SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Comissão Municipal de Elaboração
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Que EJA temos e queremos?
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Profa. Dra. Rosilene Lagares
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
PLENÁRIA FINAL.
Política nacional de planejamento regional urbano
Ministério da Cultura.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Governo do Estado de Alagoas
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
UNDIME – MT REUNIÃO AMPLIDA SISTEMA NACIONAL ARTICULADO (Cooperação) Antônio José Medeiros – SASE/MEC 13/Setembro/2011 Cuiabá-MT.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AP01 – Apresentação do PNE e PME
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios São Paulo, agosto 2012.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação Reunião CONSED –RH 18/09/2013.
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
CONFERÊNCIAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2015
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Sistema Nacional de Formação
Manaus-AM, 18 a 20 de maio de 2014 Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE XXIX Reunião Ordinária do Colegiado Nacional de Diretores.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
Campina Grande Outubro 2015
Na conquista dos direitos de aprendizagem
O financiamento da educação
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

II ENCONTRO ESTADUAL DE CONSELHOS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ 25 A 27 DE JUNHO DE 2013 SASE/MEC Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação

ARTICULAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Momento fértil para a educação Educação como centro da estratégia de desenvolvimento nacional Plano Nacional de Educação A CONAE e o debate sobre o Sistema Nacional de Educação Proposta de destinação dos royalties do petróleo para a educação

Federalismo brasileiro Por razões históricas, a oferta da educação no federalismo brasileiro resultou em: Acentuada desigualdade entre regiões mais e menos desenvolvidas.

Desafio do Federalismo Brasileiro Assegurar equidade educacional : garantia do direito à educação de qualidade a todos os brasileiros “A dimensão de direito da cidadania ao direito à educação, seja por um sistema nacional, seja por um sistema de fato atualmente praticado não poderá fugir da resposta ao que o PNE chama de ‘autêntico federalismo’. Semelhante ao princípio da igualdade – horizonte maior da cidadania – posto na Constituição para contrastar com o fato intolerável da desigualdade existente, o princípio de um federalismo ‘autêntico’ se contrasta com ‘inautêntico’ colhido na realidade dos fatos.” Jamil Cury

Criação da SASE Fruto das discussões da Conae - 2010

Fomentar e subsidiar o debate amplo sobre o SNE. SASE/MEC Fomentar e subsidiar o debate amplo sobre o SNE. Apoiar e fomentar ações de articulação entre os sistemas de ensino em planos municipais e estaduais de educação através da assistência técnica para elaboração / adequação (ajuste), monitoramento e avaliação. Desenvolver espaços de pactuação e colaboração com os sistemas de ensino para fortalecer o SNE em construção. OBJETIVO ESTRATÉGICO 1   Contribuir para construção dialógica de uma proposta do SNE a partir da articulação dos sistemas já instituídos. OBJETIVO ESTRATÉGICO 2 Contribuir para o alinhamento dos planos municipais, regionais, estaduais com o Plano Nacional de Educação.

Construção dos Planos de Educação Alinhamento dos planos municipais e estaduais de educação ao PNE Na LDB: Plano Nacional de Educação previsto como disposição transitória (Artigo 87) Plano plurianual para a Década da Educação em sintonia com a Declaração Mundial “Educação para Todos” Na EC nº 59/2009: Plano decenal; Articulador do sistema nacional de educação em regime de colaboração; Ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas.

PLC 103/2012 (PL 8035/2010) Art. 13. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

PLC 103/2012 (PL 8035/2010) Art. 8º Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas neste PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação desta Lei.

Planos Municipais de Educação (Fonte: SIMEC/PAR, consulta fevereiro 2013)

(Fonte: SIMEC/PAR, consulta fevereiro de 2013)

(Fonte: SIMEC/PAR, consulta fevereiro de 2013)

PLANOS MUNCIPAIS DE EDUCAÇÃO 143 municípios  PARÁ   Porcentagem Status “Em Análise” 110 77% Declararam que não 74 67,3% Declararam que sim 36 32,7% Estão OK 17 47% Restrição quanto ao anexo ou ao conteúdo 19 53%

O PAPEL DA SASE/MEC Assistir o Distrito Federal, os Estados e os Municípios na elaboração/adequação, avaliação e alinhamento permanente de seus planos de educação com PNE. (Decreto 7.690/2012, Artigo 30, incisos II a V )

PREMISSAS PARA ELABORAÇÃO/ADEQUAÇÃO DO PLANO Plano deve ser do território e não da rede de ensino; Deve ser construído coletivamente: participação social; Deve tratar da educação básica e superior e das etapas e modalidades de ensino que são ou que devem ser ofertadas no território; Deve prever as formas de colaboração na oferta e a integração entre as políticas educacionais da União, do Estado e seus Municípios;

PREMISSAS PARA ELABORAÇÃO/ADEQUAÇÃO DO PLANO Deve estar alinhado ao PNE: formato, metas nacionais/especificidades; Deve considerar os insumos necessários para se alcançar as metas – vinculação com outros instrumentos de planejamento; O processo de elaboração/adequação pode anteceder a aprovação do PNE.

Construção dos Planos de Educação Municípios Construir uma agenda de elaboração dos Planos Municipais alinhados aos Estaduais e ao PNE. SASE Assistência técnica às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação

Assistência Técnica da SASE/MEC Disponibilização de documentos de orientação. Disponibilização de 2 pessoas por Estado.

DISPONIBILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS Conjunto de quatro documentos – “Planejando a Próxima Década”: Alinhando os Planos de Educação Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação Construindo as Metas Locais - Sugestão de Trajetórias

E OS CONSELHOS: Participar dos Fórum Estadual/Municipal de Educação; Ver questão legal das atribuições do CME; Articular PAR, PPA, LDO, LOA, PTA com as metas do PME; Articular as metas com as do PEE; Reordenamento de matrículas – questões pedagógicas.

Obrigado! Geraldo Grossi Junior Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – SASE Diretoria de Cooperação e Planos – DICOPE  dicope@mec.gov.br  (61) 2022 8989