IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O Papel da CIS no PCCTAE.
Estratégias do Ministério da Saúde para a Gestão do Trabalho
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Políticas Públicas Municipais
“Entidades e organizações de assistência social”
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
PROFISSIONALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO SUAS NA VISÃO DO CONTROLE SOCIAL
O Processo eleitoral da Sociedade Civil e a questão da representatividade Segmento Usuários.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
ESTRUTURA CONSEAS - Vinculado ao Poder Executivo - SEADS
Projeto de Lei n.º 3077/2008 “PL SUAS”.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
participação e controle social
Encontros Regionais e Nacional dos Trabalhadores de Ensino Médio e Fundamental - SUAS No âmbito do MDS, a Gestão do Trabalho tem sido cada vez mais fortalecida,
MARCOS LEGAIS e NORMATIVOS DOS BENEFÍCIOS
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
“Linha do tempo: do assistencialismo à PNAS”
R EUNIÃO D ESCENTRALIZADA E A MPLIADA DO CNAS 7 E 8 DE MAIO / B RASÍLIA O Processo Eleitoral da Sociedade Civil e A Questão da Representatividade.
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL C ONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR OS SEUS TRABALHADORES Fortalecimento da participação e do controle social.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Reconhecimento dos Profissionais do SUAS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O processo eleitoral inicia-se com a aprovação em plenária da resolução que dispõe sobre a eleição da representação da sociedade civil no Conselho de Assistência.
A importância do processo de conferências para a democratização do Estado brasileiro e para o reconhecimento da assistência social como política pública.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Transcrição da apresentação:

IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS

Marco Legal Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004; • Norma Operacional Básica – NOB SUAS/2005; • Plano Decenal SUAS- Plano 10; • Norma Operacional Básica de Recursos Humanos-NOB-RH/SUAS, instituída pela Resolução do CNAS nº 269, de 13 de dezembro de 2006; • Resolução no 17 de 20 de junho de 2011, do CNAS;

• Plano Nacional de Educação Permanente; • Plano Estadual de Capacitação e Educação Permanente – PECEP/2011; • Lei 12.435 de 06 de julho de 2011, que altera a Lei nº. 8.742, de 7 de dezembro de 1993 LOAS); • Resolução nº. 33, de 12 de dezembro de 2012, que aprova a NOB/SUAS/2012.

Gestão do Trabalho / SUAS LOAS - Lei nº 8.742 de 07/12/93 atualizada pela 12.435/11 Art. 6º A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com os seguintes objetivos: [...]V - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente; Art. 109. A gestão do trabalho no SUAS compreende o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização do trabalhador e à estruturação do processo de trabalho institucional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Trabalho no SUAS/PNEP-2013 “O trabalho social, que resulta da ação combinada do conjunto de profissionais que atuam no SUAS, constitui a principal mediação entre as leis e regulamentos que prescrevem os direitos socioassistenciais, a estrutura institucional de órgãos, cargos e funções, destinados a torná-los efetivos; assim como os usuários e beneficiários desses direitos.” (pag,12)

Alguns condicionantes do trabalho no SUAS: Ampliação da Política de Assistência Social = Ampliação das demandas profissionais; Aumento das requisições técnicas para execução da política; Precarização dos vínculos trabalhistas = descontinuidade; Baixos salários.

Pessoal ocupado na área de Assistência Social Gestão Estadual

Pessoal ocupado na assistência social por vínculo empregatício e escolaridade - Gestão Municipal e Estadual Fonte: IBGE/MUNIC/Suplementoda Assistência Social

Resumo das deliberações municipais:

Desafios à implementação da Gestão do Trabalho no SUAS Instituir uma carreira específica para a Assistência Social; Avançar na “desprecarização” dos vínculos dos trabalhadores e fim da terceirização – realização de concurso público; Garantir Educação Permanente dos trabalhadores de forma compartilhada entre as três esferas de governo; Reconhecer os trabalhadores de nível médio e fundamental do SUAS.

Para reflexão: A Política Nacional de Educação Permanente do SUAS (2012) terá efeitos insignificantes se permanecerem os baixos salários, os múltiplos contratos, a alta rotatividade no trabalho; A necessidade de realização de concurso público deve considerar a implantação do PCCS; É preciso que a NOB-RH / SUAS saia das gavetas e dos planos!!!

Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem. Rosa Luxemburgo Obrigada! Sheyla Alves Barros Assistente Social E-mail:sheyla.alves.barros@gmail.com