Percepção em Mobile Learning

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Transcrição da apresentação:

Percepção em Mobile Learning Pesquisador - César Delmas (cadcn@cin.ufpe.br) Orientador - Alex Sandro (asg@cin.ufpe.br) Centro de Informática – UFPE 07 de Agosto de 2007

Agenda Motivação Evolução do EAD M-Learning: Percepção: correntes e conceitos, características e limitações Percepção: conceitos e contextualização Trabalhos realizados Conclusão Trabalhos futuros/desenvolvimento Referências

Motivação Necessidade de aprendizado inerente ao homem Aprimoramento de tecnologias e processos educacionais Popularização de dispositivos móveis de boa qualidade

Evolução do EAD

Visão Inicial do m-Learning? Educação a distância, através de dispositivos móveis. “Mobilize, don’t miniaturize”

M-Learning - Correntes Technocentric Relacionada com e-learning Aumento da educação formal Centrada no aprendiz

M-Learning - Conceito m-learning é caracterizado pelo aprendizado em movimento ou aquele que - mesmo parado - utiliza dispositivos móveis como ferramenta de apoio

Características do m-learning Flexibilidade e Mobilidade: Anything & Anytime & Anywhere Conectividade: Maior interatividade e colaboração entre usuários Acessibilidade do conteúdo

Limitações do M-Learning Tecnológicas: Telas reduzidas Pouca largura de banda Baixo processamento De uso: Barreiras sociais e culturais Custo Elevados Familiaridade com recursos

Percepção Conceitos: Combinação dos sentidos no reconhecimento de um objeto Nossa percepção não identifica o mundo exterior como ele é na realidade, e sim como as transformações, efetuadas pelos nossos órgãos dos sentidos nos permitem reconhecê-lo. Na inteligência artificial, o conceito de percepção está associado à capacidade de processamento de informação do sistema cerebral e sensorial humano.

Percepção em M-Learning Reação sensorial a estímulos externos que, no contexto educacional, são trabalhadas com a finalidade de gerar mecanismos eficazes de aprendizado, através de interfaces que ampliem a compreensão e interação do aluno no seu ambiente.

Percepção - Dimensões Percepção Social Percepção da Tarefa Percepção dos Conceitos Percepção do Espaço de Trabalho

Percepção - Fenômenos Interação com dispositivos móveis Coordenação, comunicação, organização, negociação, interatividade e colaboração (Zurita, 2004) Aprendizado informal Intencional ou acidental (Eraut, 2000) Processos de mediação (Sharples, Taylor e Vavoula, 2006) Novo papel do professor

Trabalhos realizados e-Gibi .learn mobile meeting

e-Gibi

mobile meeting Reuniões para trabalhos acadêmicos Pesquisa Qualitativa Protótipos

.learn Apoio ao ensino presencial

Trabalhos futuros/desenvolvimento AMADeUs_Mobile Experimento no CIn-UFPE Construção de componentes formais Publicações

Conclusão Desenvolvimento de modelos que aumentem o contexto de aprendizado em ambientes de aprendizagem a distância móvel

Algumas referências Del.icio.us do Alex http://del.icio.us/alex_ufpe/mobile .reply http://dotreply.wordpress.com Intranet do CIn \\resgroup\mlearning

? César Delmas – cadcn@cin.ufpe.br