Psicologia Cognitiva
MEMÓRIA Processo através do qual codificamos, armazenamos e recuperamos informação. Não há aprendizagem sem memória.
Aula 3 - Coleta de dados métodos observacionais
A Lógica das Sentenças Abertas Profa. Ana Florencia Aula 9
INF 1771 – Inteligência Artificial
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Representações análogas / imagens mentais R. Shepard & J. Metzler (1971); S. Kosslyn (1975; 1976) A representação guarda, com aquilo que é representado,
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Introdução ao conceito de Multiplicação
Funções Mentais Superiores
Lógica Proposicional Caderno de Exercícios.
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
Número e Estruturas Aditivas
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02

COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Immanuel Kant
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Competências e Habilidades
André Luiz da Costa Carvalho
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Análise e Projeto de Sistemas
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Fgo. Maria José Neri.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Modelagem Visual de Objetos Com UML
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Ferramentas apresentadas
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Gestaltismo ..
Cognição nas organizações
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Estilos de Aprendizagem
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
Segmentação e Posicionamento
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
Nossos 2 olhos formam imagens ligeiramente diferentes do mundo A diferença entre as posições de objetos nas 2 images é chamada de disparidade O termo disparidade.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
Identificando e modificando crenças intermediárias
Aprendizagem da matemática
Somos todos seres sociais
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Representação de Conhecimento nos Seres Humanos

Imagem Mental O que é a imagem mental ? É igual à uma fotografia na mente? É um tipo de representação realmente utilizada para resolver problemas? Quais são as evidências para a existência deste tipo de representação de conhecimento?

Propriedades das Imagens capazes de processar informação variando continuamente capazes de serem manipuladas por operações análogas às operações espaciais não são necessariamente ligadas à modalidade visual quanto mais similares as propriedades mais difícil de discriminá-las nas imagens

imagens são mais maleáveis e menos nítidas do que figuras imagens de objetos complexos são segmentadas em partes talvez por questão de sobrevivência da espécie nós aprendemos a montar imagens a partir de descrições simbólicas, aumentando nossa eficiência de operação e resolução de problemas

Imagens são representações análogas abstratas Representação análoga concreta 70kg representado como 7kg Representação análoga abstrata 70 kg representado como um segmento de reta Representação simbólica 70kg representado como a frase 70 kilogramas

Imagem Mental ou Figura Mental imagens são abstratas e não ligadas a estimulos visuais imagens não podem ser examinadas como figuras exemplo:

Problema retângulo 2 x 1 vertical dividindo o retângulo em dois quadrados 1x1 Diagonal do canto esquerdo superior ao canto direito inferior do retângulo - A Diagonal do canto direito superior ao canto esquerdo inferior do quadrado - B Qual a relação de B acima e abaixo do ponto de intersecção de A com B ?

Problema retângulo 2 x 1 vertical dividindo o retângulo em dois quadrados 1x1 Diagonal do canto esquerdo superior ao canto direito inferior do retângulo - A Diagonal do canto direito superior ao canto esquerdo inferior do quadrado - B Qual a relação de B acima e abaixo do ponto de intersecção de A com B ?

Imagens podem ser distorcidas por conhecimento geral

Imagens são formadas por partes enquanto que figuras não.

65% identificam como parte do todo

10% identificam como parte do todo

Imagens são análogas a Estruturas Físicas - Rotação

Rotação

Rotação

Tempo de resposta aumenta à medida que o ângulo de rotação aumenta:

Varrendo Imagens

Tempo de resposta aumenta a medida que a distância entre pontos aumenta

Operações e Transformações em Imagens

O tempo de resposta aumenta à medida que cresce o número de transformações espaciais:

Varrendo Imagens com Interferência Sim se * está no topo ou base extremas da figura diz Sim ou Não bate com a mão esquerda para Sim e com a Direita para não aponta para sucessivos Sim e Não

“Um passáro na mão não está no arbusto” Sim se a palavra é um nome e Não caso contrário diz Sim ou Não bate com a mão esquerda para Sim e com a Direita para não aponta para sucessivos Sim e Não

Interferência nas formas de representação

Comparação de quantidades análogas Julgamento de quantidades memoraizadas O que é maior, um rato ou uma barata ? O que é maior, um lobo ou um leão ? Tempo de discriminação entre dois objetos decresce à medida que a diferença entre os objetos aumenta

Diferença estimada X Tempo de resposta

Mapas Cognitivos representação interna do arranjo espacial do ambiente do indivíduo são tipos de imagens o processo usado com mapas cognitivos são usados em processamento de imagens o tempo de julgamento de distância em mapas cognitivos cresce cm a distância dos objetos

distorção em mapas cognitivos entender orientação distorção em mapas cognitivos problemas de orientação geográfica

X está a leste ou a oeste de Y. Y está ao norte ao sul de X X está a leste ou a oeste de Y? Y está ao norte ao sul de X? Mapa congruente

X está a leste ou a oeste de Y. Y está ao norte ao sul de X X está a leste ou a oeste de Y? Y está ao norte ao sul de X? Mapa homogêneo

X está a leste ou a oeste de Y. Y está ao norte ao sul de X X está a leste ou a oeste de Y? Y está ao norte ao sul de X? Mapa incongruente

erro em 18% dos casos no mapa congruente erro em 15% dos casos no mapa homogêneo erro em 45% dos casos no mapa incongruente

Representação da Informação na Memória teorias código Dual informação é armazenada como representação verbal e imagens visuais código proposicional informação é abstrata e não é vinculada à nenhuma modalidade sensorial

