Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
Análise das Demonstrações
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL – UMA INTRODUÇÃO
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
Contabilidade Empresarial Demonstrações Financeiras O Balanço Patrimonial Prof.º José Luis.
Conceitos e Definições Contábeis e Financeiras
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
2 – BALANÇO PATRIMONIAL uma introdução
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Aula 10 e 11.
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
PATRIMÔNIO  .
Administração Financeira
Departamento Jurídico-Financeiro
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
RECEITAS E CUSTOS AULA 25 RECEITAS: do projeto são o fluxo de recursos financeiros (monetários) que o mesmo recebe em cada ano da sua vida útil, direta.
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
1 ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Macroeconomia do Desenvolvimento
CONTABILIDADEI Escrituração
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
Custo do Capital Próprio
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Demonstrações Contábeis
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM DIREITO EMPRESARIAL
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Fluxo de operações e de fundos
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
C USTO DO C APITAL P RÓPRIO A determinação do custo do capital próprio é mais complexa do que no caso da dívida, porque os benefícios futuros e o valor.
Professora: Vanessa de Cássia
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Módulo 03 Capital de Giro.
Análise do fluxo de caixa da empresa
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
TEORIA DA CONTABILIDADE
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
Conceito e Definição Capítulo 2 O Patrimônio
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Contabilidade Aula 6.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Administração Financeira e Orçamentária I
Contabilidade Aula 5.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Cap 02 Prof. José Carlos Marion e Sérgio Iudícibus AUTORES: Sérgio de Iudícubus José Carlos Marion CURSO DE CONTABILIDADE Para não contadores Para as.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
BALANÇO PATRIMONIAL BALANÇO PATRIMONIAL Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
FLUXO DE CAIXA.
Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Dr. Silvio de Carvalho.
Plano de produção ou plano operacional
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas Estrutura e funcionamento de uma empresa – como ela é organizada e dirigida, e os mecanismos que afetam e regulam a vida empresarial. As empresas normalmente são como “sistemas organizacionais”, isto é, instituições que possuem diversas áreas integradas para atingir objetivos específicos, como a obtenção de lucro ou a realização de um fim social. Esses sistemas têm um ambiente interno (com forças e fraquezas), e interagem com um ambiente externo (com ameaças e oportunidades). É preciso entender como esses sistemas se estruturam, para planejar intervenções capazes de fortalecer os empreendimentos.

Oportunidades Ameaças Uma organização não existe sozinha, ela afeta e é afetada pelo ambiente externo. Por isso, ao formular o planejamento estratégico, é fundamental olhar para o ambiente e relacioná-lo com a organização. A Análise FOFA é uma ferramenta muito utilizada por organizações de todos os tamanhos. Exemplo: com o avanço da medicina e de recursos tecnológicos, cresce o nº de pessoas da futura idade que, ativas e saudáveis, desejam desfrutar melhor essa fase de suas vidas. Oportunidades que existem no ambiente externo e podem ser aproveitadas. Oportunidades Ambiente externo à organização Exemplo: um concorrente que planeja uma grande expansão é uma ameaça para a organização. Fatores que colocam o negócio em risco. Ameaças

Situação interna da organização Exemplo: uma boa reserva de caixa, a tradição da marca, a qualidade dos produtos ou processos de produção etc. São os pontos fortes da organização Forças Situação interna da organização Exemplo: As lojas de conveniência nos postos de gasolina têm uma fraqueza com relação os supermercados, que é a menor variedade de produto. No entanto, tem uma força: a possibilidade de fazer a compra com mais rapidez do que num estabelecimento maior. São os pontos fracos, aquilo em que a organização não é tão boa como a concorrência ou pode melhorar. Fraquezas

Organizando a Contabilidade Os desafios para a organização a partir da análise FOFA é poder tirar proveito de suas forças, através das oportunidades de mercado que existirem; desenvolver novas forças e minimizar ou neutralizar as fraquezas e ameaças. Organizando a Contabilidade Todo empreendimento necessita de recursos financeiros. Só assim é possível adquirir bens e contratar pessoas e serviços. Geralmente os criadores de um empreendimento o iniciam com uma soma de dinheiro, utilizada para a criação de um patrimônio e para pagar as despesas de implantação do negócio. Depois, as empresas utilizam esse patrimônio e fazem novas despesas, esperando obter, com a venda de produtos ou serviços, uma receita* que compense o investimento inicial, proporcione lucro e permita novos investimentos.

