Preparação e apresentação do relatório

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Definindo o Problema da Pesquisa e Desenvolvendo a Abordagem do Tema
Objetivos e Briefing da Pesquisa
Pesquisa Qualitativa x Pesquisa Quantitativa
Os Sistemas de Informação Empresariais
Fluxograma de Atividades
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Fluxograma de Atividades Informática na Administração prof. Amauri Marques da Cunha Período 2007/1.
SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Sérgio Elias Vieira Cury
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Pesquisa de Marketing Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães.
Sistema de Informação Gerencial
Modelos de Pesquisa – Projeto de Pesquisa
Modelos de Pesquisa – Projeto de Pesquisa
Sistema de Informações de Marketing
Desenvolvimento de PROJETOS.
Estudos de Mercado MK Research
Metodologia Científica Divulgação de resultados
FALTA DE ÉTICA EM PESQUISA DE MARKETING PESQUISA E SUAS VARIANTES
O processo de pesquisa de mercado
Pesquisa de mercado e comportamento
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
SIM - Sistema de Informações de Marketing

Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Planejamento de Mídia Fátima Atsuko MÓDULO 1
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Gerenciamento de Integração.
Curso Técnico em Mineração
Administração de Marketing II Profª. Drª. Louise Lage.
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Documentação de Software
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Normas para redação de TCC
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Itens para avaliação do artigo
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Habilidades de comunicação em Engenharia
Integração.
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
PESQUISA DE MARKETING – Conceito e Processo
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
Metodologia da Pesquisa
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
MONOGRAFIA Para Bauren et al. (2006 p.40), é um trabalho acadêmico que objetiva a reflexão sobre um tema específico e que resulta de um procedimento de.
Relatórios de avaliação: orientações para elaboração e apresentação
Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
TRABALHO ACADÊMICO PROJETO DE PESQUISA
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 6 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, Carlos Freire
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
RELATO E APRESENTAÇÃO DA PESQUISA Universidade Estadual de Goiás Curso de Administração Técnicas de Pesquisa Andrews Miguel.
Transcrição da apresentação:

Preparação e apresentação do relatório Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães

Importância do relatório e da apresentação O relatório e sua apresentação são produtos tangíveis do esforço de pesquisa. O relatório serve como registro histórico do projeto. Se essa etapa não receber a atenção adequada, p valor do projeto será muito diminuído perante a administração. O envolvimento de muitos gerentes de marketing no projeto é limitado ao relatório escrito e à apresentação oral. Avaliam a qualidade do projeto todo com base na qualidade do relatório e na apresentação. Influencia decisões futuras sobre pesquisa e fornecedores. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Processo de preparação e apresentação do relatório Definição do problema, abordagem, modelo de pesquisa e trabalho de campo Análise dos dados Interpretação, conclusões e recomendações Preparação do relatório Apresentação oral Leitura do relatório pelo cliente Follow-up da pesquisa Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Processo de preparação e apresentação do relatório Antes de escrever o relatório, o pesquisador deve discutir os resultados, as conclusões e as recomendações mais importantes com os tomadores de decisão dos clientes. Em vez de resumir os resultados estatísticos, pesquisador deve apresentar os resultados de tal forma que possam ser usados diretamente com entrada na tomada de decisão. Quando apropriado, devem ser tiradas conclusões e feitas recomendações, nas quais a gerência pode agir. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Formato do relatório Podem variar dependendo do pesquisador, e da empresa que está conduzindo o projeto, do cliente e do projeto em si. A maioria dos projetos de pesquisa inclui grande parte dos seguintes elementos: Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Formato do relatório Capa Índice Sumário executivo Principais conclusões Recomendações Definição do problema Histórico do problema Declaração do problema Temas de abordagem Modelo de pesquisa Tipo de metodologia da pesquisa Necessidades de informação Coleta de dados de fontes secundárias Coleta de dados de fontes primárias Elaboração e pré-teste do questionário Técnicas de amostragem Trabalho de campo Resultados Conclusões e recomendações Anexos Questionários e formulários Tabelas Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Formato do relatório Capa: deve incluir o título do relatório, as informações (nome, endereço e número de telefone) sobre pesquisador ou a organização que realizou a pesquisa, o nome do cliente para quem o relatório foi preparado e a data do comunicado. Índice: deve listar os tópicos analisados e os números apropriados das páginas. Sumário executivo: é uma parte extremamente importante do relatório, uma vez que muitas vezes essa é a parque que os executivos lêem. Deve descrever concisamente o problema, a abordagem, o modelo de pesquisa, os principais resultados, as conclusões e as recomendações. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Formato do relatório Definição do problema: essa seção do relatório apresenta o histórico do problema, discute a análise dos dados secundários – quando houver – e os fatores que foram considerados. Deve mostrar claramente qual é o problema investigado. Temas de abordagem / objetivos específicos: mostra, em forma de itens, todos os temas e subtemas estudados e abordados pelo estudo realizado. Modelo de pesquisa: a seção sobre o modelo de pesquisa deve especificar os detalhes sobre como a pesquisa foi realizada. Isso inclui o método de pesquisa, o público-alvo, a amostra, a margem de erro, o tipo de coleta de dados e a data da realização do trabalho de campo. Apresentação não-técnica. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Formato do relatório Resultados. Esta seção normalmente é a parte mais longa do relatório e pode ser composta de vários capítulos. Muitas vezes, os resultados são apresentados não apenas no nível agregado, mas também no nível do subgrupo/clusters (segmentos de mercado, área geográfica, idade, sexo, renda, classe socioeconômica etc.). Os resultados devem ser organizados de forma coerente e lógica. A apresentação deve ser direcionada aos componentes do problema da pesquisa de marketing e às necessidades de informação que foram identificadas. Deve conter um texto analítico com os dados ilustrados por gráficos, tabelas e quadros esquemáticos. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Formato do relatório Conclusões e recomendações. O pesquisador deve interpretar os resultados á luz do problema que está sendo tratado para chegar às conclusões importantes. Com base nos resultados e nas conclusões, ele pode fazer recomendações para o tomador de decisões. Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Apresentação oral A apresentação ajudará a gerência a compreender e a aceitar o relatório escrito. Momento onde são tratadas quaisquer pergunta da gerência. Muitos executivos formam sua primeira e duradoura impressão sobre o projeto com base na apresentação. Chave para a apresentação eficaz: preparação. Roteiro Direcionada para o expectador Deve ser treinada várias vezes Auxílios visuais – tabelas e gráficos Manter contato visual e interagir com a platéia Deve ser interessante e convincente Não usar: né, sabe, certo Tema da Apresentação 23 de março de 2017

Follow-up da pesquisa O trabalho do pesquisador não termina com a apresentação oral. Ele deve ajudar o cliente a compreender e implementar os resultados e tomar quaisquer medidas necessárias de follow-up. Deve avaliar todo o projeto de pesquisa de marketing enquanto ele ainda estiver nítido em sua mente. Tema da Apresentação 23 de março de 2017