26º Congresso Brasileiro de Previdência Social - Básica e Complementar - GARANTIA DE INSTÂNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Tributário I Legislação Tributária
Advertisements

Divulgação da IN 015/TCER-2005
Ana Maria Aparecida de Freitas Luciana Paula Conforti
Outras hipóteses de extinção do Crédito Tributário
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
DIREITO ADMINISTRATIVO
PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL MUNICIPAL
RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR
JOSÉ LEVI MELLO DO AMARAL JR
Legislação Tributária Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
Unidade VII – Documentação Trabalhista, Previdenciária e Tributária
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
PIS – COFINS IMPORTAÇÃO
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
2 Legislação Previdenciária.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Íris Vânia Santos Rosa Mestre e doutoranda PUC/SP
Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE ALAGOAS
AS CERTIDÕES NEGATIVAS DA LEI 8.212/91
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
Formulação de Exigências
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
1 – Garantias Constitucionais tributárias
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
TRIBUNAL CONSTITUCIONAL Sistemas Jurídicos Comparados 1º ano 2º semestre Professor Jorge Carvalho.
Atividades e atos administrativos Aula 11 – 2ª parte.
APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO
Marcelo de Lima Castro Diniz
Ação Declaratória de Constitucionalidade
CRÉDITO-PRÊMIO DO IPI FABRÍCIO DA SOLLER PROCURADOR-GERAL ADJUNTO DA FAZENDA NACIONAL.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
LEONARDO SPERB DE PAOLA
EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES
4º Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador CEIME 2011
TEORIA GERAL DOS RECURSOS Profa. Dra. Denise Schmitt SiqueiraGarcia
REGIME JURÍDICO DOS REPESSE DE RECURSO AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Conselheiro Substituto Alisson Araujo.
BOLSAS DE ESTUDOS E PESQUISA VI Simpósio Ministério Público e Terceiro Setor – Brasília, DF 29 de novembro de 2005.

CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 FATO GERADOR E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA A regra-matriz é a representação de uma norma.
O CONCEITO DE “NORMAS GERAIS” EM MATÉRIA DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE E SEUS EFEITOS NA GESTÃO E CONTROLE DOS RPPS PRÊMIO MINISTRO GAMA FILHO.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Lei nº /09 - Algumas inovações Ricardo Lodi Ribeiro.
PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO – AULA 09 PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA I
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Novas Regras Referentes à Restituição, Ressarcimento
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
Legislação Tributária
DIREITO CONSTITUCIONAL INTERTEMPORAL
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
RELAÇÃO JURÍDICA TRIBUTÁRIA
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
O Novo Modelo Contábil-Tributário Brasileiro
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Estruturas do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT A estrutura Singular Delegacias Tributárias de Julgamento 16 Unidades de Julgamento A estrutura.
Transcrição da apresentação:

26º Congresso Brasileiro de Previdência Social - Básica e Complementar - GARANTIA DE INSTÂNCIA Celular

GARANTIA DE INSTÂNCIA Estrutura da exposição 1. Premissa básica: a contribuição previdenciária é uma espécie tributária autônoma – Conseqüência Prática. 2. No nosso Ordenamento Jurídico, o macro princípio do devido processo legal inclui o Duplo Grau de Jurisdição? 3. A exigência de Garantia de Instância, consistente em depósito em dinheiro ou arrolamento de bens, é compatível com o Duplo Grau de jurisdição?

GARANTIA DE INSTÂNCIA Estrutura da exposição 4. A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo 5. A extensão dos efeitos das recentes decisões do STF sobre a matéria 6. A Super Receita e a garantia de instância no Processo Administrativo Fiscal Previdenciário e demais Processos Fiscais

Premissa básica: a contribuição previdenciária é uma espécie tributária autônoma Conseqüência Prática A ela, portanto, se aplica os princípios constitucionais tributários compatíveis, as normas gerais de Direito Tributário (CTN) e demais legislação específica. Na constituição e cobrança do crédito previdenciário aplica-se as Leis 8212/91 e 8213/91, o Regulamento da Previdência (Decreto 3048/99), a IN 03/2005 e outros atos normativos.

Premissa básica: a contribuição previdenciária é uma espécie tributária autônoma – Conseqüência Prática Ao PAF-Previdenciário aplica-se, de forma direta e em regra, na 1a. Instância, a PT/MPS 520/2004, e na 2a., a PT/MPS 88/2004 Subsidiariamente, aplica-se o Decreto /72, a lei 9784/99 e o Código de Processo Civil

Premissa básica: a contribuição previdenciária é uma espécie tributária autônoma – Conseqüência Prática Com a criação da Super Receita, o Decreto 6103, de 30/04/2007, antecipou para 02 de maio de 2007, a aplicação direta do Decreto /72, relativamente aos prazos processuais e à competência para julgamento na 1a. Instância, pelos órgãos de deliberação interna e natureza colegiada da SRFB. Conseqüentemente, o prazo de impugnação passou de 15 dias para 30 dias e as decisões na 1a. Instância que eram unipessoal passaram à colegiada.

