AULA 5 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Superfícies Quádricas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras geométricas Se olhar ao seu redor, você verá que os objetos têm forma, tamanho e outras características próprias. As figuras geométricas foram.
Advertisements

GEOMETRIA DESCRITIVA A
Baixe essa apresentação em
Cônicas.
Cálculo 3 9. Integrais Duplas Volumes Amintas Paiva Afonso
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
2.1. Curvas e Superfície de Nível
Trabalhando Figuras Planas No Graphmática
Métodos Analíticos – Particularização para a equação de Laplace
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
Unidade 6 – Estudo das Cônicas
DERIVADAS E DIFERENCIAIS
MÉTODOS MATEMÁTICOS EM BIOLOGIA
Seções cônicas: hipérbole
Seções cônicas: elipse
Seções cônicas: parábola
Seções cônicas: introdução
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Superfícies Quádricas
José Antônio Araújo Andrade Graziane Sales Teodoro Ana Paula Pedroso
QUÁDRICAS.
Mudança de Variáveis em Integrais Duplas e Triplas
Análise do Lugar das Raízes
Aula 27 Funções Vetoriais e curvas Espaciais, Continuidade, Derivada e Integral.
Aula 1: Funções de Várias Variáveis e Gráficos
Prof. Roberto Cristóvão
MÓDULO E PADRÃO Transformações Geométricas Isométricas
Aula 13 Derivação Implícita, derivadas das funções trigonométricas inversas e derivadas de funções logarítmicas.
Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ - USS
Teste da derivada 1ª, Teste da derivada 2ª e construção de gráficos
Integrais Triplas em Coordenadas Cilíndricas
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
Capítulo 4 – Função do 2º Grau
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
parábola, elipse e Hipérbole
MÁRCIA CONTE BOA AULA.
Funções de várias variáveis
Função quadrática: a função geral de 2º grau
Tecnologias - Matemática
Prof. Guilherme Jahnecke Weymar
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Comandos gráficos do pacote Gaal O pacote GAAL oferece alguns comandos para visualizar algumas das principais operações feitas com vetores. Alguns desses.
2.3. Aplicações das Integrais Simples
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Prof. Guilherme Jahnecke Weymar
QUADRICAS ELIPSÓIDE.
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Professor  Neilton Satel
Superfícies Quádricas Equações e Figuras
Prof. Edison Oliveira de Jesus
AULA 2 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
AULA 3 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
Professor  Neilton Satel
AULA 4 – CÁLCULO COM GEOMETRIA COM ANALÍTICA II
AULA 6 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Mudança de Coordenadas
AULA 7 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
AULA 8 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
PADRÕES FRISOS PAVIMENTAÇÃO EMPACOTAMENTO.
DERIVADAS – Área 3 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Funções de várias variáveis
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Cálculo Diferencial e Integral I
Professor  Neilton Satel
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
Sólido Geométrico Esfera
Cálculo 2 Cálculo de volumes.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Ensino Médio, 3º Ano
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
Transcrição da apresentação:

AULA 5 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Superfícies Quádricas Fonte: Anton, Stewart, Thomas, Buske Prof. Guilherme J. Weymar CENG - UFPel

Até aqui já olhamos para 3 tipos de superfícies: planos esferas cilíndricas Nesta aula: revisão de superfícies cilíndricas superfícies quádricas

Para esboçar o gráfico das superfícies cilíndricas e quádricas é útil determinar a intersecção da superfície com planos paralelos aos planos coordenados. Essas curvas são denominadas traços (ou secções transversais) da superfície. Cilindros: Um cilindro é uma superfície constituída de todas as retas (chamadas geratrizes) que são paralelas a uma reta dada e que passam por uma curva plana.

Exemplo 1: Esboce a superfície Observe que a equação não envolve y. Isto significa que qualquer plano vertical da equação y = k (paralelo ao plano xz) intercepta o gráfico segundo uma curva de equação Os traços verticais são portanto parábolas. A figura indica como o gráfico é formado tomando a parábola no plano xz e movendo-a na direção do eixo y. O gráfico é uma superfície, chamada de cilindro parabólico, feito de um n° infinito de cópias deslocadas da mesma parábola. Aqui as geratrizes da superfície cilíndrica são paralelas ao eixo y.

