Avaliação de projectos sociais de intervenção Para uma utilização integrada das metodologias de avaliação
Definições de avaliação “Avaliar é comparar num momento determinado o que se conseguiu através da acção, com o que se devia ter alcançado de acordo com a planificação prévia” (Vergara, 1993: 14).
Definições de avaliação “Avaliação é um julgamento sistemático do valor ou do mérito de um objecto” (Stufflebeam e Shinkfield, 1995: 19).
Objectivo central da avaliação Medir os efeitos de um programa ou projecto por comparação com as metas que se propôs alcançar, em vista a contribuir para a tomada de decisões sobre o projecto e para melhorar a programação futura (Weiss, 1975).
Funções da avaliação Diagnóstico Preditiva Orientadora De controlo
O que vamos avaliar? Avaliação das necessidades Avaliação do desenho (diagnóstico) Avaliação do desempenho Avaliação por objectivos Avaliação das competências Avaliação da transferência (pós-formativa)
Quem faz a avaliação? Avaliação externa Avaliação interna Avaliação mista
Segundo os momentos Avaliação do diagnóstico Avaliação processual Avaliação final Avaliação pós-acção
Avaliação do Diagnóstico Implica um estudo do contexto onde se desenrola a formação, no sentido de detectar in loco os indicadores que põem de relevo situações problemáticas ou passíveis de melhoria
Avaliação do Processo Utilizar técnicas de investigação para recolher o máximo de informação sobre o processo em curso Utilizar instrumentos regulares de avaliação das acções Emitir juízos de valor sobre todo o processo
Avaliação Final Implica uma síntese que combine todos os elementos obtidos através das avaliações anteriores. Analisando os resultados chagamos a uma apreciação global que nos diz o que foi conseguido com a formação em causa.
Avaliação Pós-acção Mudança e transferência da mudança à prática Organizar sistema de observação / inquérito que nos permitir saber em que medidas as mudanças conseguidas pelo projecto foram ou não incorporadas na prática
Instrumentos de avaliação Análise estatística Análise de documentos Inquérito por questionário Inquérito por entrevista Observação das actividades / tarefas/ etc. Avaliação por parte da equipa executora Avaliação por parte dos participantes ou beneficiários, directos ou indirectos, do projecto Follow-up
Modelos de avaliação tradicionais Avaliação orientada para os objectivos (geralmente mais quantitativo) Avaliação para a tomada de decisões Três propósitos: servir de guia para a tomada de decisões; obtenção de dados para a responsabilização; compreender os fenómenos para aperfeiçoar o projecto. Estipula 4 passos a seguir (cont.)
Modelos de avaliação tradicionais Avaliação para a tomada de decisões (4 passos): Avaliação do contexto: com vista a estabelecer de forma segura objectivos específicos para planificar Avaliação de input: para saber como começar a acção, que estratégias empregar, etc. Avaliação do processo Avaliação do produto
Modelos de avaliação tradicionais Modelo de discrepância: centra-se na comparação entre a execução e a realização prática Passos: desenho, implantação, processo, produto e comparação O último passo centra-se nas análises de custo / benefício.
Modelos alternativos Avaliação respondente (Stake (1975), Guba e Lincoln (1982): Centra-se no processo Também se chama reactivo, opondo-se à avaliação como algo pré-estabelecido Pretende obter um cenário completo e holístico Geralmente é levado a cabo pelos agentes da acção
Modelos alternativos Avaliação respondente (Stake (1975), Guba e Lincoln (1982): principais passos Rever as actividades Descobrir o propósito do projecto Identificar as categorias para determinar o método de avaliação Seleccionar os observadores e os instrumentos Realizar estudos de casos para entender os dados em profundidade Redigir os relatórios e as recomendações correspondentes.
Modelos alternativos Avaliação democrática Dirigido à mudança de todos os participantes no projecto Todos participam na avaliação, na interpretação dos dados, nas decisões sobre o desenho da avaliação, etc. Implica uma participação responsável dos avaliadores e dos avaliados, que formam uma equipa Técnicas mais utilizadas: observação, entrevistas, debates, questionários, etc.