Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta Apresentada pela ETSUS/RJ
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Prioridades do Ministério da Saúde
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Educação Permanente em Saúde :
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Ensino Médio e Educação Profissional
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Ministério da Educação
PROFORMAR Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde.
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Rio de Janeiro junho de 2010.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OFICINA TEMÁTICA II FORMAS DE ACESSO AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE - PROFAPS ASPECTOS PEDAGÓGICOS.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015 A Formação de técnicos em saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Seminário Educação Profissional em Saúde - 29/04/2015

OBJETIVOS DA EPSJV  Coordenação e implementação de programas de educação básica, de educação profissional e de pós-graduação em áreas estratégicas para a saúde pública e a ciência e tecnologia em saúde. Elaboração de propostas de política, regulamentação, currículos, cursos, metodologias e tecnologias educacionais em educação profissional em saúde e educação em ciências na área da saúde. Produção e divulgação de conhecimentos na área de trabalho, educação e saúde.

OBJETIVOS São pressupostos dos processos formativos da EPSJV: a formação crítica, indissociável da pesquisa, comprometida com o fortalecimento do SUS e com o desenvolvimento científico e tecnológico em Saúde e tendo o trabalho como princípio educativo; a educação profissional como parte significativa de um projeto nacional. O que também significa discutir e refletir formas de profissionalização em dimensões de legalização e valorização das profissões;

OBJETIVOS São pressupostos dos processos formativos da EPSJV (continuação): a formação a partir do próprio trabalho possibilitando a compreensão das bases da organização do mesmo na sociedade e garantindo a compreensão dos princípios científicos que estão direta e indiretamente na base desta forma de se organizar o trabalho na sociedade; garantir na construção dos currículos as dimensões sócio-histórica e o conhecimento que o trabalhador já tem.

ATIVIDADES DE ENSINO Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – formas Integrada, Concomitante e Subsequente Cursos de formação inicial e continuada – Qualificações, Especializações Técnicas, Atualizações, Desenvolvimento, ... Cursos de Pós-Graduação – lato e stricto sensu

ATIVIDADES DE ENSINO EM CURSO Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Forma Integrada A modalidade integrada ao Ensino Médio, é voltada para alunos oriundos do ensino fundamental que fazem o ensino médio e a habilitação profissional com matrícula única em um só curso. Curso Técnico em Análises Clínicas – 4 turmas Curso Técnico em Gerência em Saúde – 4 turmas Curso Técnico em Radiologia – 2 turma – Modalidade Educação de Jovens e Adultos

ATIVIDADES DE ENSINO EM CURSO Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio - Forma Subsequente Desenvolvida em cursos destinados exclusivamente a quem já tenha concluído o Ensino Médio Curso Técnico em Citopatologia – 1 turma – Parceria INCA (Instituto Nacional de Câncer) Curso Técnico em Vigilância em Saúde – 2 turmas – Parceria com a Sec. Municipal de Saúde do RJ

ATIVIDADES DE ENSINO Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – turmas recém concluídas Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde – 1 turma (1306h) Curso Técnico em Agente Comunitário Indígena em Saúde – Parceria Fiocruz Amazônia, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas – (1440h) Curso Técnico em Meio Ambiente – 2 turmas – Parcerias: MST, Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro).

ATIVIDADES DE ENSINO Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Formação Inicial ou Continuada Qualificação Registro e Informação em Saúde Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde Gestão Hospitalar Biossegurança e Boas Práticas Laboratoriais Saúde Mental Territorialização em Saúde (Coop. Internacional Peru – 240h) Vigilância em Saúde Ambiental no Controle de Vetores (180h) Agentes Locais de Vigilância em Saúde (400h)

ATIVIDADES DE ENSINO Cursos de Educação Profissional – Formação Inicial ou Continuada Especializações Técnicas Proteção Radiológica para Ambientes de Saúde Rede de Frio de Imunobiológico Vigilância Sanitária de Produtos Mamografia Gerência e Manutenção de Equipamentos Biomédicos Informações em Saúde e Registros de Câncer

ATIVIDADES DE ENSINO Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Formação Inicial ou Continuada Desenvolvimento Profissional Manutenção de Equipamentos de Laboratório Educador de Creche Controle de Qualidade da Manutenção em Equipamentos de Radiologia Médica Participação Social e Gestão em Saúde

ATIVIDADES DE ENSINO Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Formação Inicial ou Continuada Atualização CID 10 Atenção ao Uso Prejudicial de Álcool e Outras Drogas Práticas Grupais em Saúde Mental Acompanhamento de Pessoas com Sofrimento ou Transtorno Mental na Comunidade Educação Popular em Saúde Biossegurança em Biotérios Cuidado ao Idoso Dependente (turma 2014 - 200h)

ATIVIDADES DE ENSINO Pós-Graduação lato sensu Especialização em Educação Profissional em Saúde Especialização em Docência em Educação Profissional em Saúde – 1 turma (800h) Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais – 1 turma – Parceria INCRA e MST stricto sensu Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde – 2 turmas (1440h)

Alguns enfrentamentos a extensão da cobertura X qualidade dos processos formativos (aligeiramento da formação inicial e continuada do trabalhador em saúde); aprofundamento da invisibilidade do trabalho técnico em saúde; flexibilização da legislação trabalhista (subordinação do público à logica do privado); novos desafios do SUS (alteração do modelo de atenção à saúde, alteração do perfil epidemiológico, ...).

Nós Críticos Falta de uma política efetiva de formação de trabalhadores em saúde de nível médio Ausência de discussão sobre trabalho em saúde de nível médio Política de atendimento à demanda Fragmentação da formação: foco na inovação e na produtividade/excelência

Perspectivas Retomada do DEBATE CONCEITUAL: debater/reafirmar a POLITECNIA como principio de atuação Identificação de áreas estratégicas/de vacância no ensino Fomento ao debate da política de Formação Inicial e continuada do trabalhador da saúde Fortalecimento dos programas de Iniciação Científica Ampliação do Mestrado Profissional em Educação Profissional Saúde – Escolas Técnicas de Saúde Fomento à produção de material pedagógico Fortalecimento dos processos de construção de parcerias para ações de cooperação: RET-SUS (Mestrado, PROFAPS, Secretaria Executiva de Comunicação)

Perspectivas Fortalecimento dos processos de diálogos com a CIES (Comissão permanente de integração ensino e serviço do estado), Secretarias Estaduais e Municipais, MS, IF´s, Fortalecimento/participação na implantação da Política de Acesso Aberto Institucional Fortalecimento do projeto BVS/EPS

...”a formação de trabalhadores da saúde precisa ser pensada no contexto, complexo e contraditório, da economia global, das políticas neoliberais e da recente modernização conservadora do capitalismo no Brasil, com resultados que afetam, diretamente, a vida cotidiana, o trabalho e as formas de organização e qualificação profissional.” EPSJV, Projeto Político Pedagógico, 2005, p.59.

Obrigada! paulea@fiocruz.br