Escola M.Manoel Alexandre de Lima “A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Escola Municipal Epitácio Campos 1º Conselho de Classe
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Pederneiras- São Paulo
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
A Importância da Educação Continuada
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Decisões.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
A Função do Professor Articulador
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

Escola M.Manoel Alexandre de Lima “A MÃO QUE TE LEVA AO FUTURO”

QUAIS SÃO NOSSOS NORTEADORES??? INTEGRAÇÃO PDDE PARCERIA PPP FORMAÇÃO CONTINUDADA PLANEJAMENTO INCLUSÃO PNAIC PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE RELACIONAMENTO C.E PROJETOS APRENDIZAGEM TECNOLOGIA

Por isso sabemos que... METAS PESSOAS E RESULTADOS ESTRATÉGIAS E PROCESSOS RESULTADOS são pontos que devem ser analisados.

Então... Que ações nos ajudarão a melhorar as questões internas e externas da escola?

Garantia da presença de 100% de prof e funcionários DESAFIO RESULTADO ATIVIDADE RESPONSÁVEL PRAZO Manter a integração , sensibilização e comprometimento de todos os profissionais da escola e membros da comunidade, através de um ambiente cada vez mais harmonioso Melhoria das relações intra e interpessoais no contexto escolar 1-Realizar encontros envolvendo 100% dos pais e comunidade, com temas que atinjam a realidade . 2- Exposição dos trabalhos mediante convites para a comunidade Equipe Diretiva Abril à Dezembro Incentivar e viabilizar a formação continuada de prof e funcionários Melhoria na qualificação e conhecimento dos professores e funcionários Garantia da presença de 100% de prof e funcionários 1-Direção 2- SME Durante as formações continuadas Buscar novas parcerias para suprir as necessidades no âmbito escolar, mediante um plano de ações de acordo com o conteúdo Enriquecer o currículo escolar Plano estratégico de acordo com os projetos Professores e equipe diretiva Durante o ano

Durante todo o ano letivo Continuar mantendo parceria ativa e efetiva com o PSF Fortalecimento, visando criar propostas de trabalho que atendam aos projetos da escola e com os eixos solicitados no PSE 1-Elaborar atividades de acordo com a a caracterização da escola traçada com o PSE. 2- Encontro com pessoal de apoio -Terapia Comunitária 3- Realização de reuniões internas para integração e fortalecimento do grupo 4-Reuniões para mapear emergencias da comunidade através dos gráficos 5- Palestras com especialistas do Posto de Saúde, de acordo com a necessidade 1- Direção 2- Enfermeiro 3- Acadêmicos 4- Gerente e direção Durante todo o ano letivo

Propiciar momento de planejamento coletivo de acordo com a proposta da escola e da SME Para melhorar a qualidade do trabalho buscando melhor desenvolvimento do ensinoaprendizagem Utilizar nas reuniões, textos pedagógicos, vídeos ou dinâmicas relacionadas ao projeto desenvolvido pela escola e troca de experiências. Equipe diretiva Reuniões internas Acompahar e priorizar o bom desempenho dos alunos 1-Resgatar os alunos que estão a margem do processo mantendo a excelência dos resultados da Unidade Escolar 2- Garantir o desenvolvimento das habilidades e competências de todos discentes 1-Divulgar os resultados das avaliações e elaborar metas junto aos professores para superar dificuldades encontradas 2-Fazer gráfico de rendimento por conteúdo e série dos alunos, bem como a análise dos mesmos com os professores 3-Elaborar gráficos e mapear as dificuldades dos alunos  e capacidades não consolidadas  para realizar as intervenções pedagógicas. 1- professores 2- Equipe diretiva 1- TD 2-COC 3-Reunião Interna

