NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

FASES DO PROJETO DE INTERIORES
Noções de Arquitetura e Urbanismo
Tema: Diretrizes de projeto de áreas de vivência de canteiros de obras de construção de edifícios de médio porte Nome: HELOISA NUNES E SILVA Orientador:
Aula 06 Inter-relações das atividades ( continuação):
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
COMO FUNCIONA.
Pilares Conceituais do SESI Lazer Ativo
A PREPARAÇÃO - A tranqüilidade; - A preparação adequada do material;
CONJUNTO HABITACIONAL Acadêmico: Bruno Garcia de Athayde – 7º período
CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA
Construção Civil I Aula 01 – Estudo da viabilidade técnica e econômica de projetos Prof. Deyse Macêdo.
Projeto IV Trabalho 1: Centro Clínico
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
Projeto II Trabalho 1: Residência Unifamiliar (300m²)
PROCESSO DE CONCEPÇÃO DA EDIFICAÇÃO
Projeto de Tecnologia Educacional
[ ] Deivis Luis Marinoski, Eng. Civil.
REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Plano Diretor de Projetos e Obras
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Ferramentas de modelagem do SI
Disciplina: Sistemas CONSTRUTIVOS
Gestão Estratégica na Política Pública
“Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino
PARTIDO ARQUITETÔNICO
Universidade Federal do Amapá
Administração Bases Históricas.
Escola Municipal em São Caetano do Sul
Analises de sistemas ESTRUTURADA Analise de sistema estruturada.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Metodolgia de Elaboração de Projeto Arquitetônico
INICIANDO O PROJETO PROJETO DE ARQUITETURA 3
Design !? 1.
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
A antropologia urbana e os desafios da metrópole
Política Educacional Brasileira
Praças e etapas de projeto
Arquitetando a Educação a Distância
FACULDADE DE ARQUITETURA & URBANISMO – UNINILTON LINS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Arquitetura ou Engenharia civil ?
TERRENO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO BIOCLIMÁTICO_ DISCIPLINA_ARQUITETURA TROPICAL - CEAP ORIENTAÇÕES DE PROJETO.
Trabalho 2 – Projeto de Casa Popular
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Projeto de Edificações
A ARTE NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO
PCE – PROJETO DE CRIAÇÃO DE EMPRESA
ATIVIDADE URBANISTICA
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Técnico em Edificações
Formulários.
SUSTENTABILIDADE URBANA EM NOVOS EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
PROJETO DE INTERIORES I
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
• ARTESANAL: utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos
FACULDADE SINERGIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOME COMPLETO TÍTULO Orientador(a) Acadêmico(a)
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 1 APRESENTAÇÃO Módulo 1  Introdução  Perfil da Construção – Pesquisa SENAI / CNI  Estudos de Viabilidade.
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Técnicas Administrativas Representação de dados sobre uma superfície plana, através de diferentes formas, com o objetivo de facilitar.
PROJETO DE ARQUITETURA
FACULDADE ESUDA ARQUITETURA E URBANISMO PVI - ARQUITETURA HOSPITALAR CENTRO ONCOLÓGICO FACULDADE ESUDA ARQUITETURA E URBANISMO PVI - ARQUITETURA HOSPITALAR.
Transcrição da apresentação:

NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO – ENG.1560 TRABALHO 3 PARTIDO ARQUITETÔNICO 4 GRUPOS TURMA B-04

ESCOLHA E DEFINIÇÃO PELO TEMA EDUCACIONAL SAÚDE INSTITUCIONAL TEMPLO RELIGIOSO COMÉRCIO INDÚSTRIA HABITACIONAL

CONCEITUAÇÃO DO TEMA Cada grupo irá escolher um tema e seu conceito específico, e este deverá ser trabalhado. Após a escolha, o grupo pesquisará um, construído ou não; contendo, plantas completas, imagens reais ou virtuais, para que seja feita uma análise e diagnóstico de todo processo projetual da edificação em si apresentada, de acordo com todos os aspectos de como se fazer um Projeto de Arquitetura.

