Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Pontifícia Universidade Católica
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Organização Curricular da Escola
Copyright © 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Intel, logotipo da Intel, Iniciativa Intel Educação e o Programa Intel Educar são marcas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TICS E A ESCOLA.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Fórum Permanente de Desafios do Magistério – Uso de Mídias -
O Aluno.
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
O Cenário Virtual.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
FTAD Formação Técnica em Administração
Quando falamos em aprender...
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Dominando as práticas pedagógicas
Generalidades sobre e-learning
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Comunicação e Interação
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Diretor – Presidente ISAT
Construindo o futuro do seu filho!
Educação à Distância e suas Tecnologias
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Introdução à Educação à distância
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Cursista: Alexandra Maria Fiumari da Silva Rodrigues
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Abordagem de aprendizagem
Pratica como componente
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
1 O Monitoria Somos um grupo de profissionais cujo objetivo é promover o ensino a distância em nossa nação. Estamos inseridos no contexto da economia do.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Telemedicina e Telessaúde Formação de profissionais na saúde Luiz Roberto de Oliveira Estratégias de uso das TDICs na formação de recursos humanos.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA Nos anos 2000 surge um novo modelo de aprendizagem proposto por Stewart Hase e Chris Kenyon denominado Heutagogia, termo derivado do grego onde heutos significa auto, próprio e  agogus  guiar.

Caracterização dos papéis

Heutagogia O aprendiz é quem determina como, quando e o que deve ser aprendido com o uso da tecnologia, caracterizando este processo como autodirigido e autodeterminado. Pedagogia, método que o professor determina o que e como aprender. Andragogia, teoria na qual é o professor quem determina o que, mas é o aluno quem determina o como. Heutagogia, método pelo qual é o aprendiz quem fixa o que e como aprender. A Heutagogia está diretamente relacionada com a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e às inovações proporcionadas pelo e-learning ou ensino à distância.

Fontes para aquisição do conhecimento satélite – transmissão de teleaulas com sinal digital; videoaulas – aulas pré-formatadas para reprodução; impressos – livros didáticos e atividades de aprendizagem; internet – uso progressivo de ambientes virtuais de aprendizagem; videoconferência – aulas, atividades interativas, etc.; telefonia – monitoria, tutoria, call center, etc.

Heutagogia usa Tecnologia da Informação A Heutagogia, como a Andragogia, aceita e reconhece as experiências do dia-a-dia como fonte de aprendizado, acessadas de forma informal (estudos independentes) ou por conexão com colegas de profissão, tutores ou mentores. Esta forma de aprendizagem também tem sua importância no que diz respeito à assimilação de novos conhecimentos para o desenvolvimento de novas habilidades, exigência de um mundo em constante mutação. Torna este processo mais rápido para se adquirir o conhecimento e, ao mesmo tempo, mais flexível, porque será o aprendiz que vai determinar qual a parcela de tempo que ele usará para isso. Embora, teoricamente, não exista a figura do facilitador (professor), a presença de um tutor ou de um mediador pode ser necessária para orientar as escolhas do aprendiz e para disponibilizar os meios para que o processo seja eficaz. Sua atuação é muito mais de apoio para que o aprendiz alcance seus objetivos.

Conclusão Com todas estas características, a Heutagogia acaba tornando as pessoas mais proativas e, consequentemente, mais preparadas para atuar em cenários dominados pelo binômio saber-fazer. A Heutagogia é o modelo de aprendizagem mais atual onde dominam a TI e os ambientes virtuais. Pela Heutagogia tornam-nos autônomos para buscar o conhecimento existente no mundo digital e construir nosso próprio caminho. Fonte http://favaconsulting.com.br/heutagogia-aprendizagem-capacitacao/?utm_source=Rede+O+Gerente&utm_campaign=a592f76f23-Rede_O_Gerente_17_05_2013&utm_medium=email&utm_term=0_651183821a-a592f76f23-106170445