Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Profª. Ms. Zilda Mendonça
Tema 2 Conhecimento de si mesmo e do outro & Diálogo Cesar & Marísia.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Eu sou seu cliente sabia?
Professor Marcelo Rocha Contin
O Aluno a Distância.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Comportamento Organizacional
Valor Consultoria Empresarial
Aula 3 Qualidade nas organizações
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
Leblon Fitness Networking
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
A Natureza do Caminho Interior
Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Marketing UNIDADE CURRICULAR CRIATIVIDADE E PROPAGANDA MKT 2 N / Introdução.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Recrutamento Este treinamento tem como objetivo demonstrar a importância do Recrutamento, ou seja, a importância de trazer novos consultores para sua Rede.
APREDENDO A ORAR.
Práticas de Apoio à Gestão
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
Como se tornar um Líder Servidor Autor: James C. Hunter
Oficinas Psicopedagógicas
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
Gestão por Competências
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Metodologia Científica
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Homem X Comunicação.
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Docência do Ensino Superior
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Sonhadores Osho. Sonhadores Osho Música Silk road Kitaro.
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Mercado de Trabalho.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Immanuel Kant
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A Liderança transformacional
Aborto O argumento pró-escolha de Michael Tooley Pedro Galvão Departamento de Filosofia Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
1. “... Há duas espécies de virtude, a intelectual e a moral. A primeira deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino, e por isso requer.
Também necessitamos da Natureza para que nos ensine o caminho para “CASA”, o caminho de saída da prisão das nossas mentes.
A NEGAÇÃO DA LIBERDADE E DA RAZÃO PRÁTICA.
Cuide do seu relacionamento e aproveite
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por Jerocir Botelho Marques de Jesus

Para que serve a informação? A uma informação estimula os relacionamentos humanos e a comunicação. O uso da comunicação estimula a inteligência e revela a capacidade que temos de manifestar o que sentimos e queremos, o que acaba resultando em uma nova experiência

Experiência é sinônimo de conhecimento registrado na memória Pois quando trocamos experiência, significa que estamos disseminando conhecimento, portanto, estamos trabalhando com a memória Mas a memória pode falhar? Sim, algumas vezes esquecemos o que sabemos e, por alguma razão ficamos com o raciocínio lento e, é nesse instante que percebemos que precisamos de ajuda.

O que fazer então? É importante termos em mente que ninguém se desenvolve sozinho, afinal todos nós necessitamos de algo que muitas vezes só o outro possui E é aí que a idéia do coletivo surge, no qual o grupo usa o conhecimento que tem para transmitir e receber do outro a informação de que precisa. Surge portanto, o que se pode chamar de potencial criativo e de inteligência existente na memória coletiva

Então é possível transmitir e aprender num mesmo processo de comunicação?

Sim. Pois é correto afirmar,que quando trocamos experiência significa que estamos disseminando conhecimento. Portanto, quando usamos nossa experiência, nos damos conta de que necessitamos uns dos outros, e percebemos que a comunicação é primordial para o nosso crescimento intelectual.

O que é para você se comunicar? Antes de tudo é primordial procurar saber distinguir o que realmente é relevante, afinal usamos nossa experiência e nossa habilidade para interagir, ou seja, devemos agir como cidadãos conscientes de nosso papel na sociedade.

Mas como interagir? A interação só ocorre satisfatoriamente se nos organizarmos, ou seja, precisamos usar nosso conhecimento de uma maneira espontânea, de tal forma, que ao se comunicar ambos se sintam seguros, ao falar e ao ouvir. Porém é importante termos em mente que isso não é uma formula e sim um exercício diário que todos nós devemos praticar.

Então temos que nos organizar? Sim, mas para termos sucesso ao nos organizarmos, temos que usar nossa inteligência coletiva, ou seja, todos tem que participar do processo, pois se o seu pessoal for sábio e estiver interligado, a cada mudança a mente do grupo vai assimilar um novo aprendizado e uma nova competência de maneira objetiva.

Então aprendemos mais e melhor quando interagimos? Sim. Mas o aprendizado não ocorre simplesmente no ato da transmissão do conhecimento, é necessário ter consciência do que se quer transmitir e aprender. Portanto, com a interatividade é possível adquirir experiência e produzir conhecimento.

É importante disseminar o conhecimento?

Sim. Mas diante do enorme fluxo de informações, cabe a nós identificar e selecionar quantitativa e qualitativamente o que é realmente relevante no momento da comunicação. Afinal todos nós temos a função de facilitar o acesso a informação, assim como, temos o direito de ter disponível aquela informação quando necessitamos.

O que o Sistema NDC tem haver com tudo isso? O Sistema NDC é um órgão suplementar da Universidade de apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão e busca oferecer produtos e serviços de informação de qualidade, portanto, sua função é imprescindível no contexto acadêmico, o que o torna um contribuinte direto no processo de produção do conhecimento.

Entretanto, o reconhecimento do nosso trabalho só virá se nós trabalharmos conscientes desse objetivo. Assim como uma nação consciente de seus direitos e deveres, onde cada um é capaz de contribuir com o melhor e construir uma sociedade mais justa. E nós do Sistema NDC como prestadores de serviços de informação oferecidos à sociedade, temos consciência de nossa função como profissional que lida com o público direta ou indiretamente.

Portanto, precisamos dominar certas competências e habilidades técnicas e sociais,como condição necessária para que nossa força de trabalho alcance os objetivos social e ético, da qual todos necessitam para ser reconhecidos.

Assim não podemos esquecer em manter nosso grupo unido pelos conceitos de valor, de respeito, de responsabilidade e objetivamente pela nossa moral como Servidores Públicos. Afinal, o conhecimento é a força de produção que deve visar o desenvolvimento humano e não a dominação, pois é assim que exerceremos o nosso papel de “eu” como agente na transmissão do saber.

“Feliz aquele que transfere o que sabe Resumo O objetivo principal de abordagem do tema é despertar a importância no uso do conhecimento adquirido como meio de interação e desenvolvimento da capacidade de cada um, pois a necessidade de se comunicar é uma questão de humanidade, afinal todos nós de algum modo buscamos sempre algo novo para o nosso aprendizado. E como disse nossa poetiza : “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” Cora Coralina