Percebe-se de imediato a importância de registrar adequada e rapidamente todos esses fatos (por exemplo: a aquisição de mercadorias, a contratação de um empréstimo) que afetam a formação e a evolução do patrimônio da empresa, bem como o resultado das suas operações (lucros ou prejuízos). A Contabilidade fornece as ferramentas e os métodos desse registro, fazendo com que os administradores possam planejar e desenvolver estratégias financeiras para as empresas. Embora a Contabilidade tenha desenvolvido conhecimentos refinados e complexos, algumas de suas técnicas são relativamente simples e muito úteis para qualquer empreendedor. É o caso do registro e do controle do patrimônio, bem como do resultado das contas (o que permite calcular o resultado positivo ou negativo da empresa em um determinado período).

Para registrar e controlar os fatos que afetam um patrimônio é preciso listar o Ativo* (os bens, os direitos e os valores a receber) e o Passivo* (as obrigações ou as dívidas a cumprir) da empresa num determinado período. * São os elementos que geram, respectivamente, direitos e obrigações para a empresa. ATIVO (os bens, os direitos e os valores a receber) PASSIVO (as obrigações e as dívidas) Dinheiro em caixa. Dinheiro em conta-corrente. Mercadorias em estoque. Aplicações Financeiras. Cheques a receber. Equipamentos ... Salários a pagar. Cheques pré-datados a pagar. Tributos a receber. Fornecedores a pagar. Aluguéis a pagar. Empréstimos a pagar.

Vamos aprender como calcular o Patrimônio Líquido (PL), que é um importante relatório contábil. O PL compreende os recursos próprios de uma empresa. Calcula-se o patrimônio líquido de uma empresa efetuando a seguinte operação: ou PL = Bens e Direitos - Obrigações PL = Ativo - Passivo Já para calcular os resultados da empresa, é necessário analisar as despesas e as receitas: DESPESAS RECEITAS Salários pagos. Despesas feitas com viagens e estadias. Contas pagas de energia e telefone. Compras de material de escritório. Impostos recolhidos. Despesas gastas em publicidade. Juros pagos pelos empréstimos. ... Vendas de serviços ou de mercadorias. Aluguéis recebidos. Descontos obtidos. Juros recebidos.

Resultado = Receitas – Despesas Assim, o resultado é apurado da seguinte maneira: Resultado = Receitas – Despesas Agora colocaremos na prática todo o conteúdo estudado nesse módulo, para finalmente calcular o preço unitário de custo do produto fabricado pelo grupo, o preço unitário para venda e o resultado que se espera alcançar na Feira de Empreendedorismo. Vamos fazer juntos as atividades propostas nas páginas 20 e 21 da apostila 4.

Glossário Ativo: são os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, resultante de suas transações ou eventos passados dos quais futuros benefícios econômicos podem ser obtidos. Exemplo de ativos incluem caixa, estoques, equipamentos e prédios. Passivo: são as dívidas que a empresa tem num determinado momento, tais como: empréstimos: valores que a empresa está devendo para as instituições financeiras ou pessoas físicas. duplicatas a pagar: valores das duplicatas que a empresa está devendo, decorrente da aquisição de mercadorias/produtos a prazo; contas a pagar: valores que a empresa está devendo, sejam impostos sobre as vendas, salários/encargos etc. Patrimônio Líquido: representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento.

ATIVO (bens e direitos) Atividades: Indiquem a missão da microempresa que vocês já possuem e os valores que ela se propõe a respeitar. Indiquem alguns elementos do Ativo (bens, direitos) e do Passivo (obrigações) constituído inicialmente e o volume de capital investido (soma de todas as cotas). ATIVO (bens e direitos) PASSIVO (obrigações) ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Volume investido:______________________________________

Resultado esperado:____________________________________ Façam uma estimativa das despesas e das receitas que a microempresa do grupo teve até agora, e que resultado esperam obter na Feira de Empreendedorismo. DESPESAS RECEITAS ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Resultado esperado:____________________________________