Redes de Agentes zOrigem yTeoria Matemática de Objetos zUtilização ySemiótica Computacional xRepresentação e Processamento de Conhecimento ySistemas Dinâmicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento
Advertisements

IA Importância da IA em jogos Aplicações.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Vicente Vieira Filho Orientadora: Patrícia Tedesco
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Engenharia de Software
Cuidado com a escolha das cores 8051 Sensores C.Vídeo Motores RS-232 TCP/IP Mãe Remoto.
Identificando requisitos
Paradigmas de Programação
Contabilidade Sistemas de Informação
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
Strategy Projeto de Sistemas de Software
Aprendizado de Máquina
Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Prof. Dr. Francisco Yastami Nakamoto 2009
Projetos de Sistemas Embutidos
Listas lineares Listas Lineares Fila Dupla Pilha Fila Saída restrita
Device Drivers no Windows e Linux Visão Geral e Boas Práticas
Introdução à Programação Um enfoque orientado a construção de modelos em programas baseados em objetos Gustavo Motta Departamento de Informática - UFPB.
Sistemas de Informação Capítulo 2
Objetivos do Workshop Divulgação da Metodologia desenvolvida
CONTEUDO ROBÓTICA MÓVEL 1.1. Percepção Sensores do Nomad XR4000
A Framework for Robots Development and Programming Based on Genetic Algorithms Palmeira P.F.M Silvino J.S. de Melo J.C.D DEE-UFMG DELT-UFMG.
SLATe – Second Life Agent Toolkit Pedro Loureiro, MEIC - TagusPark.
Aux a fim início Simulação da execução de um algoritmo que troca o conteúdo de duas variáveis recebidas e apresenta o resultado da inversão: leia a,b a.
Sidney de Castro Engenharia da Computação. É um programa, parte de um sistema de informação, que trabalha de forma autônoma. Deve funcionar em qualquer.
DETALHAMENTO SOBRE O CONTROLE DE GESTÃO
Sistemas Distribuídos
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Aprendizado por reforço aplicado à navegação de robôs
Mestrado Profissional em Engenharia de Software IDENTIFYING CLUSTERS IN SOCIAL NETWORKS USING CELLULAR AUTOMATA Aluno: Leonardo Terto de Magalhães 12/2008.
Gerenciamento de Redes Utilizando Agentes Móveis
Tópicos especiais em controle inteligente e distribuído Professor: Jorge Dantas de Melo Rafael Marrocos Magalhães.
Professor: Márcio Amador
Redes de Processamento de Recursos RP-Nets: Uma Nova Abordagem DCA-FEEC-UNICAMP Ricardo Gudwin.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Sistemas lineares Aula 1 - Sinais.
Sistemas operacionais
TRABALHOS FEITOS COM O NOMAD NO GRACO
Elementos de um Sistema de Agentes Móveis Agentes e Places Comportamento de Agentes Comunicação Padronização OMG/MASIF.
Análise de padrões de uso em grades computacionais oportunistas
Sistemas de informação para processos produtivos
(OU) Hardware da Rede Implementacao da rede
Modelagem de Processos de Negócio
Análise e Projeto de Sistemas
Atividades de pesquisa 2009 Grupo de Robótica, Automação e Visão Computacional - GRAV Laboratório de Automação, Visão e Sistemas Inteligentes - LAVSI Departamento.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Guiagem do Robô Móvel XR4000 para Inspeção via Internet de Tubulações Industriais Soldadas Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Departamento.
ONTool zDefinição das Classes yInserção de Nova Classe xInterna ou Externa yInserção de Variáveis nas Classes yInserção de Funções xNome da Função, Domínio.
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Mário Luiz Tronco.
Agentes e Objetos zObjetos (em software) yMetáforas computacionais que emulam características dos objetos do cotidiano xpossuem estados internos que o.
Operações para entrada de dados –Compilação de dados codificação de dados geográficos de uma forma conveniente para o sistema; incluem a digitalização,
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Algumas sugestões de projeto final para especialização Orientação: Leandro Leandro dos Santos Coelho Pontifícia Universidade Católica do Paraná PPGEPS.
Semiótica e Sistemas Inteligentes
RoboCup Criação de uma Equipa para Liga Mixed Reality do RoboCup Orientador: Prof. Dr. Luís Paulo Reis Hugo Mendes – 2.
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Teoria dos Objetos zModelo formal yconceito de objetos zVeículo de formalização ydiferentes tipos de conhecimento zTeoria Geral dos Objetos ysistemas orientados.
Redes de Agentes zOrigem yTeoria Matemática de Objetos zUtilização ySemiótica Computacional xRepresentação e Processamento de Conhecimento ySistemas Dinâmicos.
Introdução à inteligência artificial
Fundamentos de Engenharia de SW Diagramas da UML Usados no Projeto de Software.
Uma Ferramenta Computacional para o Projeto de Sistemas Inteligentes DCA/FEEC/UNICAMP A. S. R. Gomes J. A. S. Guerrero R. R. Gudwin.
SNTool zCriação de uma Nova Rede yDefinir o nome da rede (identificador válido) yAdicionar Página zDefinição da Topologia yInserção de Lugares yInserção.
Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci a Professor Antônio.
Sincronização Lip Sync Sincronização cursor-voz Entre outras mídias.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 6 – Componentes dos Sistemas de Apoio à Decisão.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Histórico da Pesquisa  Desenvolvimentos no CSG do DCA-FEEC-UNICAMP  Estudos exploratórios na área de sistemas inteligentes  Relação entre semiótica.
Transcrição da apresentação:

