Mangualde 2002 “Educação para a autonomia mental e o espírito de iniciativa numa sociedade democrática”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Matemática para todos Educação Básica
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
Enquanto isto na roça....
Escola Superior de Educação
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Projecto de coordenação,
Vídeo Educar – Rubem Alves
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
SEMINÁRIO PAULO FREIRE
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
I have a dream…. Belinda Maia.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
A importância da jovem liderança empreendedora
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Curso de Docência Universitária
Desenvolvimento Curricular
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
O uso de novas mídias nas escolas
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
A compreensão na leitura
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Estratégias informais de cálculo
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
O Cálculo Mental no Currículo
Competências e Habilidades
Introdução à Educação à distância
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alfabetização e Letramento
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Psicologia da Educação
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Web 2.0 e software livre Maria José Loureiro Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro 2 de Abril de 2008;
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Novo programa Língua Portuguesa
Você está prestes a conhecer um lindo lugar ! Escola Municipal De Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer.
Maria Encarnação Silva Escola Superior de Educação de Lisboa
Trabalho realizado por:
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Docência universitária: repensando a aula
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?
A escola como agente de socialização
Transcrição da apresentação:

Mangualde 2002 “Educação para a autonomia mental e o espírito de iniciativa numa sociedade democrática”

"A meu ver são principalmente o sentido crítico e a autonomia mental as qualidades que um professor de matemática se deve esforçar por desenvolver nos seus alunos." José Sebastião e Silva

João Vasconcelos Costa O objectivo central hoje, na acepção dita de banda larga, é a aquisição de mentalidade científica e de rigor, de capacidade de raciocínio e de análise, de imaginação criadora. Isto está mais dependente de uma formação científica sólida e de base que da informação especializada ou do treino técnico rapidamente desactualizado. O que se mede mais à entrada no mercado de trabalho são aptidões que informações.

É o domínio dos instrumentos intelectuais, é a capacidade de integrar interdisciplinarmente esses instrumentos, é o domínio de línguas, é o domínio da nova linguagem da era da informação e da computação, é a capacidade de comunicação, é principalmente a capacidade de continuar a aprender. Pode-se dizer como fórmula que se pede cada vez mais pessoas educadas que pessoas instruídas. Não se esqueça também que a filosofia e utilidade social da universidade implicam que a oferta de cursos não se pode só basear numa perspectiva exclusiva de objectivos profissionalizantes. As universidades também têm a obrigação de formar pessoas, prepará-las para a vida e para a cidadania, treiná-las como futuros agentes privilegiados do progresso social.

Assim, as características distintivas da aprendizagem superior são o desenvolvimento da compreensão e a capacidade de aplicação de conhecimentos a situações práticas variadas. Pode- se resumir toda essa mudança numa fórmula simples e muito significativa: o estudante como sujeito passivo do ensino é hoje substituído pelo sujeito activo da aprendizagem.

Depois, a ênfase na aprendizagem activa é reforçada pela ideia de que a formação completa e a mais necessária para se vencer na vida activa já não é a do simples conhecimento ou compilação de informação. É necessário desenvolver aptidões ("skills") e comportamentos adequados. Não basta conhecer um texto, é preciso saber criticá-lo e extrair o seu significado, é preciso que a leitura dê indicações de como escrever. Isto é uma aptidão. E é preciso gostar de ler e de usufruir de uma sensação estética. Isto é um comportamento ou uma atitude. Esta nova visão da educação radica também na ideia de que, mais importante que saber, é necessário saber fazer.

“Expresso” “O crónico síndroma do falhanço” Portugal classifica-se em 21º lugar num universo de 29 países analisados pelo The Global Entrepeneurship Monitor de 2001

“educação”

“(falta) de educação”

“recomendações”

The Global Entrepeneurship Monitor joint research initiative by Babson College (Massachusetts) and London Business School

The Global Entrepeneurship Monitor 2000

“The Fostering of Entrepreneurship in Portugal” “Sociedade Portuguesa de Inovação” Agosto 2001

Babson College Arthur M. Blank Center for Entrepreneurship Wellesley, Massachusetts >

Babson College Arthur M. Blank Center for Entrepreneurship Wellesley, Massachusetts <<American education, traditionally fosters entrepreneurship and the main reasons are: ·Socratic method of learning ·Participative learning ·Respect for the individual ·Experiential learning ·Creativity is encouraged in the early years ·Business is respected ·Entrepreneurs are respected>>

Babson College Arthur M. Blank Center for Entrepreneurship Wellesley, Massachusetts <<The core curriculum of Babson includes four main subjects: - Entrepreneurship and new ventures (…) - Financing entrepreneurial ventures (…) - Managing growing businesses (…) - Field studies – that means working on a real project in the field, setting goals and objectives, meeting time schedules, taking responsibility for a project, self- motivation and flying solo.>>

Nada fácil, hein?...