Objetivos do Planejamento Estratégico Módulo 4.2 – Vantagem Competitiva
Objetivo Final do Processo da Administração Estratégica Permitir, que a empresa escolha e implemente, uma estratégia, que gere vantagem competitiva;
O que é vantagem competitiva Genericamente, uma empresa possui vantagem competitiva, quando é capaz de gerar maior valor econômico, do que as suas rivais. Barney J.B.; Hesterly. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2007
O Valor Econômico Valor Econômico, é simplesmente, a diferença entre os benefícios percebidos, ganhos por um cliente que compra produtos ou serviços de uma empresa, e custo econômico total desses produtos ou serviços.
Exemplo Eventos A B Quantidades vendidas 50 Benefício total percebido pelo cliente 3.100 3.500 Custo total 2.200 Valor econômico gerado 900 1.300 Tamanho da Vantagem competitiva de A sobre B 400
Redesenho do Processo de PE Missão - Impactos (nenhum, positivo ou negativo) Objetivos – Mensuráveis e específicos Análise Externa – Ameaças e oportunidades Análise interna – Forças e Fraquezas
Redesenho do Processo da PE Escolha das Estratégias – Negócios e Corporativas Implementação da Estratégia Vantagem Competitiva
Mensuração da Vantagem Competitiva Não é fácil, fazer a mensuração de uma Vantagem Competitiva, e para isso surgiram duas abordagens Exame do desempenho contábil – da empresa Exame do desempenho econômico – da empresa
Desempenho Contábil É uma medida de vantagem competitiva, feita através das Demonstrações Financeiras da empresa, pelas quais, vários indicadores de análise, podem ser apurados e comparados com padrões. Indicadores de lucratividade Indicadores de capacidade de pagamento Indicadores de alavancagem Indicadores de atividade
Indicadores de lucratividade Titulo Fórmula Retorno AtivoTotal - ROA Lucro líquido após os tributos Ativo total médio Retorno sobre Patrimônio Líquido - ROE Lucro liquido após os tributos Patrimônio líquido médio Margem Bruta Lucro Operacional Bruto Patrimônio Líquido Médio Lucro por ação (LPA) Lucro disponível aos acionistas Número de ações ordinárias Índice de preço / lucro (P/L) Preço de mercado da ação ordinária Lucro líquido por ação ordinária
EBITDA- Lucro antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações – “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortizacion 1 + Lucro líquido final 3.010.040 2 Depreciações 210.440 3 Amortizações de investimentos 1.260.160 4 Juros pagos 350.400 1.821.000 5 = EBITDA (1+......+4) 4.831.040 6 Receita líquida do período 2.160.000 7 Taxa da EBITDA (5:6) 39,7%
Indicadores de liquidez Ativo circulante – estoques Titulo Fórmula Liquidez corrente Ativo Circulante Passivo Circulante Liquidez seca Ativo circulante – estoques Passivo circulante
Indicadores de Alavancagem Lucro Antes dos impostos Titulo Fórmula Endividamento total Exigível total Ativo total Participação de capitais Patrimônio Líquido Custo dos juros Lucro Antes dos impostos Custo total dos juros
Indicadores de Atividades Sdo médio contas a receber Titulo Fórmula Giro dos estoques Custo das vendas Estoques médios Giro das contas a receber Vendas a prazo Sdo médio contas a receber Giro dos ativos Receitas totais Ativo total médio
Bibliografia Barney J.B.; Hesterly. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2007; Certo C. Peter; Peter J. Paul – Administração Estratégica; planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Pearson, 2004. ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de Balanços. Um enfoque Econômico Financeiro. 9 ª .São Paulo, Atlas,2010. IUDÍCIBUS, Sérgio de. Análise de Balanços, 10ª ed.; São Paulo, Atlas, 2009