PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010
Amostragem em Pesquisas Sócio-Econômicas
Aprendizado de Máquina
Estatística amintas paiva afonso.
Métodos de Amostragem.
Estatística amintas paiva afonso.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
ESTATÍSTICA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
ESTIMAÇÃO.
Amostragem: noções básicas Metodologia Científica
Estatística Descritiva Aula 02
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística Aula 19 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
Capítulo 7 Teste de Hipóteses
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
PESQUISA DE OPINIÃO VITIMIZAÇÃO RECIFE PESQ. Nº 015/2009.
Distribuição F Considere duas populações com distribuição de Gauss com médias 1, 2 e variâncias 12 e 22 . Retire uma amostra aleatória de tamanho.
Estatística Aplicada (Aula 4)
Estatística Aplicada (Aula 4)
PARA LEITURA E APOIO NA EXECUÇÃO DO TRABALHO FINAL
Curso de verão 2013 laboratório em planos complexos de amostragem
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA.
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA.
Professoras Marcia e Vivian
Aula 0. Doces Lembranças de MAE0219
Estatística Descritiva (I)
ME623A Planejamento e Pesquisa
Notação: População: i M XiT é o total do cluster i;
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Teoria da amostragem Camilo Daleles Rennó
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA MÉDIA DA AMOSTRA OU DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE
Disciplina Auditoria I
ESTATÍSTICA.
Métodos Quantitativos II
Modelagem Estatística
ESTATÍSTICA.
Amostragem Pontos mais importantes:
No estudo de fenômenos relacionados à saúde, muito poucas vezes utiliza-se de censo: em geral trabalha-se com amostra. Censo é um levantamento que inclui.
Técnicas de amostragem
Estatística Inferencial (cap. 7 Martins)
Distribuição da Proporção Amostral
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
ANÁLISE ESTATÍSTICA II
Rio Verde - Goiás - Brasil
Inferência Estatística
Modelagem Estatística
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Prof.° Helenton Carlos da Silva
PESQUISA DE MARKETING 8a Aula
Esquematicamente, temos:
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
Conceitos de amostragem
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 2 Capítulo 8 – Outras Formas de Amostragens Probabilísticas e o Tamanho da Amostra

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 3 Procedimentos para a realização de amostragens aleatórias estratificadas 1.Divide-se a população objeto do estudo em estratos que sejam mutuamente exclusivos e coletivamente exaustivos. 2.Define-se o número de elementos a selecionar em cada estrato. 3.Seleciona-se uma amostra aleatória simples e independente em cada estrato. Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra

Mattar PESQUISA DE MARKETING Calcula-se a média e o desvio-padrão de cada amostra. 5. Compõem-se as médias e os desvios-padrão de cada amostra para o cálculo da média e do desvio-padrão que serão usados como estimadores dos parâmetros da população. Observação: A amostragem estratificada pode ou não ser proporcional à incidência dos estratos na população. Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Procedimentos para a realização de amostragens aleatórias estratificadas (cont.)

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 5 Amostragem estratificada proporcional - Quando as amostras de cada estrato são proporcionais à incidência do estrato na população. Neste caso, os resultados do processamento da amostra total serão inferidos diretamente para a população. Amostragem estratificada não proporcional – Quando as amostras de cada estrato não são proporcionais à incidência do estrato na população. Neste caso, os resultados do processamento das amostras de cada estrato precisam ser ponderadas pelo seu tamanho para compor o resultado da amostra total para poder inferir os resultados para a população. Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Amostragens aleatórias estratificadas proporcionais e não proporcionais

