Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Advertisements

Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Lei Federal /2009, em base na lei, o Município de Sagrada Família solidifica a compra de produtos de agricultores para merenda escolar, o que.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
PROJETO DE PESQUISA Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB): o contraste entre os objetivos propostos e o desempenho verificado no período.
BARRACÃO INDUSTRIAL.
Processo de Crédito para a Agricultura Familiar Maceió, 05 de abril de 2011 SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL ALAGOAS.
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
FEBRAEDA ENCONTRO NACIONAL PALESTRA
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
PROJETO.
Política de Garantia de Preços Mínimos para Extrativistas
SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE REGULAÇÃO URBANA SMARU
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
CODECON Conselho de Defesa do Contribuinte. Histórico Lei Complementar 939 institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações do Contribuinte.
Esclarecimentos sobre Atendimento a Famílias Organizadas em Associações ou Cooperativas Habitacionais PROGRAMA PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS.
Programa Leite das Crianças
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Linhas de Crédito para Custeio e Investimento emAVICULTURA ESREG Pelotas 2005.
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
VIA ÚNICA JUCEMG JUCEMG.
Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai jul.2012 e-SIC.
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de 08/07/05 - Agenda - HorárioAssuntoResponsável 9:00h às 9:20hAberturaLídia 9:20h às.
Passo-a-passo para compra e venda
COMPRA INSTITUCIONAL BRASÍLIA - Maio de 2013.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA CONTAG / MPS / INSS
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Guia do Minerador Regime de Licenciamento
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Lei , de 11 de janeiro de 2010 Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Cooperação Internacional - CGCI Setor Bancário Norte – Quadra.
CADASTRO COMPARTILHADO
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Lei /2009 Resolução CD/FNDE nº 38/2009 Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE CHAMADA.
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO
Micro Empreendedor Individual
01/10/09 – No IAT (Instituto Anisio Teixeira)
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
PROCESSO ADMINISTRATIVO
1.
Lei da Biodiversidade Lei no /2015.
SAFETY TECHNOLOGICAL SUPPORT Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente.
S ISTEMA P ARTICIPATIVO DE G ARANTIA FPES 2009 Proposta pela Comissão de Produção, Comercialização e Consumo.
COMPRA INSTITUCIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR PAA/GHC SAÚDE DA TERRA AO PRATO.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
1 Audiência Pública n.º 12/2008 Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 29 de outubro de 2008.
ANALISE COMERCIAL MT: Ligações novas em MT e aumento de carga, de baixa para média. Documentos necessários para Análise Comercial MT site de Projetos Particulares.
Gilmara Avelar Gandra Barbosa Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
Transcrição da apresentação:

Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar Abril de 2012

O que é o SIPAF? Criado pelo MDA para identificar os produtos oriundos da Agricultura Familiar. O SIPAF pretende identificar os produtos que tenham em sua composição a participação majoritária da Agricultura Familiar (AF) e dar visibilidade a empresas e aos empreendimentos da AF que promovem a inclusão econômica e social de agricultores familiares.

Observação O SIPAF não substitui qualquer exigência legal quanto à produção, industrialização ou consumo no âmbito municipal, estadual ou federal.

Quem pode obter permissão para usar o selo em seus produtos? Empresas cujos produtos tenham participação relevante da agricultura familiar Agricultores familiares (pessoas físicas) que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Cooperativas/Associações de Agricultores Familiares, que possuem, ou não, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)

Aos que possuem a DAP: A permissão de uso do Selo da Agricultura Familiar será automática. Pessoas físicas portadoras de DAP-P, REB ou RB poderão obter a permissão de uso do SIPAF em seus produtos, assim como os portadores de DAP, desde que, igualmente, cumpram os critérios de permissão de uso.

Empresas ou cooperativas, que não possuem DAP, terão permissão de usar o selo, se comprovarem que: Mais de 50% dos gastos em matéria prima do produto final sejam oriundos da agricultura familiar, no caso de produtos cuja composição seja de apenas uma matéria prima. Mais de 50% dos gastos em matéria prima principal do produto final sejam oriundos da agricultura familiar, no caso de produtos cuja composição seja de mais de uma matéria prima.

Como obter permissão para usar o Selo? Os interessados em receber permissão para usar o selo em seus produtos deverão encaminhar ao MDA: I - Carta de solicitação II - Cópia do documento de inscrição no CNPJ e documento para comprovação e identificação do responsável legal (quando pessoa jurídica);

Como obter permissão para usar o Selo? III - Proposta de obtenção do Sipaf IV - Declaração de cumprimento das exigências legais V - Caso não seja portador de DAP, declaração de origem social da matéria prima principal.

Decisão do MDA O MDA terá até 60 dias para se manifestar quanto à aprovação do pedido de uso do Selo. A permissão de uso do SIPAF será publicada no DOU e terá validade de 5 anos. A renovação da permissão se uso do SIPAF deverá ser solicitada ao MDA no período de 6 meses antes do término da sua validade. O MDA manterá disponível para consultar a relação dos credenciados em sua página na internet.

Qual o ganho de usar o SIPAF? Estimular a expansão do comércio de produtos oriundos da Agricultura Familiar, nos quais estão implícitos valores como sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental, valorização cultural e desenvolvimento local. Garantir o direito do consumidor de saber a origem do produto que consome.

OBRIGADO. sipaf@mda.gov.br www.mda.gov.br/saf