Redes de Agentes zOrigem yTeoria Matemática de Objetos zUtilização ySemiótica Computacional xRepresentação e Processamento de Conhecimento ySistemas Dinâmicos a Eventos Discretos yModelagem Organizacional e Operacional yIntegração entre Elementos Processadores de Informação xModelos Híbridos zAgente Semiônico ySêmion: Agente elementar por meio do qual um sistema semiótico pode ser construído

Agente Semiônico Interface de Entrada Portas de Entrada Portas de Saída Conteúdo Descritivo Estados Internos Funções de Transformação Interface de Saída Função de Avaliação

Agente Semiônico zAgentes Semiônicos ysão agrupados e classificados em classes, da mesma maneira que objetos zClasses yVariáveis de Entrada do Agente yVariáveis de Saída do Agente yVariáveis Internas do Agente yFunções de Transformação do Agente yFunção de Avaliação do Agente zDiferença entre agentes semiônicos e objetos ypossuem um ciclo de atividade contínuo ypossuem uma função de avaliação que orienta o comportamento dinâmico do agente

Interação entre Agentes Semiônicos

zSeleção de Agentes para Assimilação yFunção de Avaliação - todos os outros agentes disponíveis para assimilação são avaliados xMúltiplas Funções de Transformação Avaliação é feita considerando-se cada função de transformação yEscopos Habilitantes yAlgoritmo de Seleção - Baseado na avaliação, um algoritmo de seleção deve fazer a escolha xescolha deve evitar conflitos com outros agentes querendo interagir com um mesmo agente xalgoritmo BMSA (Best Matching Search Algorithm) zAssimilação dos Agentes Escolhidos yAbsorção do conteúdo descritivo do agente yTransporte, Liberação ou Destruição do Agente

Interação entre Agentes Semiônicos zProcessamento do Conteúdo Descritivo yFunções de Transformação: processam o conteúdo descritivo dos agentes assimilados podendo xalterar o conteúdo descritivo de algum agente assimilado xalterar o conteúdo descritivo de algum outro agente xgerar um novo agente no sistema zCasos Especiais yAgente Fonte xutilizado para introduzir novos agentes no sistema xagente não tem interface de entrada, e a função de avaliação simplesmente escolhe a função de transformação a ser utilizada yAgente Vertedouro xutilizado para retirar agentes do sistema xnão tem função de transformação

Sistemas de Agentes Semiônicos zSistemas de Agentes Semiônicos yConjunto de Agentes Semiônicos interagindo entre si zSistemas Fechados ynormalmente um sistema de agentes semiônicos é um sistema fechado zSistemas Abertos ypodem ser emulados por meio de agentes-fonte e agentes- vertedouro zAgentes-Fonte yinternamente coletam informações de alguma fonte externa zAgentes-Vertedouro yinternamente enviam informações para fontes externas

Sistemas de Agentes Semiônicos zProblema ya medida que o tamanho da população de agentes aumenta, a demanda computacional aumenta exponencialmente xagentes precisam avaliar todos os agentes disponíveis para interação xcusto computacional aumenta exponencialmente com o aumento do tamanho da população de agentes xnem todos os agentes são interessantes para interação tipos inadequados conteúdo indesejado zSolução yencontrar alguma maneira de agrupar os agentes de forma que somente os agentes que têm realmente algum interesse sejam sondados para interação

Redes de Agentes Semiônicos zAgentes yconfinados a lugares zLugares yconectados por arcos yarcos entram e saem de portas yportas de entrada e saída yagentes do mesmo tipo zVantagens yagentes disponíveis para assimilação podem ser agrupados e localizados, o que evita a avaliação de toda uma população de agentes

Redes de Agentes Semiônicos zPortas yprivadas e públicas zArcos yentre portas públicas e privadas zModos de Acesso ycompartilhamento de objetos : exclusivo ou não-exclusivo ydestruição : consumo ou não-consumo

ONToolkit zONtoolkit (Object Network toolkit) yauxiliar no design e simulação de redes de agentes yfornece um engine que implementa os mecanismos necessários para a execução de redes de agentes

ANToolkit

Aplicações Desenvolvidas zSimulação Robótica Autônoma em Mundos Virtuais

Modelo do Veículo Autônomo zVariáveis de interesse: yposição do veículo (x, y,  ). yângulo das rodas em relação ao eixo longitudinal do veículo (  ). yvelocidade nominal do veículo (v). zTipos de Sensores: ySensor de informação remota (SIR): simplificação de um mecanismo de visão. ySensores de contato (SC): informam quando existe contato com um objeto.   Legenda: 1,2,3,4 – SC A- Referência do SIR  - Ângulo da posição do SIR  - Distância da posição do SIR Ambiente A y x  

Controle do Veículo Autônomo por Redes de Agentes

Resultados de Simulação Ambiente de Simulação Modelo Interno do Robô e sua Trajetória até a Meta

Semiótica Organizacional: Gerência de Projetos

Simulação da Gerência de Projetos

Resultados de Simulação: Gerência de Projetos

Outros Exemplos de Modelos zAlgoritmo Genético (Modelo Interno) yProblema do Caixeiro Viajante

Outros Exemplos de Modelos zAlgoritmo Genético (Modelo Embutido) yProblema do Caixeiro Viajante

Outros Exemplos de Modelos zControlador Fuzzy yControle de um Veículo Autônomo