NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

O QUE É SER ALFABETIZADO E LETRADO?
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
OBJETIVOS E ORGANIZAÇÃO
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
INAF Só 26% da população tem domínio pleno das habilidades
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
?;!: $X+= Atividade CANETA USE O LÁPIS PARA COLORIR DE:
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
alfabetização INTRODUÇÃO
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
7º encontro 06/10/2009 Registrado por: Janaína.
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
Reading and the Communication Process
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Livro: Estratégias de leitura
Profa. Cristina Araújo de Farias
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Estratégias de leitura
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
LEITURA COMPARTILHADA
Planejamento da Rotina Semanal
Apropriação do Sistema de Escrita Dominar convenções gráficas:
NÍVEL DE ESCRITA: PRÉ-SILÁBICO
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
PROFª Leila de Souza Ganem
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Apropriação do Sistema de Escrita
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
PROFª. Leila de Souza Ganem
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1º ANO LEITURA E ESCRITA
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Projeto: Confabulando com Fábulas.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
ENSINAR a APRENDER a LER,
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Formação continuada 2º Encontro
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ALFABETIZAÇÃO.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO Apropriação do Sistema de Escrita Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras Escreva palavras que rimem com os personagens do texto:

Circule a parte final que é igual em cada grupo de palavras a seguir: Outras atividades Circule a parte final que é igual em cada grupo de palavras a seguir: ESTRANHO BANHO BONITO CABRITO ELEFANTE ELEGANTE SAFADO TELHADO SINGELO CHINELO CARETA VARETA MALUCO SUCO

CORRE, CUTIA DE NOITE E DE DIA DEBAIXO DA CAMA DE DONA_______ LER E COMPLETAR COM UMA PALAVRA QUE RIMA: CORRE, CUTIA DE NOITE E DE DIA DEBAIXO DA CAMA DE DONA_______

Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de forma e cursiva) Agrupar as palavras de acordo com os tipos de letras: TEIA flor cogumelo quarto espelho JANELA CADEIRA travesseiro

Ligar as palavras com o mesmo tipo de letra: ABELHA Quarto Flores janela Teia sol pulseiras Leque JOANINHA ESPELHO Vassoura nuvem

Colorir onde está escrito com letra cursiva: Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa. Dona Joaninha vai à festa em casa da lagartixa.

Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita Observar as figuras abaixo e completar os quadrinhos com as letras que faltam T A S E L O A E A A B L A O U E O T A E S O

ATIVIDADES COM PARES MÍNIMOS PATO PRATO GATO GRATO FACA FRACA FITA FRITA GOTA GROTA BOTA BROTA

DITADO EM GRADE

Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura Leitura e pseudo-leitura do livro “A Descoberta da Joaninha”. Freqüentar a biblioteca da escola. Visitas em outros espaços em que a leitura circula.

Desenvolver capacidades relativas ao código escrito, especificamente necessárias à leitura - Saber decodificar palavras e textos escritos. TEXTO EM TIRAS Borboletinha tá na cozinha nariz de pica-pau fazendo chocolate para a madrinha rebola bola perna de pau olhinho de vidro

Outras atividades BINGO DE PALAVRAS FORCA

Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão. Identificar as finalidades e funções da leitura em função do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Exploração dos diversos tipos de texto: História (A Descoberta da Joaninha) Convite Cartão de agradecimento Etiquetas enfatizando... finalidades do texto, exploração da capa, autor, desenhos, bem como as características de cada texto.

LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA”

Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido: - Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão; -Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências. Pausa Protocolada Instigar dos alunos o levantamento de hipóteses acerca do conteúdo do texto, Propiciar momentos para a confirmação (ou não) de hipóteses levantadas. Solicitar dos alunos o resumo do texto, por meio de reconto e incentivar a discussão sobre o mesmo. Importante: Realizar o planejamento, estimulando o interesse dos alunos pela história; Definir previamente as pausas no texto para antecipação de seu conteúdo pelos alunos.

Avaliar afetivamente o texto lido, fazer extrapolações Incentivar os alunos a partilharem suas emoções e sua compreensão com os colegas, avaliando o que leram, projetando o sentido do texto para outras vivências, outras realidades.

PRODUÇÃO ESCRITA Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções em diferentes gêneros. Ler em voz alta histórias, notícias, propagandas, avisos, bilhetes para os pais, etc. Trazer para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores e explorar esse material com os alunos (para que servem, a que leitores se destinam, onde se apresentam, como se organizam, de que tratam, que tipo de linguagem utilizam). Fazer uso da escrita na sala de aula, com diferentes finalidades, envolvendo os alunos (registro da rotina do dia no quadro, anotações de decisões coletivas, pauta de organização de jogos e festas coletivas).

LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” Explorar: LIVRO “A DESCOBERTA DA JOANINHA” D. Aranha, Você está convidado para uma festa em minha casa Dia: 04/06/06 Local: Minha casa Horário: 13h30 D. Lagartixa CONVITE DA FESTA Caro amigo, Sua participação abrilhantou minha festinha! Obrigada pela sua presença. D. Lagartixa CARTÃO DE AGRADECIMENTO ETIQUETAS DO CENÁRIO FLORES NUVEM SOL

Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Hipótese de escrita (Posteriormente, apresentar a ficha com a escrita do aluno para ele completar). Confrontar com a produção do colega. Fazer a correção, observando o registro do professor. O I G A Reescrita coletiva do texto. Produções coletivas de convite/cartão/etiquetas.

Formar frase a partir da cena Atividades com frases 1º Tipo Formar frase a partir da cena

Cartela a ser utilizada no 2º, 3º e 4º tipos de frases LEQUE PULSEIRAS FITA FAIXA

2º Tipo Recortar uma figura Escrever uma frase usando a figura (Colar a figura dentro da frase) 3º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra.

4º Tipo Recortar uma palavra Escrever uma frase usando a palavra (Colar a palavra dentro da frase) 5º Tipo Recortar duas figuras Escrever uma frase, substituindo as palavras por figuras.