CONCEITUAÇÃO DO TEMA Cada tema deverá ser abordado, analisando as características próprias segundo o porte, funções, legislação, ... EDUCACIONAL Ensino fundamental, médio, ... Ensino superior Ensino profissionalizante SAÚDE Humana (tipos...) Animal (tipos...) INSTITUCIONAL Presídio Centro Comunitário, Cultural, Esportivo, ...

CONCEITUAÇÃO DO TEMA TEMPLO RELIGIOSO Igreja Católica, Evangélica, ... COMÉRCIO Shopping Centro Comercial Mercado Popular, ... INDÚSTRIA Farmacêutica, Têxtil, Metalúrgica, ... HABITACIONAL Unifamiliar Coletiva * metragem mínima 1.000m²

APRESENTAÇÃO DO EDIFÍCIO Nome; Localização; Autor de projeto; Ano de projeto; Ano de construção; Área de construção; Sistema construtivo (concreto armado; alvenaria convencional; estrutura metálica; madeira; draywall; etc.) Curiosidades.

USO DO SOLO Pesquisa do USO DO SOLO do terreno onde o edifício está locado; Análise do USO DO SOLO.

OS USUÁRIOS Extrair definição da clientela de acordo com o tema e o conceito escolhido; Número de usuários; Perfil dos usuários (classe, faixa etária, escolaridade, etc.)

PROGRAMA ARQUITETÔNICO Ou programa de necessidade. “O programa traduz, (...), os espaços onde se desenvolverão as funções e atividades previstas para o tema, levando em conta as características da clientela.” Cada grupo irá extrair de seu projeto, o programa de arquitetônico, que é a relação dos ambientes existentes no projeto. Sejam ambientes internos e/ou externos.

SETORIZAÇÃO O grupo irá analisar o programa e definir a setorização utilizada pelo autor do projeto. A setorização é definida de acordo com as funções e atividades exercidas em cada ambiente, e para cada setor, atribui-se uma cor que o identificará. serviço; social; íntimo; administrativo; apoio; educacional, ...

FUNCIONOGRAMA “As relações funcionais (...) podem ser expressas de maneira gráfica, num diagrama com as respectivas ligações, indicando grau de intimidade entre elas.” Em análise ao projeto, o grupo construirá o funcionograma.

FLUXOGRAMA “A noção de fluxo de pessoas, objetos e veículos no edifício é um dado importante para o planejamento arquitetônico.” O fluxograma é o diagrama que mostra as ligações diretas e indiretas de cada ambiente.

(PRÉ-)DIMENSIONAMENTO “O pré-dimensionamento é sempre estabelecido interpretando-se as exigências dimensionais, em área, das atividades que serão exercidas em cada cômodo listado no programa e das funções previstas Analisar se as dimensões adotadas pelo autor estão atendendo a funcionalidade e fluxos presentes em cada ambiente. Quando não atendidas, pesquisar as dimensões ideais. Com o total do pré- dimensionamento se obtém a área total útil da edificação.

LAYOUT O layout é estudo e escolha da melhor utilização do espaço, de forma completa. Espaço tal, que conterá mobiliários, espaço para circulação dos usuários e projeções de aberturas.

O FAZER ARQUITETURA..... “Obtidas as informações básicas sobre os aspectos conceituais, isto é, o conceito do tema, a caracterização da clientela e das funções, o programa arquitetônico, a setorização, fisio- fluxograma e o pré-dimensionamento do edifício, forma-se o quadro das informações teóricas do tema arquitetônico com o qual o projetista trabalhará na elaboração do partido.” (Adoção do partido na arquitetura, Laert Pereira Neves, 1998.)

CRONOGRAMA DE ORIENTAÇÕES DATA CONTEÚDO AVALIAÇÃO 23/05 A vida é um sopro – Documentário Oscar Niemeyer 26/05 Apresentação do projeto e arquiteto escolhido 29/05 Definição do tema e análise do terreno 02/06 Característica do usuário e programa de necessidades 05/06 Funcionograma, Fluxograma, Pré-dimensionamento / Análise layout 09/06 Aspectos tecnológicos e construtivos 12/06 Orientação Final do trabalho 16/06 Apresentação dos grupos 26/06 Entrega dos resultados