Propiciar momento de planejamento coletivo de acordo com a proposta da escola e da SME Para melhorar a qualidade do trabalho buscando melhor desenvolvimento do ensinoaprendizagem Utilizar nas reuniões, textos pedagógicos, vídeos ou dinâmicas relacionadas ao projeto desenvolvido pela escola e troca de experiências. Equipe diretiva Reuniões internas Acompahar e priorizar o bom desempenho dos alunos 1-Resgatar os alunos que estão a margem do processo mantendo a excelência dos resultados da Unidade Escolar 2- Garantir o desenvolvimento das habilidades e competências de todos discentes 1-Divulgar os resultados das avaliações e elaborar metas junto aos professores para superar dificuldades encontradas 2-Fazer gráfico de rendimento por conteúdo e série dos alunos, bem como a análise dos mesmos com os professores 3-Elaborar gráficos e mapear as dificuldades dos alunos  e capacidades não consolidadas  para realizar as intervenções pedagógicas. 1- professores 2- Equipe diretiva 1- TD 2-COC 3-Reunião Interna

Avaliação dos trabalhos desenvolvidos em torno do Projeto da turma Atividades que contemplem o projeto e que estejam em consonância com o Planejamento Avaliação e apresentação dos projetos nas reuniões internas Equipe diretiva Bimestral Implementar projetos e reforçar os existentes buscando minimizar as dificuldades nossos alunos Proporcionar meios em que o aluno use o conhecimento adquirido em sua vivência agregando valores éticos e morais que viabilize a formação de cidadão consciente. 1-Trabalhos realizados através de ambiente de pesquisa. 2-Projetos integrados coma as áreas do conhecimento Professores Durante o ano letivo Continuar possibilitando a participação dos alunos nos jogos estudantis Incentivo aos alunos para a prática esportiva. 1- Treinamento referente as modalidades das competições e a importância da atividade física para uma vida saudável 2- Compra de material esportivo Professor Leandro Renan Fevereiro a julho

Trabalho avaliado e melhoria do desenvolvimento através de novas ações Acompanhamento sistemático nos TDs (análise dos Planos de Aula , projetos e sugestões Trabalho avaliado e melhoria do desenvolvimento através de novas ações 1-Estudo sistemático dos PCNS e RCNEI 2- Oferecer estudo e organização de atividades baseadas no material do PNAIC Equipe diretiva Durante o ano letivo Intervir preventivamente no processo de alfabetização ( 1º ano) Alcançar êxito na construção da leitura , escrita e raciocínio lógico. 1-Utilzação das propostas e orientações com base nos descritores -IDEB 2-Dinamicidade do professor 3- Reforço no contra turno 4- Propostas baseadas no-letramento 1-Equipe diretiva 2- Professor Garantir a efetivação do contraturno dos alunos do 2º ano, 3º e 5º ano de escolaridade 1-Melhorar e/ou minimizar as dificuldades individuais da alfabetização 1- Reforço 1- Professora Renata P, Janaína e Aline A partir do 2º Bim Acompanhamento e acessoramento do trabalho dos professores novos em sala de aula 1-Avaliação do trabalho e redirecionamento das atividades. 2-Professores adaptados à dinâmica da escola Observação das atividades em sala de aula para novas propostas Horário disponível da equipe diretiva

Orientadora Educacional Durante os bimestres Conversa com os responsáveis que não compareceram a Reunião de Pais Parceria dos responsáveis no processo de desenvolvimento 1- Reunião e escola de pais 2- Bilhete convocando os pais que não compareceram a Reunião Orientadora Educacional Durante os bimestres Efetivar o uso dos jogos trilhas, CEEL nas aulas Melhorar a leitura, escrita, raciocínio lógico Adequando nas práticas de sala de aula Todos os professores Durante todo ano letivo Manter a alimentação do blog da escola 1- Melhorar o índice de visitação do blog 2- Tornar as postagens uma prática efetiva na escola 1- Postagens de todas as atividades realizadas por categoria 2- Exibir o blog nas atividades da escola Blogueira e Direção Durante o ano Garantir o TD com as respectivas C.H 1-Melhor planejamento das aulas , projetos , avaliações. 2- Professores dominando diretrizes para uma educação moderna 1- Momentos de estudos, discussão e troca nos tds Equipe diretiva Durante os tds

