Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Governo Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica A Resignificação do Ensino Agrícola Rio do Sul - SC 11 e 12 de.
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
A questão das mudanças nas organizações
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Cooperação e Governança
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Prof. Dirce Stein Backes
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Projeto de Inclusão produtiva e social
Relações de trabalho e capitalismo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
CIDADANIA PLANETÁRIA.
MEMÓRIA DO FÓRUM CIENTÍFICO Vivemos com nossa memória. Melhor dizendo, somos nossa própria memória José Saramago.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Pacto do Ensino Médio e o REM
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Premissas Dados das Microrregiões.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Fórum Nacional de Educação
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
A Economia do Conhecimento
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
Fundamentos da Administração Pública
PRODUÇÃO E CONSUMO DO ESPAÇO URBANO
MODALIDADE DE ENSINO EJA TEMPOS FORMATIVOS Tempos de Formação I e II Tempo de Saber.
Sistematização Questões Transversais Transversalidade da questão de Gênero (trabalhar com mulheres, mas também com homens, buscando combater a “dominação.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A tirania da informação e do dinheiro e o atual sistema ideológico
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
Questões de participação social na cooperação Sul-Sul em SSAN e DHA Renato S. Maluf CPDA/UFRRJ – FBSAN – CONSEA CONSEA, 5ª Conferência Nacional em SAN.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Mágica e dinâmica... CONSUMO EDUCACAO E SUSTENTABILIDADE.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Fundamentos de Sociologia Prof. Francisco Eduardo B. Vargas Instituto de Sociologia e Política Universidade Federal de Pelotas 2/6/2016 Curso de Filosofia.
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Trabalho ministrado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Sociedade,
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho

OBJETIVOS: Construção de conhecimentos sobre desenvolvimento, instituições e processos sociais relacionados ao sistema agroalimentar e ao mundo rural. LINHAS DE PESQUISA: 1.Estudos de cultura e mundo rural 2.Instituições, mercados e regulação 3.Movimentos sociais 4.Políticas públicas, Estado e atores 5.Natureza, ciência e saberes Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad

Refletir sobre desenvolvimento, instituições, mercados, estratégias empresariais e comportamento dos consumidores, considerando: Re-ordenamento das relações social-econômico e público-privado; Redefinição dos papéis institucionais (organismos de governança global, Estados nacionais, governos regionais e locais, empresas, consumidores e sociedade civil); Diferentes práticas dos consumidores em diferentes mercados agroalimentares; Ciência, tecnologia e cidadania como elementos constitutivos das novas estruturas de consumo. Instituições, Mercados e Regulação

Disciplinas (mestrado e doutorado): Teorias Sociais Contemporâneas Sociologia do Consumo Orientação de teses e dissertações sobre temas relacionados ao consumo Pesquisas

Investigações em andamento: Estudos do consumo no Brasil Ambientalização dos movimentos de consumidores Consumo alimentar (orgânicos) Consumo político Compras coletivas e redes de consumidores Confiança dos consumidores Consumo de tecnologias digitais Consumo Pet (humanização dos pets; bem-estar animal; mercado de produtos e serviços para animais de estimação) Novos movimentos sociais econômicos

05 edições do Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) I Encontro Luso-brasileiro de Estudos do Consumo 2004 – I ENAC Tema: Consumo, cultura e identidade Objetivo: Discutir as diversas formas pelas quais as identidades modernas se constituem através das práticas e discursos sobre o consumo.

2005 – II ENAC Tema: Os novos poderes do mercado Objetivo: Refletir sobre os novos “atores do mercado”, a mercantilização da cultura, a construção da responsabilidade social e ambiental dos consumidores e do mercado e, ainda, a análise de noções aparentemente paradoxais como “socialismo de mercado” e “capitalismo solidário”.

2006 – III ENEC Tema: Tempos e espaços do consumo em uma perspectiva comparada Objetivo: Compreender as diversas modalidades de consumo e os diferentes tipos de sociedades de consumo, ao longo de eixos históricos e geográficos diversificados.

2008 – IV ENEC Tema: Novos rumos da sociedade de consumo Objetivo: Analisar as mais recentes inovações e transformações nos discursos e práticas sobre consumo, em especial com relação ao crescente papel do consumo ético, consumo responsável e consumo político, relacionando tais temas com questões mais amplas sobre os rumos da sociedade globalizada.

2010 – V ENEC + I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo Tema: Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo Objetivo: Refletir sobre as recentes transformações na esfera do consumo, em que questões éticas, de sustentabilidade, de saudabilidade, tecnológicas e de valorização da origem dos produtos parecem ser as grandes linhas mestras que orientam as escolhas e as ações de consumidores.