Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
Materialismo 1.
NEOPLATONISMO Ijuí, 16 de Junho de 2008
Conceito Trabalhado: Idealismo
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
TEORIA GERAL DO ESTADO Aluna: Daniela Dohs Machado Professor: Dejalma Cremonese Fonte: Dr. Dejalma Cremonese – Professor do Mestrado em Desenvolvimento.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert.
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
Vida, formação, idéias, obra
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
UNIJUI- Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
REFLEXÕES 3º ANO DE Psicologia Profa. Cidinha Amaral
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Platão Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda.
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
Ética - Visão Histórica
Julgamento de Sócrates.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
Trabalho de Filosofia EE Dom José de Camargo Barros - Indaiatuba
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Seminário de Filosofia Antiga.
Questões preparação para exame Soluções
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
Pré-Socráticos e metafísica: Princípio de todas as coisas - Arkhé
EDUCAÇÃO GRECO-ROMANA
OS SOFISTAS Surgiram devido à falta de meios para ministrar uma
Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
Em busca de uma compreensão
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Filosofia, retórica e democracia
Os pilares do conhecimento Ocidental Sócrates, Platão e Aristóteles
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Os pré-socráticos: início da sistematização do conhecimento
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
Grécia - Cultura.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
O Processo de Educação na Grécia Antiga
Prof. Ricardo Filosofia
Os mestres da argumentação
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates: o patrono da filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Sofistas A retórica.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
OS SOFISTAS.
Sócrates A dialética.
Surgimento do pensamento filosófico
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
SÓCRATES E OS SOFISTAS O estilo de vida de Sócrates assemelhava-se ao dos Sofistas, embora não vendesse seus ensinamentos. Com habilidade de raciocínio,
O que é filosofia?.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Das aparências ao mundo das idéias.
Transcrição da apresentação:

Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado. Unijuí – Universidade do Noroeste do estado do Unijui – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado. Professor: Dejalma Cremonese. Acadêmico: Vanessa Kemerich Conceito de Ciências Humanas e Sociais – Sofistas. Panambi, 23 de junho de 2008.

OS SOFISTAS

Quem eram: = Grupo de mestres gregos; = Educadores – viajavam de cidade em cidade; = Primeiros filósofos do período socrático;

Origem do termo “sofista” “No início do séc. V a.C. o termo "sofista" passa a ser utilizado com o sentido de "homem sábio". É atribuído a poetas, como Homero e Hesíodo, a músicos e rapsodos, a deuses e mestres, aos Sete Sábios, aos filósofos pré-socráticos e a figuras com poderes superiores, como Prometeu. Pelo final do século, o termo "sofista" era aplicado a quem escrevia ou ensinava e que era visto como tendo uma especial capacidade ou conhecimento a transmitir. A sophia era fundamentalmente prática e sobretudo direccionada para a política ou para a arte.”

Foco Central de seus ensinamentos: = Discursos; - Estratégias de argumentação. = Alegavam que podiam melhorar seus discípulos; = Que a “virtude” seria possível de ser ensinada.

OBJETIVO DOS SOFISTAS: “Ensinar a arte de argumentar racionalmente.”

Primeiros sofistas conhecidos: = Protágoras = Górgias = Isócrates “Prezavam pelo desenvolvimento do espírito crítico.”

Conseqüência importante: = abertura da filosofia para todas as pessoas das polis; = antes era uma seita intelectual fechada,formada apenas por nobres.

Quem eram seus alunos: = Todos os que desejassem adquirir a superioridade necessária ao triunfo na arena política; = Alunos provinham habitualmente das classes mais abastadas; = Iniciavam o ensino com alunos que tinham cerca de 16 a 18 anos;

Pagamentos recebidos: = cobravam bastante dinheiro; = os preços variavam de sofista para sofista; Protágoras pedia a considerável quantia de 10 000 dracmas.

Para Protágoras os sofistas eram: “... Aqueles que levam a ciência de em cidade, vendendo-a a retalho, elogiam sempre ao interessado tudo quanto vendem, mas talvez, meu caro, desconheçam o que é que desses artigos que vendem é bom ou mau para a alma...”

Para Aristóteles: “Sofistas eram aqueles que faziam dinheiro através de uma "virtude" aparente mas irreal.”

Métodos de Ensino: = Salas particulares, na rua ou no ginásio; = reuniam um grupo de estudantes; = transmitiam o conhecimento e davam a preparação retórica desejada;

SOFISTAS SOFISTICADOS

A perseguição Os sofistas passaram a ser perseguidos, ameaçados, assassinados, pelos filósofos que acreditavam em uma “verdade universal”

Os sofistas e o período Socrático = Período denominado pela investigação da natureza; = Seguiu-se a esse período uma nova fase filosófica - que foi marcada no inicio pelos sofistas.

SOCÁRTES = Seu estilo de vida semelhante aos sofistas; = Embora não vendia seus ensinamentos; = Desenvolvia o saber filosófico em praças públicas;

EPIDEIXES – exibição pública. = Os sofistas procuravam estar presentes em: - celebrações festivas; - campeonatos desportivos; - Jogos Pan-Helénicos - Olímpia;

Formas que a epideixes podia tomar. = conferências podiam ser públicas; = podiam ser reservadas a uma escol; = podiam ser simples palestras de propaganda, o que custava apenas 1 dracma; = podiam ser lições técnicas etc...

Um dos discursos mais técnico de Isócrates

BIBLIOGRÁFIA: Site: - Wikipédia; - Google - Imagens;