JORNADA PEDAGÓGICA E T A P Ú N I C

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Transcrição da apresentação:

JORNADA PEDAGÓGICA E T A P Ú N I C Ponta Grossa, 20 e 22 de Abril de 2010 SEMINÁRIO VERBO DIVINO Ministrantes - Equipe GGE -Coordenação de Gestão Escolar Professores (as): Aurélio, , India, Helen e Priscila

I T N E R A 2 1 PEDAGOGOS NO NRE ITINERANTE 2010 - Oportunidade de apresentar/COMPARTILHAR as suas práticas pedagógicas. - As oficinas devem ser elaboradas em três conteúdos que envolvem a organização do trabalho pedagógico: O Currículo, A Gestão Escolar e a Avaliação do ensino-aprendizagem

Quem pode ser docente da oficina dos pedagogos? Pedagogos (as) QPM ou PSS (desde que já cadastrado no Portal Dia a Dia), que esteja atuando nos estabelecimentos de ensino ou NRE (na equipe CGE ou instâncias colegiadas). Terão prioridade os pedagogos que participaram do Programa PDE.

PARECERES OFICINAS A Equipe da Coordenação de Gestão Escolar (CGE), por meio de pareceres dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), selecionará as práticas inscritas. 

A inscrição dos Pedagogos será feita no sistema (SIMULAÇÃO A SEGUIR) OFICINAS A inscrição dos Pedagogos será feita no sistema (SIMULAÇÃO A SEGUIR) As oficinas do evento acontecerão entre maio e setembro deste ano nas escolas estaduais.

PONTUAÇÃO -Professor docente em uma fase: certificação de 20h de docência (12h de trabalho e 8h de preparação), mais 12h de participação na outra fase. - Professor docente nas duas fases: certificação de 40h (24h de oficinas e 16h de preparação)

Descrição da metodologia da oficina; Materiais e recursos pedagógicos; FORMATO Justificativa; Problematização; Descrição da metodologia da oficina; Materiais e recursos pedagógicos; Referências; Recursos de mídia.

NRE – PONTA GROSSA – 3 PÓLOS POLOS DATAS CASTRO de 09 a 11/06/2010 PONTA GROSSA 1 - de 16 a 18/06/2010 PONTA GROSSA 2 de 23 a 25/06/2010 PALMEIRA de 28 a 30/06/2010

3-AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM CONTEÚDOS E SUBTEMAS CONTEÚDOS 1 - CURRÍCULO ESCOLAR 2 - GESTAO ESCOLAR E GESTÃO DO TEMPO: ENSINO MÉDIO POR BLOCOS 3-AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

SUBTEMAS - CURRICULO A abordagem histórico cultural e o papel do conhecimento científico, histórico, filosófico e artístico. O papel do pedagogo na mediação do currículo (disciplinar) e das Diretrizes Curriculares Estaduais. O plano de trabalho docente como expressão da intencionalidade do recorte do conteúdo. O papel do pedagogo na mediação do currículo e da escola do livro didático como expressão da concepção de escola, de homem e de sociedade.

SUBTEMAS - GESTÃO A concepção de gestão na escola pública, para a escola pública e o processo coletivo de tomada de decisão. O papel da Instâncias colegiadas na Gestão Democrática e a participação dos pais nas atividades da escola. O papel do pedagogo na mediação da gestão democrática e os espaços e tempos coletivos de tomadas de decisão e avaliação do trabalho pedagógico. Gestão do tempo: Ensino Médio por Blocos – a intenção do ponto de partida e a contenção da evasão escolar e do ponto de chegada - a reorganização do tempo de ensinar, aprender e estudar; a relação tempo e metodologia e o trabalho pedagógico por blocos. O papel do pedagogo nesta mediação – tempo – metodologia.

SUBTEMAS - AVALIAÇÃO Conceitos e concepção do processo de ensino -aprendizagem e avaliação do binômio ensinar e aprender. A avaliação do processo do ensino -aprendizagem em função dos critérios de avaliação e dos objetivos definidos para o conteúdo de ensino. A relação conteúdo-forma no acompanhamento do ensino-aprendizagem e definição dos instrumentos e critérios de avaliação e reavaliação. Os tempos e espaços de avaliar o ensino -aprendizagem,do currículo, da metodologia, da seleção dos conteúdos e, portanto, da organização do trabalho pedagógico.