PLANO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INICIATIVAS TECNOLÓGICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Modernização da Gestão
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
PROPOSTA PEDAGÓGICA INTEGRADA
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
Segurança em documentos eletrônicos Softplan/Poligraph
V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Disciplina Agroindustrial
Organização política o segmento agropecuário
GAESI - Grupo de Automação Elétrica em Sistemas Industriais, Portuários e Segurança Eletrônica do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Cristian de Souza Freitas, MSc
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
42ª Assembléia ASAPRA – 11/11/2011
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
Premissas Dados das Microrregiões.
“Integrando o país, com logística de resultado.”
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
26 a 29 de maio de 2010 | Expominas | BH | MG. BH | MG | 2010 Antecedentes 2006: I Conferência Nacional de Defesa Vegetal Projeto Inovação Tecnológica.
Logística Planejamento e Programação Logística
Instituto Nacional de Identificação
Alunas: Jacqueline Miranda I Samanta Maia I Vanessa Gomes Prof.: Rúbio
Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Iniciando na logística empresarial
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
Plataforma de Gestão Agropecuária. O que é a PGA? Plataforma pública informatizada de integração de sistemas, com objetivo de melhorar a qualidade e o.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Facilitação de Comércio Exterior
Portal Único de Comércio Exterior
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Sistema de Suprimento Automatizado para Medicamentos
Fundamentos em Agronomia
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
Audiência Pública Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso Eng. Agrônomo Walter Valverde.
Sistema de garantias sanitárias para a exportação de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal Outubro 2013.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Título do evento PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Audiência Pública CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE A CONTRIBUIÇÃO.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR. Iniciativa do governo federal para redesenho dos processos de exportação e importação do Brasil; Previsto no Acordo.
TEMA: Os Institutos de Pesquisa Tecnológica nos Sistemas de Inovação Financiamento Oportunidades Desafios Luis Madi Presidente Abipti Coordenador Apta.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
1 Tópicos Especiais de Logística II AULA : 4. DESAFIOS AOS OPERADORES LOGÍSTICOS 4.1 Operadores Logísticos e o comércio eletrônico. 4.2 A distribuição.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
Transcrição da apresentação:

PLANO DE DEFESA AGROPECUÁRIA INICIATIVAS TECNOLÓGICAS

Equipe Eduardo Dias: Professor Titular da Universidade de São Paulo, fundador GAESI, 35+ anos dedicados à automação de processos Vidal Melo: aluno de doutorado da Universidade São Paulo, coordenador técnico de projetos no GAESI ~ 30 alunos de doutorado e mestrado 100+ dissertações, 30+ teses e ~ 300 artigos publicados

P&D – Automação de Processos Novos processos: radical diminuição de custos diretos e indiretos para o governo para o setor privado rastreabilidade e segurança atualização tecnológica (imagem do Brasil). Ex. SPB transparência simplificação eliminação de procedimentos desnecessários eliminação de redundâncias correção de ineficiências intervenção somente no momento certo (eficiência da fiscalização no controle sobre o trânsito irregular de mercadorias, bens e materiais de interesse agropecuário)

P&D é importante? http://www.timeshighereducation.co.uk/news/20-new-ideas-from-uk-universities-that-will-change-the-world/2013812.article

P&D é importante? https://www.utexas.edu/what-starts-here/finding-solutions

P&D é importante? https://pursuit.unimelb.edu.au/

MAPA e GAESI Início em 2009 por meio do Projeto FINEP Cadeia Logística Segura Cadeia Logística de Exportação de Proteína Animal Cadeia Logística de Medicamentos Cadeia Logística de Combustíveis Líquidos SDA

Determinação da Cadeia Alimentar Segura Ideal PLANEJAMENTO Marco legal Brasileiro (CF 1988, Direitos Difusos, Leis Específicas) Marcos Internacionais (OMC, OIT, …) Acordos Regionais / bilaterais Legislação EXECUÇÃO POLÍTICAS / NORMAS ADM Atividades / Programas / Processos SERVIÇOS PRODUÇÃO Estabelecimento Rural (Animais e Plantas) Insumos, serviços e equipamentos OPERAC. ABASTECIMENTO Consumidor Canais de transformação e comércio RESULTADO PROPORCIONAR AMBIENTE FAVORÁVEL AOS NEGÓCIOS E À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA GARANTIR A SAÚDE PÚBLICA CONSTANTE APRIMORAMENTO NA QUALIDADE (FOOD SAFETY) 2010

Determinação da Cadeia Alimentar Segura Ideal PRODUÇÃO VEGETAL ANIMAL CONTROLE CONTROLE DADOS Colheita Abate Pré-Colheita Engorda Extensão Extensão Tratos Culturais Criação Capacita-ção Capacita-ção Propagação Reprodução Certificação P&D Estruturação Estruturação P&D Certificação Normatização e Padronização PRODUÇÃO Insumos, serviços e equipamentos Estabelecimento Rural (Animais e Plantas) 2010

Determinação da Cadeia Alimentar Segura Ideal ABASTECIMENTO VEGETAL ANIMAL CONTROLE CONTROLE DADOS Comercialização Comercialização Transporte Transporte Armazenamento Armazenamento Extensão Extensão Fabricação Fabricação Capacita-ção Capacita-ção Processamento Processamento Certificação P&D Pós Colheita Estruturação P&D Certificação Normatização e Padronização ABASTECIMENTO Canais de transformação e comércio Consumidor 2010

