Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LEVANDO A PALAVRA DE DEUS
Advertisements

“O que é Bullying” 7º ANO D.
A escola e a prevenção ao uso de drogas
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
SEMINÁRIO ESTADUAL PARA FORMAÇÃO DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS REGIONAIS PARA O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PARANÁ.
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
PRÉ-CURSILHO.
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
O DESAFIO DA QUALIDADE DE VIDA
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
Comportamento Organizacional
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
A ALEGRIA NA COMUNIDADE Filipenses 2.
CIC – Congregação Israelita ‘o Caminho’
Drogas na adolescência
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
O PAPEL DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Ministério da Criança e do Adolescente
MEU FILHO É ADOLESCENTE, E AGORA?.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Autopercepções Novembro 2011.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
A importância da união feminina
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
Diretrizes de um programa de prevenção
Pequenas lições para um grande professor.
Mobilizando seus colegas de trabalho
Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,
VC É AQUILO QUE VC FAZ CONTINUAMENTE.
DIAS E HORÁRIOS DO CURSO: *Encontro quinzenal ou semanal *Sexta - feira - tarde ou sábado - tarde *Cada encontro tem 90 min. de duração *Inscrições: 081.
Esta área disciplinar consiste na concretização de um projecto centrado em problemas de interesses dos alunos e relacionados com as suas áreas de estudo.
Pastoral familiar possibilidades
Um diálogo sobre a Educação para valores na família.
Edificando Famílias Saudáveis
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
DIAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO : *Sábado – tarde ou Segunda - noite * Carga horária - 8 encontros de 2 horas ou 6 encontros de 3 horas *Encontros quinzenais.
EVANGELISMO PÚBLICO.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
MODELO ECOLÓGICO DO DESENVOLVIMENTO
DE PASTOR PARA PASTOR.
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
UM LUGAR PARA SORRIR.
Consumismo.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Jovens Adventistas nas Escolas Públicas. Dica Geral Mesmo que pareça uma ameaça à sua fé, freqüentar uma escola pública pode ser uma ótima oportunidade.
Internet? Até onde o perigo espreita!
VALE SONHAR.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Comportamento Organizacional
Envelhecimento: Processo pessoal? Tarsila Cunha. Envelhecimento Devemos levar em conta alguns fatores, quando nos referirmos ao envelhecimento: O desenvolvimento.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
A palavra “Fundamentos” é utilizada no escotismo para referir-se aos elementos básicos em que se fundamenta o movimento; ou seja, seu Propósito, Princípios.
TEXTO BÍBLICO: Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
1. Como Sua Família Lida Com Alguma Situação Estressora?
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
Introdução Entendendo a necessidade da comunidade e a missão da igreja inclusa nela viemos por meio desse trabalho alcançar jovens e adultos com problemas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Atitude de Vencedor.
Transcrição da apresentação:

Pr. Marcelo Augusto de Carvalho www.4tons.com Pr. Marcelo Augusto de Carvalho Atitude de Vencedor

Resiliência Os indivíduos resilientes desenvolvem habilidades, ao enfrentarem fatores de risco, que lhes permitem ter sucesso na vida. Não aparecer no slide: Eles têm um autoconceito forte, uma sólida crença em Deus e uma atitude positiva para com o mundo ao redor. Impulsionados por um sentido definido de propósito para a vida, eles veem os obstáculos como desafios que podem superar. Acima de tudo, a resiliência parece ter tudo quever com a esperança e a crença positiva de que há vida além dos obstáculos presentes.

Jovens X Alto Risco Embora as famílias, igrejas e comunidades procurem protegê-los, os jovens de hoje vivem em um mundo repleto de altos riscos. Não aparecer no slide: Material sexual explicito espera por eles com apenas um clique na internet. O acesso ao álcool, maconha, cocaína e anfetaminas é relativamente fácil, mesmo em ambientes que muitos poderiam considerar saudáveis e seguros. Portanto, é importante identificar os fatores que levam alguns jovens ao sucesso, apesar do perigoso mundo em que vivem. Isso poderá ser útil para ajudar outros jovens a empregar as mesmas estratégias de sobrevivência.

