Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Contexto de Educação a Distância
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
Unidade 1 Educação a Distância: noções introdutórias
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Educação no contexto do Trabalho
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O Papel do Monitor.
Formas de Interação.
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
A Educação a Distância é possível?
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
DEBATE E PROPOSIÇÕES SOBRE A UAB E EaD NA UNB 28 de junho de 2012.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Texto: “A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA ADRIANA, JAKES, MARTA E ROSI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Questionário do Estudante Enade
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar Profª Liriane Soares de Araújo de Camargo Sistema de Informação UAB – UFSCar 2011

Introdução Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? Olá pessoal, seguindo a mesma metodologia da aula anterior, apresento algumas questões como: Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? Quais são os atores e como interagem? Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Entender esse modelo permite: uma organização e articulação melhor entre os atores envolvidos; melhor aproveitamento da estrutura de apóio técnico-pedagógico disponível.

Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? Quais são os atores e como interagem? Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem?

Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? Primeiro, precisamos entender que o curso a distância possui estruturas mais complexas do que o presencial, pois há uma distância física (como o próprio nome já diz) mediada por recursos tecnológicos, tendo a docência compartilhada entre diferentes atores com flexibilização do tempo e espaço. Esse modelo permite possibilidade de renovação pedagógica e construção colaborativa do conhecimento e autonomia do aprendiz. A organização diz respeito à: definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; infraestrutura. A organização do modelo já responde quais são os atores envolvidos, e quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem quando explicamos esses quesitos.

Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções); - Aprender de forma autônoma e contínua; Produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos; Empreender formas diversificadas de atuação profissional; Atuar multi/transdisciplinarmente; Comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído com sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida; Gerenciar processos participativos de organização pública e/ou privada e/ou incluir-se neles; Pautar-se na ética e na solidariedade enquanto ser humano, cidadão e profissional; Buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente. Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura. Envolve uma política

Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura. Estudante; Professor; Tutor virtual; Tutor presencial; Coordenador e vice-coordenador; Supervisor de tutoria; Administrador; Secretário. Estudar cada papel (pag. 33 a 36)

Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura. Atividades Virtuais e Presenciais; Atividades Virtuais Assíncronas; Atividades Virtuais Síncronas. A concepção de EaD da UFSCar implica no entendimento de que o estudante pode estar distante da universidade formadora, mas não do seu polo de apoio presencial.

Modelo EaD (cont.) definição de objetivos (lista de intenções); Polos presenciais (mantidos pelas prefeituras com apoio do MEC): contem coordenador do curso, secretaria, tutores presenciais, técnicos de informática e de laboratório. Polo na UFSCar: estão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Pro Grad) e possui a Secretaria Geral de EaD (SEaD) com 80 profissionais e 5 coordenadorias: Coordenadoria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional EaD (Codap); Coordenadoria de Processos de Ensino e Aprendizagem (Copea); Coordenadoria de Inovações em tecnologias na Educação (Cite); Coordenadoria de Relações Institucionais (Cori); Coordenadoria de Administração e Planejamento Estratégico (Cape). definição de objetivos (lista de intenções); organização social por meio de definição de papéis (direitos e deveres de cada ator); sistematização do tempo e espaço; Infraestrutura.

- Como está organizado o modelo de EaD da UFSCar? Quais são os atores e como interagem? Quais são os espaços e recursos de ensino-aprendizagem disponíveis? Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Resumindo, determinado os objetivos, foram definidos os atores e seus papéis, as atividades a serem realizadas e a infraestrutura necessária para acontecer tudo isso.

Como ocorre o planejamento, acompanhamento e avaliação dos processos ensino-aprendizagem? Essa questão envolve os aspectos : Metodológicos, que correspondem às atividades, formas de interação/comunicação, procedimentos de avaliação e a organização de todos esses elementos em uma sequência didática para aprendizagem; Tecnológicos, que envolvem o ambiente virtual e suas funcionalidades e/ou recursos de comunicação e interação;

Aspectos metodológicos Envolve: Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação; Avaliação da aprendizagem.

Cont. Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação; Avaliação da aprendizagem. São compostas por um conjunto de atividades (teóricas, avaliativas e suplementares) definidas pelo professor contendo: Tema (subtema se houver); Período; Objetivos; Atividades. Nós, por exemplo, estamos na Unidade 1, Tema Introdução a EaD, Subtema EaD na UFSCar, ...

Cont. Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação; Avaliação da aprendizagem. Acompanhamento virtual e presencial pelo professor e tutor; - Os tutores virtuais acompanham o desenvolvimento de cada atividade por meio do ambiente virtual; O tutor presencial acompanham os estudantes nas atividades presenciais como orientação de atividades práticas como provas. Antes de publicar uma dúvida, o estudante deve se certificar de que a mesma dúvida não tenha sido previamente respondida e, ao publicada, deve tomar cuidado de expor suas dúvidas de forma clara para que o tutor, professor ou colegas possam contribuir efetivamente.

Cont. Unidades de aprendizagem; Acompanhamento e formas de interação; Avaliação da aprendizagem. Cont. É feita por: - Atividades avaliativas virtuais contínuas, que são propostas a cada unidade como trabalho individual, debates, resolução de exercícios etc, e - Atividades avaliativas presenciais como provas. Para aprovação em uma disciplina, o estudante deve obter nota mínima seis e frequência mínima de 75%. A frequência é calculada de acordo com o plano de avaliação definido no plano de ensino da disciplina.

Aspectos Tecnológicos Está relacionado ao ambiente virtual e suas funcionalidades. Sendo assim, daqui para frente vamos aprender sobre o ambiente, mostrando os tipos de conteúdos que podem ser tratados, o funcionamento do ambiente por meio de manipulação de recursos e ferramentas, sobre as salas virtuais, sobre as informações contidas nas mesmas, etc. Esse conteúdo será abordado na próxima Unidade – na Unidade 2.

Obrigada! lirianearaujo@hotmail.com