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 6 Fórmula para correção de uma amostra desproporcional Pn = An/ an Onde: Pn = peso a ser atribuído aos resultados da sub-amostra n An = proporção de elementos da subamostra n na população an = proporção de elementos da subamostra n na amostra Amostragens estratificadas não proporcionais Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 7 Exemplo de correção de uma amostra desproporcional Marcas de fábrica Participação de mercado % Elementos da amostra % Volkswagen General Motors Ford Fiat 36% 28% 22% 14% 75 25% Total100%300100% Aplicando a fórmula para correção de dados, obtém-se os pesos a serem utilizados na ponderação de cada estrato para compor os resultados da amostra total: P (Volkswagen) = 1,44 P (General Motors) = 1,12 P (Ford) = 0,88 P (Fiat) = 0,56 Amostragens estratificadas não proporcionais (cont.) Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 8 Amostragens estratificadas não proporcionais (cont.) Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Razões para utilização de amostragens estratificadas não proporcionais 1.Conhecimento prévio da população indica que certos estratos devem ter peso maior em função da maior variabilidade intra-estrato e/ou maior ou menor representatividade extra-estrato. 2.Quando a amostragem proporcional resultar em células que não apresentem consistência (número de elementos) que permitam efetuar análises estatísticas.

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 9 Amostragens estratificadas não proporcionais (cont.) Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Regras práticas para determinar o peso da participação de estratos não proporcionais 1.Quanto maior a participação de um estrato na população, maior deverá ser sua participação. 2.Quanto maior o estrato em relação aos demais, maior deverá ser sua participação. 3.Quanto maior a variabilidade dentro do estrato, maior deverá ser sua participação.

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 10 Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Substituto da amostragem probabilística simples Amostragem por conglomerados (ou grupos) Na amostragem probabilística simples cada elemento da população é sorteado isoladamente para constituir a amostra. Na amostragem por conglomerados, grupos de elementos da população são simultaneamente sorteados para constituir a amostra. Tipos de amostragens por conglomerado: Sistemática Área

Mattar PESQUISA DE MARKETING Estabelecer um rol ordenado dos elementos da população. 2. Numera-se todos os elementos da população, de 1 até N. 3. Determina-se o tamanho da amostra n. Passos na mostragem sistemática 4. Determina-se o passo k = N/n. 5. Sorteia-se um número de 1 a k. O elemento da população correspondente a esse número será o primeiro elemento da amostra. 6. Os demais elementos são determinados somando-se k ao elemento sorteado ou ao elemento anterior, até se chegar ao final da população. Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Amostragem por conglomerados (ou grupos)

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 12 Passos da amostragem por Área em um Estágio 1. Listar e numerar todos os quarteirões de uma cidade (população de quarteirões = N q ). Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra 3. Coletar dados de todas as residências dos n q quarteirões sorteados. 2. Sortear uma amostra aleatória simples ou sistemática de tamanho n q da população de N q quarteirões. Amostragem por conglomerados (ou grupos)

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 13 Passos da amostragem por Área em dois Estágios: 1. Listar e (ou) numerar todos N q quarteirões de uma cidade. Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra 2. Sortear uma amostra aleatória simples ou sistemática de tamanho n q da população de N q quarteirões. 3. Listar e (ou) numerar todas as residências dos n q quarteirões sorteados. 4. Sortear uma amostra aleatória simples ou sistemática de n r residências de cada um dos n q quarteirões sorteados. Amostragem por conglomerados (ou grupos)

Mattar PESQUISA DE MARKETING Subdividir o país em áreas primárias. Considerar áreas primárias: regiões metropolitanas, comarcas ou grupos de comarcas (quando se tratar de comarcas muito pequenas). Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra 2. Estratificar essa população de áreas primárias para estar seguro de que a amostra a ser construída tenha, na mesma proporção, os diferentes tipos de áreas primárias e (ou) diferentes regiões do país. 3. Listar e (ou) numerar todas as divisões obtidas. Amostragem por conglomerados (ou grupos) Passos da amostragem por Área em Multiestágios :

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 15 Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra 4. Sortear uma amostra aleatória estratificada dessa população de áreas primárias. 6. Sortear uma amostra aleatória estratificada da população de cidades grandes, cidades pequenas e municípios restantes em cada área primária sorteada. 5.Em cada área primária selecionada, elaborar uma lista das cidades grandes, médias e dos municípios restantes e criar estratos. Amostragem por conglomerados (ou grupos) Passos da amostragem por Área em Multiestágios (cont.)