Memória para Informação Verbal é mais fácil reter o significado do que as palavras exatas de uma mensagem memória retém melhor mudanças que acarretam alterações so significado do que no estilo naturalmente não retemos informações sobre o palavreado exato mas isto pode ser conseguido se somos insinuados a fazê-lo

Memória para significado X Memória para estilo

Memória para Informação Visual teste comparando retenção de sentenças e figuras mostra que para figuras memória é quase perfeita a informação retida não é a figura em si, mas uma representação abstrata que capta o significado da figura melhor retenção para figura com rótulo (70% correto) do que para figura sem rótulo (51% correto)

Representação de figuras

Figuras com Mudanças de tipo e distrações

Figuras com Mudanças de tipo e distrações

Figuras com Mudanças de tipo e distrações

77% reconheceram a figura original 60% rejeitaram a distração 94% rejeitaram a mudança de tipo

Conclusões somos mais sensitivos à mudança de significado em uma figura do que a detalhes físicos somos mais sensitivos à mudança de significado em uma sentença do que a detalhes de palavras extas usadas

temos melhor memória para reter significado de figuras do que significado de sentenças isso não significa que temos uma memória visual ou verbal mas que utilizamos uma representação abstrata que preserva somente o significado do ítem estudado representação proposicional

Representação Proposicional proposição é a menor unidade de conhecimento que pode ser uma asserção unidade sobre a qual faz sentido julgar verdadeiro ou falso Exemplo ( assunto antigo): Nixon deu um bonito Cadillac à Brezhnev que é líder da USSR ? Representar as proposições ?

Nixon deu um Cadillac à Brezhnev

O Cadillac é bonito

Brezhnev é líder da USSR

Nixon deu à Brezshnev um Cadillac Fred tem um Cadillac Fred gritou “Nixon”

Conceito de Maçã

Representação do Significado de Figuras

Conclusões se um fato sobre um conceito é frequentemente encontrado, ele será armazenado com aquele conceito mesmo que ele possa ser inferido de um conceito mais distante na rede

Toda memória é exclusivamente proposicional? quanto mais frequente um fato sobre um conceito é encontrado, mais o fato estará associado com o conceito e mais rapidamente será verificado verificar fatos que não estão associados com conceitos mas precisam ser inferidos leva relativamente mais tempo Toda memória é exclusivamente proposicional?

Evidência para representação visual preserva estrutura espacial Evidência para representação verbal preserva estrutura sequencial

Dificuldades no estudo de representação mesmo que a informação seja representada proposicionalmente no momento em que ela é recuperada esta informação ou é verbalizada ou é transformada em figura pessoas podem usar técnicas de memorização diferentes, tendendo mais para a visualizaçao ou verbalização da informação

Schemas, Protótipos, Estereótipos seres humanos tem a habilidade de detetar correlações entre estímulos e construir Schemas que incorporam estas correlações estes esquemas servem para reconhecer objetos, fazer julgamentos, entender estórias e agir no mundo Estereótipos´- lado negro do poder do schemas, permitindo certos métodos “sujos” de pensar

Categorias naturais classes de coisas que ocorrem no mundo real, tais como pássaros, esportes etc existe um elemento típico para cada categoria pássaros cachorros

Categorias Naturais esporte crime vegetal football americano levantamento crime assassinato vadiagem vegetal cenoura salsa

elementos menos típicos de uma categoria são menos associados com aquela categoria experiência aumenta o poder de julgamento

Crianças X Adultos

típicos membros de uma categoria têm vantagem em reconhecimento perceptual quando as pessoas pensam em uma categoria elas geralmente pensam em uma instância típica daquela categoria não existe um conjunto fixo de características que define se um ítem é uma instância de uma categoria ex.: jogos

categoria natural não tem limites fixos um ítem é considerado o membro mais típico de uma categoria se ele é semelhante a membros daquela categoria e não é semelhante a membros de outras categorias semelhança de família elementos mais típicos tendem a compartilhar características com muitas outras instâncias categoria natural não tem limites fixos

O que é uma xícara?

O que é uma xícara?

Importância do contexto O comportamento da classificação varia continuamente, não somente com as propriedades de um objeto mas também com o contexto no qual o objeto é imaginado ou apresentado

Schemas X Protótipos Protótipo Schema é como uma instância na qual todos os valores foram preenchidos Schema alguns valores podem estar omissos é um conhecimento muito mias amplo do que imagem ou proposição é mais geral e representa um grande número de objetos ao invés de um objeto específico

O que é um Schema ? É uma coleção de proposições e imagens ou é um tipo diferente de representação do conhecimento? Formação de Esquemas extração da tendência central de um conjunto de instâncias estudadas e, então, uso dessa tendência central para julgar se um novo membro pertence à categoria

Formação de Esquemas

Protótipo Julgado ?

Script estrutura organizada de conhecimento estereotipado de sequência de ações codificamos sequências predominantes de eventos em uma situação particular os eventos que memorizamos são distorcidos na direção do Schema geral os eventos que lembramos são distorcidos na direção do Schema geral

Estereótipos Sociais conhecimento sobre indivíduos ou grupos étnicos crenças para as quais existe pouca razão mas que são usadas para justificar atitudes racistas em geral não são formados a partir de vivência com os diferentes grupos étnicos pas pela mídia

em geral, conhecimento impreciso e distorcido por preferências racistas mesmo a vivência com grupos étnicos pode causar distorções pelo fato dessa experiência não ser representativa das características de uma população/raça