Recordando: No exemplo 1 a variável y não aparece na equação da superfície cilíndrica. Esse fato é comum às superfícies cilíndricas cujas geratrizes são paralelas a um dos eixos coordenados. Se uma das variáveis x, y ou z está faltando na equação da superfície, a superfície obtida é cilíndrica.

Exemplo: Identifique e esboce as superfícies:

NOTA: Quando estamos tratando de superfícies, é importante reconhecer que uma equação como representa uma superfície cilíndrica e não uma circunferência. O traço dessa superfície no plano xy é a circunferência de equação

Quádricas: Uma superfície quádrica é o gráfico de uma equação de segundo graus nas três variáveis x, y e z. A forma mais geral dessa equação é dada por: onde A, B, C, ... J são constantes. As superfícies quádricas são as correspondentes tridimensionais das cônicas no plano.

Exemplo: Utilize traços para fazer o esboço da quádrica com equação

A figura abaixo mostra como representar no esboço alguns traços para indicar a forma da superfície. Essa superfície é chamada elipsóide, visto que todos os seus traços são elipses. Note a simetria em relação a cada plano coordenado; isto é reflexo do fato de só aparecerem potências positivas de x, y e z.

Exemplo: Utilize traços para esboçar a superfície Impondo x = 0, obtemos 𝑧= 𝑦 2 , de forma que no plano yz a intersecção da superfície é uma parábola. Se tomarmos x = k (uma cte), obteremos 𝑧= 𝑦 2 +4 𝑘 2 . Isto significa que se deslocarmos o gráfico para um plano paralelo ao plano yz obteremos uma nova parábola com concavidade voltada para cima. Da mesma forma, tomando y = k, o traço é 𝑧= 4𝑥 2 + 𝑘 2 , que corresponde novamente a uma parábola com concavidade para cima. Impondo z = k, obteremos os traços horizontais k= 4𝑥 2 + 𝑦 2 , que reconhecemos como uma família de elipses.

Sabendo a forma dos traços podemos esboçar a figura abaixo. Pelo fato de os traços serem parábolas e elipses, a quádrica é denominada parabolóide elíptico.

Exemplo: Esboce a superfície Os traços nos planos verticais x = k são parábolas 𝑧= 𝑦 2 − 𝑘 2 , com concavidade voltada para cima. Os traços em y = k são parábolas 𝑧= −𝑥 2 + 𝑘 2 , com concavidade voltada para baixo. Os traços horizontais são k= 𝑦 2 − 𝑥 2 , uma família de hipérboles. Na figura abaixo desenhamos esses traços e mostramos como eles aparecem quando colocados nos planos corretos na figura do próximo slide.

FIGURA: Traços movidos para suas posições nos planos corretos.

Nesta figura colocamos os 3 gráficos do slide anterior juntos para formar a superfície 𝑧= 𝑦 2 − 𝑥 2 , um parabolóide hiperbólico. Observe que o formato da superfície perto da origem se assemelha a uma sela. Essa superfície será alvo de estudos futuros, quando discutiremos os pontos de sela.

A idéia de usar os traços para desenhar a superfície é empregada em programas que fazem gráficos tridimensionais. Na maioria desses programas os traços nos planos verticais x = k e y = k são apresentados para valores de k igualmente espaçados, e partes do gráfico são eliminadas utilizando-se a técnica de remover linhas escondidas. A tabela a seguir mostra gráficos de computador de seis quádricas básicas na forma padrão. Todas as superfícies são simétricas em relação ao eixo z. Se uma quádrica é simétrica em relação a um eixo diferente, sua equação se modifica de modo apropriado.

Exemplo: Identifique e esboce o desenho da superfície

Exemplo: Classifique a quádrica

Como identificar a superfície quádrica? As equações das sup. quádricas tem certas características que tornam possível identificar as quádricas que são deduzidas dessas equações por reflexões. Essas características identificatórias, mostradas na tabela, são baseadas em escrever a equação da sup. quádrica de tal forma que todos os termos variáveis estejam no lado esquerdo e que haja um 1 ou 0 no lado direito. Exemplos ...