PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
A (INTERIORIZAÇÃO DA) EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: QUAL LEGISLAÇÃO?
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Ivana Carla de Almeida Vieira SESI Paraíba
Prática de Ensino: Educação Básica
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Instrumentos de Avaliação - MEC
Universidade – Tecnologias – Articulação
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Introdução à Educação à distância
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Conferência Municipal de Educação
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Ensino Médio e Educação Profissional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Laboratório de Ensino a Distância
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
/ / Década de SAIR.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Ministério da Educação
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PME EIXO:EaD E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

DIAGNÓSTICO; * SÃO JOSE(1)_Dados_PME_.xls DIRETRIZES; OBJETIVOS E METAS

DIAGNÓSTICO As tecnologias educacionais constituem um enorme potencial para qualificar ocurrículo e melhorar a qualidade de ensino, através do uso de televisão, vídeo, rádio, computadores e internet, instrumentos importantes como auxiliares pedagógicos. A Educação a Distância visa garantir a todo cidadão, o acesso à educação,ampliando possibilidades para a formação curricular e continuada, ampliando conhecimentos, habilidades, atitudes e promoção do auto-estudo. O desafio da Educação a Distância está em efetivar a mediação, entre professor e aluno, utilizando-se de diferentes recursos pedagógicos, podendo se realizar em momentos e lugares diferentes, fazendo uso de uma organização de apoio com cursos de formação continuada para qualificação específica dos professores.

A Educação a Distância, está regulamentada pela Lei nº 9 A Educação a Distância, está regulamentada pela Lei nº 9.394/96, Portaria do MEC nº 4059/04 e Resolução 021/05 e constitui uma forma de oferecer ao aluno referências teóricas e práticas que conduzem à aquisição de competências cognitivas, habilidades e atitudes, promovendo, não só o pleno desenvolvimento da pessoa, como também o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. O Decreto nº 5.622/2005, que deu nova regulamentação ao Art. 80 da LDB,caracteriza a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica, nos processos de ensino e aprendizagem, ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

No município de São José , a oferta da Educação a Distância se dá em diferentes níveis: ensino fundamental, médio e superior. A rede estadual oferece ensino fundamental e médio, através do Sistema Modularizado e Semipresencial (CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos). O Ensino Superior oferece cursos nas áreas de Licenciatura, Tecnólogo e Bacharelado. EM NIVEL DE ESPECIALIZAÇÃO SÃO OFERECIDOS CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, NA ÁREA DE PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  

As tecnologias educacionais constituem um enorme potencial para qualificar o currículo e melhorar a qualidade de ensino, através do uso de televisão, vídeo, rádio, computadores e internet, instrumentos importantes como auxiliares pedagógicos. São José dispõe de 01 Núcleo de Tecnologia Educacional vinculado à Gerência Regional de Educação-GERED, 01 Núcleo Municipal de Tecnologia –NTM, além dos laboratórios de informática disponíveis nas ESCOLAS E Instituições de Ensino Superior.

A Educação a Distância visa a garantir a todo cidadão, o acesso à educação, ampliando possibilidades para a formação curricular e continuada, ampliando conhecimentos, habilidades, atitudes e promoção do auto-estudo. O desafio da Educação a Distância está em efetivar a mediação, entre professor e aluno, utilizando-se de diferentes recursos pedagógicos, podendo se realizar em momentos e lugares diferentes, fazendo uso de uma organização de apoio com cursos de formação continuada para qualificação específica dos professores. Diante da introdução maciça das novas tecnologias da comunicação, estimulando o contato entre os homens, independentemente do espaço geográfico e com uma rapidez cada vez mais surpreendente, é necessário fortalecer parcerias para produção e veiculação de programas educativos e culturais em nível municipal.  

DIRETRIZES A formação dos professores visando a integração das tecnologias educacionais e EAD à sua proposta de ensino. Segundo a LDB, a EAD é um importante instrumento de capacitação e formação de professores em serviço. A formação do professor deverá envolver uma serie de vivencias e conceitos, tais como: conhecimento básico nas diversas tecnologias disponíveis; integração da tecnologia com a proposta pedagógica; formas de gerenciamento de sala de aula com os recursos tecnológicos em relação aos recursos físicos disponíveis ao aluno; revisão das teorias de aprendizagem, projetos multi, inter e transdisciplinares. Definição das tecnologias presentes e futuras que serão necessárias para um resultado eficiente no processo de construção do conhecimento. Um aspecto importante a ser considerado é a obsolescência de tecnologia. Esse aspecto relaciona-se não apenas com o custo e investimento empreendidos, mas principalmente com os resultados esperados.  

Cronograma de Execução OBJETIVOS E METAS   Objetivos e Metas Compromisso Cronograma de Execução 1)Formação e capacitação do corpo docente, técnico e administrativo para as novas tecnologias e Educação a Distância. Município A partir de 2010 2)Capacitar professores multiplicadores em informática na educação; 3)Capacitar professores e técnicos em Informática Educativa e ampliar gradativamente a oferta dessa capacitação; 4) capacitar todos os professores para a utilização plena da TV Escola e de outras redes de programação educacional;

Cronograma de Execução Objetivos e Metas Compromisso Cronograma de Execução 5) estabelecer, dentro de um ano, a adequação ás normas e processos nacionais para o crescimento das instituições que ministram cursos à distância com direito a certificação; Município A partir de 2010 6) diagnosticar e definir as tecnologias existentes no mercado; 7) implementar a aquisição de tecnologia/ equipamentos para a Educação a Distância; 8)utilizar os canais educativos televisivos, as teleconferências os sistemas radiofônicos, assim como redes telemáticas de educação, para a disseminação de programas culturais e educativos, assegurando às escolas e à comunidade condições básicas de acesso a esses meios;

Cronograma de Execução Objetivos e Metas Compromisso Cronograma de Execução 9) ampliar a oferta de programas de formação a distância para a educação de jovens e adultos, especialmente no que diz respeito à oferta de Ensino Fundamental, com especial consideração para o potencial dos canais radiofônicos. Município A partir de 2010 10) capacitar, em cinco anos, 100 professores que serão agentes multiplicadores em Informática da Educação;

PORTAL WIKI DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA http://wiki.ifsc.edu.br