O conceito de resiliência é vital hoje, já que não podemos tornar o lar e os ambientes sociais lugares ideais, não podemos tirar as drogas das ruas ou remover a violência da televisão, filmes e jogos eletrônicos.

Como criar Resiliência? Relações positivas, sinceras e duradouras são a chave para o desenvolvimento de jovens resilientes. Não colocar no slide - Adultos mais velhos ou mentores que apoiam, incluindo pais, professores e religiosos, desempenham um papel importante na resiliência em desenvolvimento.

Como criar Resiliência? Um estudo em particular constatou que “todos os jovens resilientes tinham pelo menos uma pessoa em sua vida que os aceitava incondicionalmente”. Não colocar no slide - Adultos mais velhos ou mentores que apoiam, incluindo pais, professores e religiosos, desempenham um papel importante na resiliência em desenvolvimento. O relacionamento com as pessoas que demonstram cuidados, carinho e amor incondicional parece proporcionar aos jovens um sentimento de que eles podem superar qualquer dificuldade que enfrentarem na vida.

Como criar Resiliência? A espiritualidade tem um papel importante no desenvolvimento da resiliência. Não colocar no slide - Um estudo indica que os jovens resilientes, muitas vezes, têm a capacidade de usar sua fé religiosa para manter uma visão positiva de uma vida significativa. Qualquer que seja o fator fortalecedor da resiliência, a família tem um papel importante, pois é onde temos mais oportunidade de exercer influência positiva.

Resiliência e Alimentações em Família Uma estratégia eficaz e bastante simples que constrói a resiliência é comer em família. Uma série de estudos recentes relata que jantares em família contribuem para a redução do comportamentos de risco e dependência em adolescentes e adultos jovens. Não colocar no slide - Pesquisadores identificaram o momento do almoço ou jantar em família como um fator de proteção contra comportamentos de risco como o uso de álcool e drogas, tabagismo, atividade sexual precoce, disturbios alimentares e delinquência. Outro aspectos positivos é que parecem criar uma melhor estabilidade social e mental. Jantares em família podem reduzir a probabilidade de os jovens se tornarem vítimas da violência. Crianças e adolescentes que compartilham jantares em família e passam o tempo com seus pais desenvolvem maior autoestima, têm menos depressão e menores taxas de suicídio ou pensamentos suicidas.

Resiliência e Alimentações em Família As refeições em família fornecem um momento ideal para cultivar valores espirituais e crenças em Deus. A pesquisa sobre o tema descobriu que a crença em Deus desempenha um papel importante no sucesso futuro e na capacidade de superar as circunstâncias difíceis da vida.

Resiliência e Serviço O serviço comunitário é outra atividade que promove a resiliência entre os jovens. Jesus nos ensinou muito sobre servir aos outros. Devemos mostrar compaixão, carinho e dar assistência a todos. Podemos apoiar, visitar, ajudar e consolar as pessoas que estão em uma posição de necessidade por qualquer motivo. Não colocar no slide - Tal atividade prática nos fornece um método para proteger nossos filhos de comportamentos de alto risco, enquanto, ao mesmo tempo, incentiva sua fé e envolvimento em atividades saudáveis. Assim, podemos servir aos outros não apenas dando dinheiro, mas também, em conjunto com a juventude, promovendo assistência pessoal a prática. Isso inclui qualquer assistência que beneficie aqueles que vivem em nossa comunidade local. É imperativo alimentar, vestir e proteger as pessoas.

O que podemos fazer como indivíduos, igreja ou comunidade para ajudar a juventude a se tornar resiliente? Por que alguns jovens que vivem em ambientes de alto risco não se envolvem em comportamentos perigosos? Se não podemos eliminar o material nocivo da internet, então como ajudar as crianças a crescerem expostas à essas influências e permanecerem saudáveis e bem-sucedidas?