Mapeamento dos sistemas do MAPA 2010

MAPA e GAESI Outras iniciativas: Concepção técnica do Balcão Único Agropecuário: portal físico e virtual que concentra todos os serviços necessários a um produtor rural Apoio na evolução do SISBOV Apoio nos trabalhos do e-Cert Apoio na PGA (Plataforma de Gestão Agropecuária) Apoio com ideias de automação. Ex.: QRcode no CSI Acordo de Cooperação SDA/MAPA – FUSP Realizar pesquisas científicas Desenvolver ferramentas tecnológicas de ponta Integrar MAPA como Portal Único do Comércio Exterior

PLANOS DE TRABALHO 4 planos de trabalho em definição MÓDULO DE FISCALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCO DO TRÂNSITO INTERNACIONAL DE CARGAS MÓDULO DE GERENCIAMENTO DE RISCO EM BAGAGENS MÓDULO DE CONTROLE DE ANIMAIS DE COMPANHIA (PASSAPORTE CÃES E GATOS) PORTO AZUL

TRÂNSITO INTERNACIONAL DE CARGAS Objetivo: propor solução tecnológica dotada de recursos de automação, controle e rastreabilidade que permita a fiscalização e gerenciamento do risco em portos, aeroportos e postos de fronteiras Exportação de Produtos de Origem Animal Exportação de Produtos Vegetais que demandam Certificação Fitossanitária Importação de Produtos de Origem Animal Importação de Bebidas com o objetivo de Premissas Aderente à nova proposta de legislação Integrada ao Portal Único do Comércio Exterior Integrada a sistemas privados Dotada de recursos de Certificação Digital

GERENCIAMENTO DE RISCO EM BAGAGENS Objetivo: propor solução tecnológica dotada de recursos de automação, controle e rastreabilidade que permita a fiscalização e gerenciamento do risco para identificação de violadores contumazes em portos, aeroportos e postos de fronteiras. Bagagens acompanhadas Bagagens desacompanhadas Premissas Aderente à nova proposta de legislação Dotada de recursos de Certificação Digital Aprendizado de máquina para gerenciamento do risco Reconhecimento facial para identificação de passageiros Integrado ao sistema de voos da Infraero

GERENCIAMENTO DE RISCO EM BAGAGENS

PASSAPORTE CÃES E GATOS Objetivo: propor solução tecnológica para gestão do trânsito de animais de companhia. Inicial: cães e gatos Futuro: outros animais de estimação Premissas Rastreabilidade de vacinações Simplificação dos procedimentos prévios ao trânsito Compartilhamento de informações no nível federal Automação de processos internos do MAPA

PORTO AZUL

PÚBLICO Conceitos INTERFACE Ineficiência Erros Retrabalho PRIVADO

Arquitetura e Tecnologia de Referência Conceitos PÚBLICO Camada Tecnológica 3 : Controle Contexto de gestão O que deve ser feito? Quem precisa saber? Componentes e Dispositivos da Solução Aplicação das normativas Controles Dados históricos Rastreabilidade Portal Único PSP Supervia SIGVIG SISCOMEX Arquitetura e Tecnologia de Referência OUTROS.... Suporte ao atendimento de normativas e procedimentos JUP Leixões JUP Lisboa Porto “X” País “Y” Ag. Reg. “Z” OUTROS.... INTERFACE CA-e (Elemento de Integração e Rastreabilidade) Camada Tecnológica 1: Super/ Gestão Contexto de supervisão Qual a produtividade? Onde posso melhorar? Onde estou errando? Componentes e Dispositivos da solução Sistemas privados, com características singulares de cada operação e empresa Rastreabilidade. PRIVADO Suporte a Execução da Operação SAP Oracle J.D. Edwards Sist. Prop. OUTROS.... Camada Tecnológica 0: Operacional O que estou fazendo? Quando estou fazendo? Onde estou fazendo? Como estou fazendo? Contexto operacional Componentes da solução Sistemas privados, com características singulares de cada operação e empresa. Etapa 1 Etapa 2 Etapa N

Contexto Acordos bilaterais O D Canal Azul Canal Azul Porto Azul

Contexto O D Canal Azul Porto Azul

Contexto PÚBLICO PÚBLICO OK! Porto Azul PRIVADO PRIVADO O D

Benefícios Atende o processo do início ao fim Garante a rastreabilidade e a visibilidade de toda a cadeia logística Permite a gestão eficiente de toda a cadeia logística Permite a antecipação de problemas / erros Reduz custos operacionais Indústria Transportadoras Porto O. Armadores Porto D. Transportadoras Destino

Antes da carga chegar no Porto de Origem Piloto P. Único /MAPA JUP - Porto de Leixões Antes da carga chegar no Porto de Origem Porto Azul Exportador Brasileiro Importador Port. O D

FATO: o Brasil é o maior player do agronegócio mundial Mensagens FATO: o Brasil é o maior player do agronegócio mundial QUESTÃO: por que não ser o líder no processo de inovação tecnológica neste setor?

Prof. Dr. Eduardo Mario Dias (emdias@pea.usp.br) Obrigado! Prof. Dr. Eduardo Mario Dias (emdias@pea.usp.br) Vidal Melo (vidal_melo@pea.usp.br) 35