Utilizando Padrões De Design No Desenvolvimento Rápido De Aplicações De Software Zalkind Lincoln Dantas Rocha Jair Cavalcanti Leite.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Soluções elegantes para problemas recorrentes
GERENCIAMENTO DE MANUTENÇÃO
Manutenção em software Conceitos básicos
Os projetos.
Requisitos de Software
Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará
Projeto 1.
Diagrama de Classes.
Engenharia de Software
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Padrões GoF – Factory Method
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Introdução Visão Geral do Método.
Padrões para Atribuições de Responsabilidades
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Tela de apresentação Aqui você conseguir abrir um arquivo novo ou existente Criar um novo arquivo Encontra tutorias Exporta direito para uma rede social.
Copyright Marcos L. Chaim 2005 Princípios de Projeto de Software Orientado a Objetos Segundo Semestre 2005 Marcos L. Chaim ACH Turma 02 EACH – USP.
Fundamentos de Engenharia de SW
Análise e Projeto de Sistemas
Modelos de Processo de Software
Design Pattern 4 Fundamentos da Engenharia de Software –Leonardo de França Rosa –Rodrigo de Carvalho Rocha.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS Aula 4
AQUI ESTÁ SUA NOVA CONQUISTA
O Teltax hotel é a versão orientada para gestão e controlo telefónico de unidades hoteleiras.
O Processo Unificado (UP)
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Modelo para Design de Interfaces
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Padrões de Interação com o Usuário
Introdução/Pesquisar/Alterar Etapa1 Vamos começar o acompanhamento do módulo pelo menu "Acesso Rápido"-> Atendimento. Clique no icone "Atendimento".
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Click to edit Master subtitle style 11/18/09 Gerenciamento de Congressos Carlos M., Daniel R., Rafael H. e Caio G. Desenvolvimento de Software III – 2010/1.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Engenharia de Software
Padrões de Projeto.
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
Padrão de desenvolvimento
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Modulo I Princípios e Padrões de Projeto de SW em Java Professores Eduardo Bezerra –
Projeto knowWorld Sistema para criação de Roteiros Turísticos.
Desenvolvimento Global de Software Mestrado de Informática / UFPB Francilene Procópio Garcia, D.Sc. Configuração do Processo - Parte.
Padrões de projeto M.Sc. Sílvio Bacalá Jr..
1 Design Patterns Israel Rios. 2 Origens A idéia de padrões de projeto não teve origem na ciência da computação Christopher Alexander A Pattern Language:
Objetos Distribuídos Frameworks Orientados a Objetos.
Arquitetando a Educação a Distância
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA JAVA DESIGN PATTERNS PARTE 1: INTRODUÇÃO Prof. Cesar Augusto Tacla UTFPR/Campus.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Profa. Reane Franco Goulart. É uma representação de engenharia de algo que vai ser construído. Para a engenharia de software o projeto foca em quatro.
Gestão de comunicações Fácil de instalar, fácil de usar Fiabilidade, desempenho e versatilidade Automatismos Recurso a tecnologia avançada para unidades.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
PADROES DE PROJETO PROF. OSIEL MARLON. PADRÕES DE PROJETO INTRODUÇÃO Padrões de projeto têm emergido como uma das mais promissoras abordagens para a melhoria.
Aula 02 de Eng. de Requisitos
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
IF 718 Análise e Projeto de Sistemas Augusto Sampaio Vitor Braga (Estágio docência) Camila Sá (Monitora) Parte do material cedido pela Qualiti Software.
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Padrões de Projeto. O que são?  Soluções provenientes de diversos projetos e utilizados por diversos programadores;  Documentados em catálogos como.
Projeto de Arquitetura de Software
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
1 Introdução aos Padrões de Projetos Créditos: Prof. Fabio Kon - IME/USP Adaptações: Prof. Nécio de Lima Veras.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Utilizando Padrões De Design No Desenvolvimento Rápido De Aplicações De Software Zalkind Lincoln Dantas Rocha Jair Cavalcanti Leite

Objetivo wMostrar o impacto do uso de padrão de design na arquitetura deste software bem como as dificuldades de implementá-lo utilizando uma linguagem em ambiente de desenvolvimento rápido de aplicações (RAD - Rapid Application Development)

Conteúdo wPatho Control - Descrição wProblemas enfrentados wPadrões de design wSoluções encontradas

Etapas do Laudo

Modelo de navegação wIr diretamente para as etapas de recepção, macroscopia, conclusão e entrega; wNavegar por estas etapas voltando ou avançando pelas telas que já percorreu; wMovimentar-se através de botões, opções de menu ou teclas de atalho.

Configuração de Ambiente wAdequar comandos de acordo com a etapa. wExemplo: l Enviar um exame para entrega somente após ter sido concluído; l Excluir exame apenas na recepção e na entrega; l Comandos de voltar e avançar desabilitados quando na primeira e última etapa visitada.

Problema: wConstruir uma arquitetura que: l i) suporte o modelo de navegação projetado; l ii) permita implementar o recurso de avançar e voltar; l iii) facilite a configuração de ambiente de acordo com a etapa.

Padrões de design wUm padrão de design é uma solução para um problema num determinado contexto. wSurgiu originalmente na arquitetura através dos trabalhos de Christopher Alexander.

Padrões de design wO objetivo é capturar a experiência acumulada de projetistas que perceberam padrões de solução para determinados problemas, catalogando e nomeando estas soluções testadas para serem reutilizadas mais facilmente.

Padrões de design wAlguns autores, como o grupo dos quatro, adaptaram este conceito, originalmente aplicado à arquitetura, para descrever soluções simples e elegantes para problemas específicos no design de softwares orientados a objetos.

Padrão Command wParametrizar objetos por uma ação executa de modo a ser implementada em outro local; wSuportar a funcionalidade de desfazer comandos.

Padrão Command

Padrão Command (Aplicado) wMudanças de etapas podem ser comandos; wAvançar e voltar podem ser desfazer e refazer; wPortanto o padrão COMMAND resolveria os problemas i e ii.

Padrão Command (Aplicado)

Padrão Observer wAlterar um objeto requer mudanças em outros e não se sabe quantos objetos precisam ser mudados.

Padrão Observer

Padrão Observer (Aplicado) wOs controles podem ser observadores e é possível criar assuntos cujos estados indiquem quando estes controles devem ser habilitados ou desabilitados. wO padrão OBSERVER seria adequado para resolver o problema iii.

Padrão Observer (Aplicado)

Considerações Finais wOs padrões realmente apresentaram soluções para problemas de design. wAdequações precisaram ser efetuadas: l O padrão Subject perdeu o acoplamento abstrato. Acoplar as modificações nos observadores concretos dentro do método Notify gerou altíssimo acoplamento.

Considerações Finais wOutras nem tanto: l O padrão Command foi implementado quase sem modificações em relação ao padrão proposto. wNovos assuntos e novos comandos foram acrescentados, inclusive fora do contexto de interface, sem implicação às classes já existentes.

Considerações Finais wEssas adaptações aos padrões originais para a solução dos problemas na linguagem utilizada podem contribuir na descrição de padrões mais específicos, chamados idiomas, podendo ser reutilizados em novos projetos

Contatos: Zalkind Lincoln Jair Cavalcanti Leite