Secretaria de Estado Extraordinária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Campanha em Defesa da Vida
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
PLANO DE GESTÃO.
Secretário Nacional de Juventude
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
A construção da agenda para a juventude negra e da periferia Reivindicação social Resultado de reivindicações dos movimentos sociais. ENJUNE e as.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
A Escola e as Mudanças Sociais
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
MINHAS ATUAÇÕES, AO LONGO DA VIDA, EM DEFESA DA CLASSE MENOS FAVORECIDA Estive e sempre estarei ao lado do povo fazendo com que seus anseios sejam atendidos.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Comissão de EJA de Alagoas
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
Presidência da República
MAIO 2010.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
Clique para editar o título mestre 27/10/20151.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Segurança Pública no novo Ciclo Orçamentário: os desafios da igualdade.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA SITUAÇÃO ATUAL Brasília – DF Outubro de 2011 Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR-PR.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude - SEEJUV -

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Eixos de ação PARTICIPAÇÃO E MONITORAMENTO DA POLÍTICA DE JUVENTUDES SEGURANÇA PÚBLICA, DEFESA DA VIDA E ACESSO A JUSTIÇA EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E NOVAS IDEIAS TRABALHO DECENTE, EMPREENDEDORISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA SAÚDE INTEGRAL E BEM-ESTAR CULTURA, ESPORTE, LAZER E COMUNICAÇÃO DIREITO AO TERRITÓRIO E À SUSTENTABILIDADE

JUVENTUDE: SEGURANÇA PÚBLICA, DEFESA DA VIDA E ACESSO A JUSTIÇA Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV JUVENTUDE: SEGURANÇA PÚBLICA, DEFESA DA VIDA E ACESSO A JUSTIÇA

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV META: Enfrentar o extermínio das juventudes, prioritariamente da juventude negra; Criar mecanismos de superação do racismo institucional, da violência contra as jovens mulheres, o combate sistemático à homofobia, o sexismo e o preconceito geracional relacionado aos/as jovens; Articular ações de enfrentamento à insegurança jurídica e da impunidade no âmbito do estado do Maranhão.

Ação 1: Adesão imediata ao Plano Juventude Viva; Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Ação 1: Adesão imediata ao Plano Juventude Viva; Ação 2: Realizar o Simpósio Estadual Sobre a Diversidade Sexual da Juventude; Ação 3: Realizar a Semana Estadual de Enfrentamento e Combate à Violência e o Extermínio da Juventude Negra no Maranhão; Ação 4: Articular a criação do Dia Estadual de Enfrentamento Extermínio da Juventude Negra; Ação 5: Articular a implantação da Rede Juventude Viva nas cidades com maiores índices de homicídios de jovens; Ação 7: Realizar pesquisa de quantificação e razões da mortalidade juvenil;

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Ação 8: Articular a realização do Mutirão de Acompanhamento e Avaliação processual da situação jovens em restrição de liberdade; Ação 9: Promover os Ciclos de Debates Sobre o Feminicidio Juvenil e Lei Maria da Penha; Ação 10: Promover Conferências Livres com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e jovens do Sistema Carcerário;

QUEM É ESSA JUVENTUDE Pra início de conversa... Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Pra início de conversa... QUEM É ESSA JUVENTUDE

CONTEXTO - MUDANÇA DE ÉPOCA Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV CONTEXTO - MUDANÇA DE ÉPOCA Mundo globalizado = Nova visão de mundo “Crise da estrutura familiar” Desenvolvimentos dos Meios de Comunicação Social Consumismo e Individualismo Vulnerabilidade da Juventude diante desta realidade

3. Medo De Ficar Desconectado Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV OS 3 MEDOS DA JUVENTUDE 1. Medo Da Morte 2. Medo de Sobrar 3. Medo De Ficar Desconectado (NOVAES Regina, Juventude e sociedade: jogos de espelho. 2013)

...E A JUVENTUDE MARANHENSE Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV ...E A JUVENTUDE MARANHENSE ? A população jovem maranhense representa 30% da população = 2 milhões de jovens; Cerca de 23,9% não estuda e nem trabalha;

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV 47,9% sobrevive com menos de meio salário mínimo trabalhando em média 40 horas semanais

(Observatório Criança, 2015. Centro de Defesa pe. Marcos Passerini) Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Até 2010 apenas 58 dos 2017 municípios maranhenses tinham escolas de Ensino Médio, colocando o MA com o pior indicador do país. (Observatório Criança, 2015. Centro de Defesa pe. Marcos Passerini)

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV

Das 142 cidades com maior índice de homicídios do Brasil destacam-se: Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Das 142 cidades com maior índice de homicídios do Brasil destacam-se: 1. Presidente Dutra (36º) 2. Imperatriz (74º) 3. São Luís (83º) 4. Caxias (126)

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV O problema (do extermínio de jovens) já tomou um ponto tão grave que já há um déficit de jovens do sexo masculino na estrutura demográfica brasileira. Um déficit que só se verifica em sociedades que estão em guerra. (Luiz Eduardo Soares)

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Em 2010, de acordo com o levantamento nacional de Medidas Socioeducativas, no Maranhão haviam 106 adolescentes em conflito com a lei / Medidas privativas de liberdade. (BRASIL, CADE. 2010)

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV SEMANA DE ENFRENTAMENTO E COMBATE A VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA NO MARANHÃO

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV OBJETIVO Construir um plano estadual de enfrentamento e combate à violência e ao extermínio da juventude negra no estado do Maranhão.

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV 1. Fazer um diagnóstico da situação e causas da violência e extermínio da juventude no estado do Maranhão com recorte especificamente da juventude negra; 2. Fomentar diálogos com os movimentos sociais e o governo sobre o extermínio da juventude negra no estado do Maranhão, definindo que modelo de Segurança Pública se deseja; 3. Construir estratégias de enfrentamento e combate a violência e extermínio da juventude negra no estado do Maranhão junto a sociedade civil e poder público, na perspectiva de uma verdadeira cultura de Paz e de direitos.

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV A “Semana” está sendo construída por várias secretarias estaduais com afinidade com a pauta, Órgãos estaduais e federais, Movimentos sociais de vários segmentos e demais parceiros.

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV AÇÕES PREVISTAS: - Caravana da CPI do Extermínio da Juventude Negra e Pobre do Brasil no Maranhão; - Etapa preparatória da SEMANA nos regionais; - Escuta das Juventudes (em cumprimento de MS, encarcerada, etc); - Diagnóstico sobre o perfil das juventudes vítimas de Homicídios no MA; - Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Maranhão: 03/08/15; - Seminário: 05 a 07/08/15

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV RESULTADOS: - Adesão ao Plano Juventude Viva do Governo Federal; - Diagnóstico publicado; - PL de criação do Dia de enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra; - Criação da REDE DE MONITORAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A JUVENTUDE NO MA.

“... O impossível demora mais um pouco, O possível estamos fazendo agora.” Alzira Rufino (Ativista do Movimento de Mulheres Negras/Nzinga – SP)

Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude – SEEJUV Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude - SEEJUV 2108-9148/9108/9109 seejuvgabinete@gmail.com OBRIGAD@!