Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O Aluno a Distância.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Fundamentos de Educação a Distância
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Tutorial de utilização do
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
DIVERSIDADE E VALORES:
OSA - Operação de Software e Aplicativos
O conteúdo.
Disciplina: Prática Profissional II
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
Introdução INTRODUÇÃO
O Uso Pedagógico do Blog
Disciplina: Prática Profissional II
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
O papel do conteudista.
LEITURA DE IMAGENS.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Treinamento para Professores
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Trabalhando em sala de aula
Metodologia do Ensino de Arte
APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Disciplina: Prática Profissional II
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Título da Apresentação Nome do autor Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco Recife - PE Data.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Equipe responsável pela produção
Artes AULA DIGITAL E PLANO DE AULA 8º Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Etapas de uma sequência didática
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
TUTORIAL BÁSICO QUE ENSINARÁ A CRIAR, INSERIR POSTAGENS DE TEXTO, IMAGENS E LINKS DE VÍDEOS DO YOUTUBE. PROF.ª ALINE BARCELLOS LOPES PLÁCIDO Como fazer.
Equipe responsável pela produção
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Equipe responsável pela produção
Por que o jornal na escola?
Equipe responsável pela produção
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O cinema na vida de cada um
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
Componente Curricular Arte
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
PLANO DE MOBILIZAÇÃO ESCOLAR Mobilizando a comunidade escolar em torno do Currículo+ Ciclo(s) Escolar(es) Anos finais e ensino Médio AutorEscolaDiretoria.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtora: Bárbara Mendes / Erika Njaime Validadora: Lêda Aristides / Bárbara Mendes Coordenadora: Heloísa Disciplina Ano Aula número Artes 8º ano 1 Manifestações artísticas que marcaram o mundo ocidental a partir do final do século XVIII. Teste seu conhecimento se divertindo nesta palavra-cruzada. Tema da Aula Digital Manifestações artísticas que marcaram o mundo ocidental a partir do final do século XVIII.

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Conhecer a produção artística ocidental de forma contextualizada, reflexiva e crítica; Perceber a importância das manifestações artísticas da Idade Contemporânea; Valorizar as diferentes características e a diversidade de estilos; Produzir uma obra, de acordo com sua preferência de estilo, exercitando seu poder de escolha. Referencial Teórico

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade inicia um novo ano letivo. Faça uma curta retrospectiva do que os alunos estudaram sobre História da Arte no ano anterior. Instigue os alunos perguntando sobre o que eles aprenderam até aqui – faça uma tempestade de ideias. Dica: solicite que cada aluno escreva de duas a quatro palavras que façam referência ao que foi estudado anteriormente e que façam uma desenho ou uma colagem de referência a cada uma, depois reúna tudo em um mural e teça os comentários, traçando uma linha de pensamento. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 10 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade informe aos alunos o que ele irá aprender sobre as manifestações artísticas que marcaram o mundo ocidental a partir do final do século XVIII. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 1 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça uma continuação da atividade 1 – Relembrando, aproveite os conceitos que foram relembrados para construir um fio condutor para os movimentos / períodos que surgirão a partir do século XVIII. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor.

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade faz uma série de questionamentos sobre o tema, instigue os alunos, veja quais questionamento eles pontuam. Aqui é um momento de levantar/questionar o conhecimento prévio do aluno e mostrar a ele a relevância do que será abordado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui é o momento de testar o conhecimento do aluno em relação ao que ele já aprendeu. Clicar na imagem para ser direcionado para o link que irá abrir o primeiro quiz. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem A atividade é uma palavra cruzada. Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

Atividade 6: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade faz um passeio pela história da arte, apresentando uma linha do tempo. O professor poderá aproveitar este momento para ir destacando as diferenças e/ou semelhanças entre os períodos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 7: Contexto histórico Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade contextualiza historicamente o período pré Idade Contemporânea. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 8: Idade Contemporânea Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta atividade pontua as principais características da Idade Contemporânea. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 9: Linha do tempo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Solicite que os alunos criem uma linha do tempo ilustrando-a com imagens dos principais movimentos artísticos, pode ser uma atividade individual ou coletiva. Dica: monte grupos e sorteie os movimentos artísticos, depois monte uma grande linha do tempo. *Fazer uma parceria com o professor da disciplina História será bem proveitosa. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 15 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aqui é o momento de testar o conhecimento do aluno em relação ao que aprendeu até aqui. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 11 a 17 Checagem ATIVIDADE 18

Atividade 11: Neoclassicismo Orientações práticas de aplicação dessa atividade A partir desse slide, as manifestações artísticas serão trabalhadas individualmente. Nessa atividade o enfoque é no Neoclassicismo. Se desejar, abra o link para um aprofundamento maior do assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula:

Atividade 12: Romantismo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade estão listadas as principais características do Romantismo. Se desejar, clique na imagem com os alunos para obter mais informações. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 13: Realismo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Clique na imagem e leia o texto antes da aula, pois ele é um aprofundamento sobre o assunto. Você pode escolher usar ou não o link. Se desejar, mostre as imagens que estão no link, ou pesquise outras, para enriquecer sua aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Após assistir o filme, veja a que conclusões os alunos chegaram sobre a história. O que era Pinóquio, o que aconteceu, no que Pinóquio se transformou etc. Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 14: Impressionismo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique a seus alunos sobre o Impressionismo, seus principais representantes e suas produções. Pesquise outras imagens sobre o tema, ou oriente os alunos para que acessem o link do slide e se informem mais sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Analisar os vídeos e pontuar o que foi observado em relação à manipulação. Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 15: Pós-impressionismo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Clique na imagem e leia o texto antes da aula, pois ele é um aprofundamento sobre o assunto. Você pode escolher usar ou não o link na aula. Fale com os alunos sobre as principais características, artistas e produções do Pós-impressionismo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 16: Arte Moderna Orientações práticas de aplicação dessa atividade Como o Modernismo é um movimento muito amplo e com muitos expoentes, explique aos alunos que esse slide é um resumo. Peça aos alunos para clicarem no link e lerem mais sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 17: Arte Contemporânea Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explore bastante o link com os alunos, ele é muito interessante. Converse sobre o questionamento “Isso é arte?” e estimule-os a expor suas opiniões sobre isso. Se desejar, deixe que eles usem o site em pequenos grupos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 18: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esta é a hora de testar os conhecimentos adquiridos nesta aula. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Para ver as imagens ampliadas, acesse os links. Tempo de duração da atividade: 4 min Organização da sala de aula: A critério do professor

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 19

Atividade 19: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Proponha a execução de trabalhos com diferentes materiais e que explorem os movimentos estudados, sugira a montagem de uma exposição com os trabalhos. Se desejar, pode trabalhar releituras das obras mais conhecidas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 20 min Organização da sala de aula: A critério do professor

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 20 Resumo ATIVIDADE 21 Próximo tema ATIVIDADE 22

Atividade 20: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 5 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 21: Educosíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Este é um momento de revisão do conteúdo estudado na aula de hoje, faz um breve resumo dos movimentos / períodos abordados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 3 min Organização da sala de aula: A critério do professor

Atividade 22: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Faça aqui uma ligeira introdução para o tema que virá a seguir. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Tempo de duração da atividade: 2 min Organização da sala de aula: A critério do professor

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Solicitar que os alunos levem bonecos (qualquer boneco) para a aula para treinar tipos de manipulação ou até mesmo criar uma apresentação com os mesmos. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Pesquisa virtual de vídeos e imagens. Construção do glossário ilustrado. http://www.tarsiladoamaral.com.br/