CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
Sociologia da Educação
tecnológicos e profissionais
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Seleção Pública - Programa Acessa Escola Edital nº 02/2010 Credenciamento de estudantes de ensino médio regular para estágios em salas de informática nas.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
ENSINAR INGLÊS HOJE: DIFERENTES CONTEXTOS, DIFERENTES DESAFIOS?
PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ALUNOS DE LETRAS DA UFPR
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Informática na Educação
2014. O SINTONIA é um evento acadêmico que acontece anualmente destinado a alunos e profissionais da área da tecnologia da destinado a alunos e profissionais.
III Encontro de Boas Práticas
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Políticas Educacionais I
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
ENCONTRO DE COORDENADORES DE TURNO E AUXILIARES DE DISCIPLINA 3 e 4 setembro 2007 Expectativas.
Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
4º ENCONTRO DE GESTORES DA UNISANTOS Planejamento Institucional 7 de dezembro de 2007 Programa de Avaliação Institucional AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
Docente: Ana Carvalho Discentes: Abneyla costa Clemilde ventura
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
PROAI CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 26 de maio de 2007 UNIVERSIDADE.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 28 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
Professora Míria Gomes
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 19 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
EDUCAÇÃO ESPECIAL Formação de Coordenadores DER SVI
Dirigente Regional de Ensino Profa. Leide Célia Dainese Correia DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE ASSIS DADOS 2015.
Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Disciplina de Núcleo Livre/2007 Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Profª: Maria Margarida Machado ATIVIDADE DE PESQUISA – 20/03/08 TEMA: Sujeitos.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Coordenação: Profª Miriam Cembranelli Aliandro Varella SCS – Shopping Venâncio 2000 – Bloco B 60 – 3º Andar CEP: Fone.
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2007: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 27 de abril de 2007 CENTRO DE CIÊNCIAS.
O que acontece depois da prova do ENADE? PROCEDIMENTOS INVISÍVEIS PARA RESULTADOS VÍSÍVEIS.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
EMI- Ensino Médio Inovador. PROGRAMA IMPLANTADO PELO GOVERNO FEDERAL QUE TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Matemática - Licenciatura.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Levantamento Socioeconômico, Cultural e Étnico Racial dos Acadêmicos.
Conceitos: Mapeando as formas alternativas de não-participação Elaine Toldo Pazello INEP/MEC e FEA-RP/USP.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba Núcleo Pedagógico - Ciências de Natureza Marly Ap. Giraldelli Marsulo - PCNP Biologia Luciana Maria Victória -
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 Oficina Público: Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Professores Objetivo: Oferecer subsídios para a gestão dos cursos PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 QUEM É O ALUNO? Identificação Escolarização Escolhas Interesses na Universidade Situação relativa a trabalho Como se informa dos acontecimentos Como ocupa seu tempo fora da Universidade Percepção da missão da UniSantos PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 O que compõe uma caracterização de alunos? 1.Identificação – Q 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, 11, 12 2.Escolarização – Q 3, 14, 15, 16, 17, 21, 22, 33 3.Escolhas – Q 1, 8, 9 4.Interesses na Universidade – Q 26, 27 5.Situação relativa a trabalho – Q 23, 24 6.Como se informa dos acontecimentos – Q 32, 34 7.Como ocupa seu tempo fora da Universidade – Q 28, 35 8.Percepção da missão da UniSantos – Q 36 9.Nivelamento – Q 18, 19, 20 PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 Quais as implicações desses dados para o PP do Curso e para os Planos de Ensino? Diante desse aluno, o que é essencial no Curso? Como o Curso e a Universidade podem realizar suas expectativas?

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 IDENTIFICAÇÃO (Administração) Gênero – Feminino – 51% Idade – 17 a 19 – 53% 20 a 23 – 30% 24 a 30 – 13% Estado civil – Solteiro – 91% Município de residência – Santos - 69% Praia Grande – 10% Guarujá/Bertioga – 6% São Vicente – 5%. Parentes que estudam ou estudaram na UniSantos Pais – 10% Irmãos – 23% outros – 26% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 ESCOLHAS (Administração) Opção por UniSantos Confiança na qualidade – 67% Melhor Curso de minha escolha – 44% Oportunidade de bolsa – 15% Razões da escolha deste Curso Preferências pessoais – 72% Facilidade de emprego – 48% Testes vocacionais – 10% Permite trabalhar ao mesmo tempo – 23% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 ESCOLARIDADE (Administração) Ensino Médio: Regular – 94% Escola particular - 56% Período: diurno - 78% Grau de instrução do pai: Superior (completo, incomp., Pós)– 50%; Médio (completo ou incompleto) – 27% Grau de instrução da mãe Superior (completo, incomp., Pós)– 43% Médio (completo, incompleto)– 38% Outro curso superior – 10% Outros cursos: Informática – 39%; Língua est – 46% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 SITUAÇÃO RELATIVA A TRABALHO (Administração) Tempo integral – 32% Tempo parcial – 14% Área do Curso – 37% Local – Santos – 28% Participação vida econômica da família – Trabalha e recebe ajuda – 25%; Trabalha, responsável pelo seu sustento – 10%; Trabalha, responsável por sustento e contribui sustento família – 10% Trabalha e sustenta família – 1% PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 Questão aberta (Administração): Expectativas em relação ao Curso e à Universidade Total de respostas – 99 alunos 77 alunos - formação profissional 12 alunos – empregab. ou sucesso prof. 5 alunos – formação pessoal PROAI

CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006 O que esses dados confirmam? O que eles trazem de novo? Quais ações ou encaminhamentos podem ser desencadeados após o conhecimento desses dados? Em quais áreas ou dimensões?

Profª Maria Angélica Rodrigues Martins (Coord.) Profª Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profª Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob PROAI Equipe do Programa de Avaliação Institucional (PROAI) da Unisantos