Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA
ESCOLA MUNICIPAL DE I E II GRAUS “MACHADO DE ASSIS”
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Água.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
Almerinda Maria Silva Uberaba / MG 04/06/2009. Respostas individuais em sala, quanto às medidas de capacidade. Discussão das respostas em dupla. Socialização.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
Escola Municipal Aída Andrade Chaves
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JOSIANY FRANÇA
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
Aulas Práticas no ensino de Ciências
EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao.
O conteúdo.
Programa Ler e Escrever
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Portfólio Mat – 2011 Lucas Mesquita Inf – Manhã
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO Pedagogia de Projetos COLÉGIO NACIONAL
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!
profª Lilian Gasparro A geografia há muito deixou de
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Relatório de Proposta de Projeto
Educação Ambiental.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Sentido de Numeramento
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
ÁGUA Portfólio Creche Municipal Oscar Lobato
SITUAÇÕES.
INTRODUÇÃO ..
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Projeto água aplicado na Escola Municipal Sebastião Mendes
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
TRABALHO COLABORATIVO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM CURSO “MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO” Grupo 1 – Texto: Avestruz (Mário Prata)
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal de I e II graus “Machado de Assis” Maria Abeneide da Silva Alves Ituiutaba-MG 17/06/2009

Análise da Professora Intervenções Em um primeiro momento foi provocado uma série de inquietações, suposições e hipóteses dos alunos quanto a antecipação do tema: lixo, água, planeta, meio ambiente. Como confirmação das hipóteses, ressaltei que era como uma teia, estavam todos relacionados, mas que o eixo principal seria a água. Como estudo matemático, temos as hipóteses dos alunos: Gabriel: o desperdício. Eliana, Eduardo e Rodrigo: o uso racional, sem desperdício; Leonardo: o gasto com a água; Vinícius: o litro. Outras hipóteses surgiram: multas, contas de água. Lucas Medeiros afirmou que litro é uma medida para saber quantidade, capacidade e enfatizou: “professora, líquido, a gente mede com o litro”. O mais gratificante foi ouvir dos alunos surpresos com a transformação dos m³ em l: “em nossa casa estamos gastando muita água! Temos que falar com eles, lá em casa!” Este é um portador de texto. Pela capa, vocês poderiam me responder que gênero textual é esse? Qual é o título? E o autor? Vocês conseguiriam antecipar o assunto, o tema deste gibi? Falando a respeito de água, o que ela tem a ver com a matemática? O que podemos pensar como estudo matemático? Vocês sabiam que economizar água é um ato de cidadania? Alguém gostaria de comentar sobre isso? Na matemática, qual o real significado do litro? Além do litro quais instrumentos usamos para medir? Quais profissionais usam estes materiais? O que diferencia a régua de outros objetos? Toda régua é reta? O que ela tem a ver com o litro? Qual seria a medida padrão para a água? Quanto de água cabe em um cubo? Como mediar a quantidade de água gasta num banho de chuveiro? Quais são os dados de uma conta de água?

Ao contrário das normas tradicionais cujos exercícios são impostos pelo professor, sobretudo, enfatizando a nomenclatura usual: “exercícios”, a experiência inicial utilizada como incentivação (o uso do gibi, da Turma da Mônica e os questionamentos sequenciais) prenderam a atenção dos alunos, suscitando a curiosidade e provocando uma tempestade de ideias (parafraseando as professoras do Algar). O passo a passo foi imprescindível no decorrer do processo, sendo o mesmo um referencial tanto para professora quanto para os alunos, assim, mantendo a motivação dos discentes em cada etapa trilhada em direção à conclusão do trabalho. Faz-se necessário ressaltar que a tensão inicial e a confusão mental foram objetivadas à percepção crítica, à comparação ao raciocínio lógico e à familiarização adequada às práticas vivenciais dos estudantes. Professora Maria Abeneide EMMA