Mattar PESQUISA DE MARKETING Listar e (ou) numerar todos N q quarteirões de cada locação amostral. Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra 8. Sortear uma amostra aleatória simples ou sistemática de tamanho n q da população de N q quarteirões de cada locação amostral. 9. Listar e (ou) numerar todas as residências de cada um dos n q quarteirões sorteados de todas as locações amostrais. 10. Sortear uma amostra aleatória simples ou sistemática de n r residências de cada um dos n q quarteirões de cada locação amostral. Amostragem por conglomerados (ou grupos) Passos da amostragem por Área em Multiestágios (cont.)

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 17 Ilustração da Amostragem por Área de Múltiestágios Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra

Mattar PESQUISA DE MARKETING O erro amostral decresce à medida em que: crescer o tamanho da amostra; crescer a homogeneidade dos elementos amostrados a cada estágio. Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra 2.Para um determinado tamanho total da amostra, o erro amostral decresce na medida em que: crescer o número de elementos dos estágios intermediários; decrescer o número de elementos do estágio final. Características da amostragem por área em multiestágios

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 19 Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Determinação do tamanho da amostra n = Z 2 2 e2e2 Situação 1Situação 2Situação 3 Dado Z = e = Z n = Z 2 2 e2e2 n e Z (n.c.) n e n Fórmula geral para determinação de n: Sendo: Z = Valor da normal padronizada ao nc e = Erro máximo admissível = Desvio padrão da população Para um mesmo,definidas duas variáveis, o valor da terceira será conseqüente:

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 20 Resumo das condições e fórmulas para determinação do tamanho de amostras probabilísticas estimativas de medidas Estimativas de medidas (ou valores) Quando conhecido σ da população Populações infinitasPopulações finitas Geral1 Z 2 σ 2 e 2 5 NZ 2 σ 2 n 2 (N – 1) + Z 2 σ 2 Z = 1 nc = 68% 2 σ 2 e 2 6 Nσ 2 e 2 (N – 1) + σ 2 Z = 2 nc = 95% 3 4σ 2 e 2 7 N4σ 2 e 2 (N – 1) + 4σ 2 Z = 3 nc = 99,7% 4 9σ 2 e 2 8 N9σ 2 e 2 (N -1) + 9σ 2 Quando desconhecido σ da população, substituir σ por S, sendo S estimador de σ obtido em amostra piloto Erro sempre medido em valor absoluto Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra n =

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 21 Resumo das condições e fórmulas para determinação do tamanho de amostras probabilísticas estimativas de proporções Estimativas de proporções (ou porcentagens) Populações infinitasPopulações finitas Geral9 Z 2 p.q e 2 13 NZ 2 p.q n 2 (N – 1) + Z 2 p.q Z = 1 nc = 68% 10 p.q e 2 14 Np.q e 2 (N – 1) + p.q Z = 2 nc = 95% 11 4σp.q e 2 15 N4p.q e 2 (N – 1) + 4p.q Z = 3 nc = 99,7% 12 9p.q e 2 16 N9p.q e 2 (N -1) + 9p.q Conhecidos p e q da população Sendo: p = % característica q = % não característica p + q = 1 (ou 100%) Erro sempre medido em porcentagem Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra n =

Mattar PESQUISA DE MARKETING 1 22 Tabela relacionando, nível de confiabilidade e número de elementos da amostra de populações infinitas dicotômicas Erro Amostral n = PQ / e 2 (68%)n = 4 PQ / e 2 (95%)n = 9 PQ / e 2 (99,7%) P = Q = 0,50 0,01 (1%) 0,02 (2%) 0,03 (3%) 0,04 (4%) 0,05 (5%) 0,06 (6%) 0,07 (7%) 0,08 (8%) 0,09 (9%) 0,10 (10%) Outras formas de amostragens probabilísticas e o tamanho da amostra Para uma pesquisa com o mesmo n, podemos dar respostas diferentes em termos de erro e confiabilidade