Engajar os pais e a comunidade no processo ensinoaprendizagem Parceria com a comunidade na busca de alternativas para a melhoria da aprendizagem dos alunos Efetivar a atuação do CE, criando estratégias e solicitações junto a escola através de reuniões Direção e Conselheiros Bimestralmente Dinamizar a prática de sala de aula com ideias inovadoras que contemplem as propostas da SME e Escola ( Vinicius de Moraes, Educação Ambiental e Alimentar bem como o projeto Passaporte da Leitura e escrita) Aprimoramento do processo ensinoaprendizagem quebrando paradigmas e desmistificando conceitos Realizar reflexões e reuniões para estudo e planejamento . Equipe diretiva e professor da sala de leitura TDs Desenvolver a Educação Itinerante Integrar as famílias que residem na zona periférica Fazendo visitas á comunidade com apresentações de atividades dos alunos Equipe Diretiva Prof e alunos SME(Transp) A organizar

Garantir condições de inclusão e permanência dos alunos portadores de necessidades educacionais e especiais Alunos incluidos na aprendizagem . 1-Capacitar 100% da equipe escolar para o trabalho com diferentes tipos de aprendizagem 2- Buscar orientações com especialistas 1-Equipe diretiva e especilaistas que acompanham os alunos 2- Estagiárias Durante todo o ano letivo 1- Capacitar 100% dos professores nos cursos referentes a tecnologia 2- Intensificar o uso das tecnologias como um instrumento de apoio para o trabalho pedagógico e integração na sociedade 1-Professores capazes de utilizar o classmate como rico instrumento para a aprendizagem 2-Alunos ,professores dominando as TICS. 1- Oferecer encontros ,oficinas para os professores 2- Uso dinâmico ,criativo e de cunho pedagógico dos classmates e dos respectivos programas 1- Funcionário Mauro e Orientação Pedagógica 2- Professores e suporte técnico de informática. 3- Equipe de formação de tecnologia da SME. Quinzenalmente nos tds 2-Semanalmente 3- Agendamento com a SME

Engajar os pais e a comunidade no processo de ensino/aprendizagem Parceria com a comunidade, na busca de alternativas para melhoria da aprendizagem dos alunos. 1-Efetivar a atuação do CE, criando estratégias e solicitações junto a escola Direção e Conselheiros Bimestralmente Dinamizar a prática da sala de aula com propostas inovadoras que contemplem as propostas da SME e da Escola Aprimoramento do processo ensinoaprendizagem , quebrando paradigmas e desmistificando conceitos Realizar reuniões para estudos e planejamento envolvendo 100% dos professores Orientação Pedagógica Durante o ano letivo Desenvolver a Educação Itinerante Integrar as famílias que residem na zona periférica Fazendo visitas a comunidade com apresentação de atividades dos alunos 1- Direção 2- Orientação Pedagógica 3- Professores e alunos 4- SME( Transporte)

Promover momentos de estudo e estratégias para as mediadoras(quinta-feira) Melhorar a aprendizagem dos alunos de inclusão Montar rotina de trabalho e materil adequado de acordo com as necessidades Mediadoras Durante os tds Garantir melhor aprendizagem para os alunos com dificuldades e distorção idade série Aprendizagem significativa dos alunos Fazer estudo de casos para adaptação de currículo Equipe diretiva e professores Quando necessário Auxiliar os professores nos serviços educacionais Melhorar a conduta dos alunos, conscientizando sobre a existências de valores e condutas sessões coletivas de acordo com a necessidade das turmas Conversa individual, coletiva etc... O.E De acordo com a necessidade do professor e/ou turma

Atingir a meta esperada na Prova Brasil e provinha Brasil Melhoria nos resultados da escola sinalizando os descritores que ainda necessitam de atenção 1-Reforço no contraturno 2-Adequação das propostas segundo os descritores nas atividades Professora do reforço e professor regente Durante o ano

Revisar o PPP fazendo os ajustes de acordo com a necessidade da Escola Divulgar , evidenciar a realidade e identidade da escola partindo da escola que temos para escola que queremos 1- Fazer a análise das F.O.F.A 2-Apresentar reuniões com os resultados da Escola através de avaliações externa solicitando o empenho de todos na melhoria da aprendizagem do aluno. Equipe diretiva , comunidade escolar e local Fevereiro e Dezembro

(. ) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (. ) (...) todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos” Paulo Freire