No nosso Ordenamento Jurídico, o macro princípio do devido processo legal inclui o Duplo Grau de Jurisdição? Apesar das respeitáveis opiniões em sentido contrário, em nosso livro Processo Administrativo Fiscal Previdenciário, respondemos afirmativamente a esta indagação.

A exigência de Garantia de Instância, consistente em depósito em dinheiro ou arrolamento de bens, é compatível com o Duplo Grau de jurisdição? Entendemos que os dois institutos jurídicos são incompatíveis. Ao nosso sentir, a exigência de garantia de instância fere, entre outros, o direito de petição, os princípios da ampla defesa, do contraditório e da igualdade material.

A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo Sem previsão Em 1991, o caput do art. 93, da Lei 8212/91 exigência, para interposição de recurso voluntário, um depósito em dinheiro, correspondente a 100% da exigência fiscal. Esta hipótese era restrita aos Autos de Infração, lavrados em face do descumprimento das obrigações previdenciárias acessórias. Ex-SRFINSS/Ex-SRP

A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo Sem previsão Em 1998, s MP , convertida na Lei 9639/98, revogou o caput do art. 93, da Lei 8212/9, e passou a exigir, para interposição de recurso voluntário, um depósito em dinheiro, correspondente a 30% da exigência fiscal. Esta hipótese abrange, tanto aos Autos de Infração, lavrados em face do descumprimento das obrigações previdenciárias acessórias, quanto as NFLD, lavradas em face do descumprimento da obrigação previdenciára principal. Ex-SRFINSS/Ex-SRP

A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo Em 2000, a MP 1973, posteriormente, a MP , de 23/08/2001, passou a exigir depósito em dinheiro, correspondente a, no mínimo, 30% da exigência fiscal Mantida a regra Ex-SRFINSS/Ex-SRP

A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo Em 2002, a MP, com a conversão da MP 2176, a Lei passou, ao invés de depósito em dinheiro, a exigir o arrolamento de bens, em valor equivalente a 30% da exigência fiscal Mantida a regra Ex-SRFINSS/Ex-SRP

A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo Em 2002, a MP, com a conversão da MP 2176, a Lei passou, ao invés de depósito em dinheiro, a exigir o arrolamento de bens, em valor equivalente a 30% da exigência fiscal Mantida a regra Ex-SRFINSS/Ex-SRP

A garantia de Instância em relação aos tributos administrados pelo INSS e pela ex-SRP e pela ex-SRF - Comparativo Mantida a regra Em 2003, a Lei estendeu a exigência do depósito de 30% aos sócios que recorressem. Até então a exigência era restrita às pessoas jurídicas. Ex-SRFINSS/Ex-SRP

A extensão dos efeitos das recentes decisões do STF sobre a matéria No julgamento da ADIN nº , com a declaração de inconstitucionalidade do o § 2º, do art. 33, do Decreto , foi afastada a exigência de arrolamento de bens para a interposição de recurso administrativo ao Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda. Extensão dos efeitos: erga omnes * A decisão é de 28/03/2007, e o Acórdão foi publicado no DJ em 18/05/2007.

A extensão dos efeitos das recentes decisões do STF sobre a matéria No julgamento da ADIN nº , que declarou a inconstitucionalidade do art. 19, da lei 8870/94, que afastou a exigência de depósito para a interposição de ações judiciais, inclusive as cautelares, contra o INSS. Na hipótese, já havia, desde 23/09/1994, uma decisão liminar suspendendo os efeitos do art. 19. Portanto, do ponto de vista prático nada mudou. Extensão dos efeitos: erga omnes * A decisão é de 28/03/2007, e o Acórdão foi publicado no DJ em 25/05/2007.

A extensão dos efeitos das recentes decisões do STF sobre a matéria O STF, em julgamento conjunto dos Recursos Extraordinários nºs , e , adotou as seguintes decisões: –a) por maioria, negou provimento aos RE nºs e ; –b) por maioria, deu provimento ao RE , declarando a inconstitucionalidade dos § § 1º e 2º do artigo 126 da Lei nº 8.213/91, com a redação dada pela Lei nº 9.639/98. Extensão dos efeitos: entre as partes* *A decisão, porém, terá efeitos erga omnes, se o Senado emitir Resolução, suspendendo a eficácia da norma.

A Super Receita e a garantia de instância no Processo Administrativo Fiscal Previdenciário e nos demais Processos Fiscais SUPER RECEITA Não haverá mais nenhuma exigência Nada mudou* EX-SRF (Processos Fiscais) INSS/EX-SRP (Processos Fiscais) *Mudará a partir 1º/04/2008, quando o Decreto 70235/72 for, integralmente, aplicado ao PAF-Previdenciário, por força do art. 25, I, c/c o art. o § 1º, do art. 16, da Lei /2007. Mudará antes, se o Senado emitir a retrocitada Resolução.

Muito obrigado! Muito obrigado!