Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Formação em ação Segundo Semestre..
Dra. Elizabeth Teixeira
Administração de Marketing 1
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Em Foco: Pesquisa-ação sobre a prática docente
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Projeto Ensino com novas metodologias Professora Marta Roque Branco
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
“Lingo of Learning” 88 terms every science teacher should Know
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
ANPED GT-19 Educação Matemática
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Estudo de Cunho Etnográfico
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Capacitação dos professores
O uso de novas mídias nas escolas
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
2º ENCONTRO PRESENCIAL GSE SUPERVISORES. Resultado do 1º EP GSE SUP VídeoAvaliação.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
“O bom professor é aquele que não dá aula.”
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
10 Competências do Professor Moderno
Prof. Aron Roberto Ferreira
Professora Lucinda Gonçalves Fernandes Ensino Fundamental \\ e Médio
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Divulgando a Pesquisa.
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Docência universitária: repensando a aula
O uso das tecnologias na escola
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Professor Dr. Renato Vaz
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
Transcrição da apresentação:

Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem

Metodologias e tecnologias ativas de aprendizagem Escopo: responsável pelo estudo de novas metodologias, pela formação permanente dos docentes em práticas ativas de aprendizagem e pela análise de dados de aplicação das metodologias, tendo em vista as demandas do mundo contemporâneo e os consequentes desafios postos ao ensino superior.

Tecnologia e metodologias?

O que é a tecnologia? tecnologia tec.no.lo.gi.a sf (tecno+logo+ia) 1 Tratado das artes em geral. 2 Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. 3 Linguagem peculiar a um ramo determinado do conhecimento, teórico ou prático. 4 Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral: Nossa era é a da grande tecnologia. T. de montagem de superfície.

O que é a tecnologia? tecnologia tecno (arte, ofício = tecnologia, tecnocracia); log, logia (estudo = ginecologia, astrologia);

Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino?

Tecnologia e ensino O que já foi considerado como tecnologia para o ensino? Microsoft PowerPoint Apple Keynote

Tecnologia e ensino Há muitas tecnologias disponíveis!

Tecnologia e ensino As pessoas têm acesso aos meios tecnológicos cada vez mais cedo.

Tecnologia e ensino É um evento natural da evolução humana...

Pergunta 01 Escolha a tecnologia/metodologia utilizada mais frequentemente em sala de aula (1ª mais utilizada): 1. Datashow 2. Lousa 3. Retroprojetor 4. Filme 5. Diálogo com os alunos 6. Dinâmica de grupo 7. Estudo de texto 8. Trabalho em grupo 9. Aula expositiva/dialogada 10. Outro

Pergunta 02 Escolha a tecnologia/metodologia utilizada com frequência média em sala de aula (2ª mais utilizada): 1. Datashow 2. Lousa 3. Retroprojetor 4. Filme 5. Diálogo com os alunos 6. Dinâmica de grupo 7. Estudo de texto 8. Trabalho em grupo 9. Aula expositiva/dialogada 10. Outro

Pergunta 03 Escolha a tecnologia/metodologia que você nunca utilizaria em sala de aula: 1. Datashow 2. Lousa 3. Retroprojetor 4. Filme 5. Diálogo com os alunos 6. Dinâmica de grupo 7. Estudo de texto 8. Trabalho em grupo 9. Aula expositiva/dialogada 10. Outro

Tecnologia, aprendizagem e aproximação Tecnologia tem relação com a aprendizagem? Sim? Não? Sugestões?

Tecnologia, aprendizagem e aproximação Basta a criatividade?

Tecnologia e aprendizagem A adoção da tecnologia não dispensa a escolha de um método adequado. O que seria um método adequado? Utilizar as ferramentas da tecnologia? Utilizar sempre a mesma tecnologia? Quais os benefícios da utilização de várias tecnologias? E de uma única?

Tecnologia e aprendizagem Após a escolha do(s) método(s): Criar um ambiente de aprendizagem efetivo (reconfigurar carteira, luzes, sistema de avaliação). Acreditar que poderá ter um resultado bom com o método escolhido. Transmitir segurança para os alunos.

Disciplina com o uso da tecnologia Crie regras sobre o uso da tecnologia (regras negociáveis ou inegociáveis). O que uma pessoa considera como atitude respeitosa pode não ser considerado por outra pessoa. Prática: praticar o uso da tecnologia com os alunos até que se torne automático. Consistência no uso dos métodos: elimina a possibilidade de erros pelos alunos.

Disciplina com o uso da tecnologia Início da aula: sempre inicie a aula com alguma atividade tecnológica (“Para começo de conversa...”) Planejar o conteúdo da aula: os alunos tendem a perder a concentração após 7-10 minutos de explanação contínua. Tente ajustar atividades práticas em ciclos de até 20 minutos (5 minutos para atividade ou menos).

Disciplina com o uso da tecnologia IMPORTANTE: Não corra com a aula! No planejamento da aula, tenha certeza de que terá tempo para os ciclos de explanação. Afobamento ao final da aula desconcentra os alunos e eles se sentem inseguros (além de bravos!) Encerre a aula demonstrando o que você queria que os alunos aprendessem naquela determinada aula.

Aproximação com o uso da tecnologia Diga algo positivo para a sala todos os dias; professores são a imagem direta que o aluno constrói da disciplina lecionada. A tecnologia inspira uma mudança de comportamento no professor, não de personalidade.

Pergunta 04 Qual o período você acha que leva para a tecnologia utilizada em sala de aula mudar? (Por exemplo: começou a utilizar o Datashow ao invés de utilizar o retroprojetor). 1. 0-6 meses 2. 6 meses a 1 ano 3. 1-3 anos 4. 3-5 anos 5. 6 anos ou mais 6. nunca altera

Pergunta 05 Você mudaria a metodologia quando alterasse a tecnologia empregada em sala de aula? 1. Sim, alteraria concomitantemente. 2. Sim, mas somente alteraria depois de um determinado período de experimentação. 3. Não alteraria 4. Não e não precisaria alterá-la 5. Não alteraria a tecnologia

Pergunta 06 De acordo com seu entendimento, qual o maior desafio que o Professor pode enfrentar? 1. A alteração da tecnologia. 2. A adequação da metodologia.

Pergunta 07 Você considera que a tecnologia privilegia o estudo: 1. Teórico. 2. Prático. 3. Ambos.

Pergunta 08 Você já enfrentou problemas em sala de aula devido ao uso de tecnologias pelos alunos? 1. Não. 2. Sim, do celular. 3. Sim, do notebook. 4. Sim, do tablet. 5. Sim de outras tecnologias.

Tecnologia e metodologias Métodos? Democratic method? Autocratic method? Passive learning? Active learning? (peer instruction; TBL; Case study; think-pair-share; learning cell; class discussion; short written exercise; collaborative learning group; clarification pauses; reading quiz; clearest point, daily journal...). Tecnologia e metodologias