Elaboração de Projeto de Pesquisa

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Transcrição da apresentação:

Elaboração de Projeto de Pesquisa Prof. Sandra Sanchez

O QUE É PESQUISA? É procurar respostas para inquietações, ou para um problema. Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente (MINAYO, 1993). É um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico (GIL, 1999).

CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS Do ponto de vista da sua natureza. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema. Do ponto de vista de seus objetivos. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados.

NATUREZA DA PESQUISA Pesquisa Básica Gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa Aplicada Gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

FORMA DE ABORDAGEM Pesquisa Quantitativa Traduz em números, opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa Considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é foco principal.

OBJETIVOS Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explicito ou a construir hipóteses. Pesquisas bibliográficas e estudos de caso. Pesquisa Descritiva: envolve técnicas padronizadas de coleta de dados, como questionários e observação sistemática. Assume a forma de levantamento. Pesquisa Explicativa: explica o porquê das coisas, visando identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Assume a forma de Pesquisa experimental.

DIFERENTES PROCEDIMENTOS TÉCNICOS Pesquisa Bibliográfica: a partir de material já publicado. Pesquisa Documental: a partir de material não analisado. Pesquisa Experimental: variáveis de controle sobre um objeto. Levantamento: interrogação direta. Estudo de caso: estudo profundo de um ponto para detalhamento do conhecimento. Pesquisa-ação: resolução de um problema coletivo. Pesquisa Participante: interação entre pesquisadores e membros da situação investigadas.

FASES DO PROCESSO METODOLÓGICO FORMULAÇÃO DO PROBLEMA ANALISE DOS DADOS FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE CONCLUSÕES E GENERALIZAÇÕES COLHER OS DADOS REDAÇÃO

ETAPAS DA PESQUISA O projeto de pesquisa deve, fundamentalmente, responder as seguintes perguntas (Rudio, 1986): O que pesquisar? Por que pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Quando pesquisar? Com que recursos? Pesquisado por quem?

TÓPICOS BÁSICOS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA 1 - INTRODUÇÃO (tema e problema) O tema é o assunto geral sobre o qual se pretende investigar. É uma primeira delimitação dentro de uma área de pesquisa, de um campo de conhecimento. Explicitar o problema é uma questão básica da investigação, pois pressupõe reflexão, amadurecimento do tema pela LEITURA ou pela EXPERIÊNCIA, troca de ideias com pares. Com a problematização, aparecem polemicas que envolvem o tema e/ou problema. O problema é uma pergunta ou questão específica que se pretende investigar. Supõe uma delimitação maior do que o tema. Ao problematizar a questão, cabe perguntar que outros aspectos da realidade se relacionam com o problema.

Cont. 2 - JUSTIFICATIVA As questões de pesquisa devem ser relevantes, de interesse científico, social ou cultural, e devem ser viáveis do ponto de vista do seu estudo. A pesquisa supõem alocação de recursos, o que torna necessário explicitar a natureza do assunto, sua relevância ou importância para a área de conhecimento, impactos sociais de seus resultados e viabilidade da pesquisa.

Cont. 3 - OBJETIVOS O objetivo intrínseco de uma pesquisa é responder analiticamente a questão ou ao problema central que foi enunciado e problematizado. Eles são importantes porque sintetizam a discussão anterior e dão mais clareza e visibilidade ao que se pretende conhecer com a pesquisa.

Cont. 4 - REFERENCIAL TEÓRICO Este tópico é o mais crucial na construção de um objeto de pesquisa. O referencial começa com as LEITURAS para a problematização, mas ganha peso à medida que vai permitindo passar de uma proposta de pesquisa, para um projeto com todas as etapas de elaboração.

- Incluir a descrição das características da população e da amostra. Cont. 5 - METODOLOGIA Deve ser entendida no seu sentido próprio de método, de caminho para alcançar determinado objetivo, o que implica uma concepção da realidade ou do fragmento de realidade escolhido como objeto de estudo. Enfim, deve descrever de forma detalhada como se pretende atingir o objetivo proposto. A metodologia pode ser organizada na forma de tópico, como por exemplo: População e amostra - Incluir a descrição das características da população e da amostra. - O processo de seleção dos sujeitos. - O tamanho da amostra e como foi estabelecido.

Como (grupo ou individual); Quando (qual período); Onde (local); Cont. Instrumentação Descrição dos instrumentos utilizados. Indicar as fontes a serem utilizadas para elaboração dos instrumentos. Coleta de dados Como (grupo ou individual); Quando (qual período); Onde (local); Quem (pelo pesquisador, equipe ou correio) e A quem vai ser aplicado o instrumento. Tratamento dos dados - Quando utilizar, sempre indicar o uso de tratamento estatístico.

6 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Cont. 6 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Consiste na distribuição das diversas etapas da pesquisa por um espaço de tempo. 7 - ORÇAMENTO Destina-se a previsão de recursos humanos, materiais e financeiros para o desenvolvimento do projeto. 8 - BIBLIOGRAFIA Trata-se de expor, dentro das normas da ABNT, os livros e documentos consultados.

SUGESTÕES DE LEITURA LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2006. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 Ed. São Paulo: Cortez, 2000. ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 Ed. São Paulo: Pioneira, 1999.

DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir. 1ª Ed., 2005 Cont. RICHARDSON, R.J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 Ed., São Paulo: Atlas, 2007. RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 32 Ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2004. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12 Ed., São Paulo: Cortez, 2003. DEMO, P. Pesquisa e informação qualitativa. Campinas: Papirus, 1ª Ed., 2001. DEMO, P. Pesquisa participante: saber pensar e intervir. 1ª Ed., 2005

Você pode mudar a sua história É só acreditar que VOCÊ é capaz Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir e chorar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o DECIDIR. Cora Coralina Você é CAPAZ Só depende de você Essa é a hora Você pode mudar a sua história É só acreditar que VOCÊ é capaz