A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
CURRÍCULO OFICIAL – FILOSOFIA – E.M – 1º ANO – 2º BIMESTRE
Rompendo Paradigmas María Cristina Plencovich Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola UFRRJ, Seropédica, 28 Abril 2008.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Antonio R. Navarro Campos do Jordão, 2008
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Projeto Político-Pedagógico
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS THOMAS S. KUHN
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
Derivan Brito da Silva1; Karine Krameck1;
Nilva de oliveira brito dos santos
“ O saber e o fazer docente”
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Introdução à Sociologia
A que distância estaremos da Idade Moderna?
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS
2ª Aula –Projetos de Ensino de Física
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
THOMAS KUHN E A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Carla Maria R. Alves Elisangela de Souza Santos
Softwares Educacionais – Cód
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Subprojeto: Geografia
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
ABORDAGENS COMPARATIVAS DA AVALIAÇÃO ESCOLAR
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
MÉTODOS DE ENSINO EM CIÊNCIA BIOLOGICA.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Universidade Severino Sombra Liga Científica de Aterosclerose Medicina - Vassouras Ac. Tiago de Souza Lopes.
E como trabalhar questões como: A AIDS é um castigo dos pecadores. Só pega AIDS quem quer. Problematização: A aids é uma doença “moderna” ou “antiga”?
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PARADIGMAS DE PESQUISA
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
Thomas Kuhn: Um novo conceito de Ciência
Transcrição da apresentação:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ADEILMA SANTOS RODRIGUES ELISANGELA JESUS DA SILVA LUZENILDES VENCESLAL DOS SANTOS MARIA JOSÉ DE SOUZA PEIXOTO

Introdução O presente trabalho objetiva apresentar fatos relativos à evolução do conhecimento científico sendo que a primeira ruptura em termos de concepção do conhecimento deu-se a partir do salto da visão mítica para a razão. Pretende elencar também as influências do paradigma dominante da ciência nas áreas do conhecimento. Discuti de forma sucinta o paradigma emergente, destacando alguns princípios necessários para que a pratica docente propicie a construção do conhecimento.

1° A Evolução do Conhecimento Científico Atualmente têm-se como pressuposto que, para que ocorra a construção do conhecimento há que se estabelecer uma relação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.

2º O Termo Paradigma e a Influência do Paradigma Dominante nos Campos do Conhecimento Em se tratando de Paradigma, cabe explicitar o significado deste termo. Thomas Kuhn Edgar Morin Capra

3° Pedagogia Conservadora e a Reprodução do Conhecimento Científico. Autores como Becker , Mizukami, Behrens e Libâneo, abordam os paradigmas conservadores , os quais visam a reprodução do conhecimento. Nesse sentido, em termos de abordagens do ensino ressaltam a Pedagogia Tradicional, a Abordagem Humanista , a Escolanovista e a Tecnicista.

4° A Crise do Paradigma Dominante e Emergente A crise do paradigma dominante se dá de acordo com santos , a partir de Einstein e a mecânica quântica, como também do teorema da incompletude e da impossibilidade de Gödel e dos progressos do conhecimento nos domínios da microfísica, da química e da biologia .