Instrumentos avaliativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
A PROVA OPERATÓRIA NO ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
A PROVA OPERATÓRIA No ENSINO SUPERIOR algumas reflexões
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Modo Indicativo e Subjuntivo
Prática Pedagógica Revisão de prova: a reconstrução da aprendizagem Gloria Cardoso de Almeida Cruz
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Concepções de Estatística de um grupo de professores de Matemática da Escola Básica brasileira: um estudo diagnóstico Cileda de Queiroz e Silva Coutinho.
Simone Braz Ferreira Gontijo
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Tipos.
AVALIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR
Prefeitura do Município de São Paulo
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
DIGA-ME COMO VOCÊ AVALIA E EU DIREI COMO SEU ALUNO APRENDE
Avaliação Educacional
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
REPENSANDO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: A ELABORAÇÃO DE PROVAS
A p r e s e n t a ç ã o. Í n d i c e Sobre o Produto Avaliações/Provas Apresentações Interativas.
A Verdade (Carlos Drummond de Andrade)
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Charges matemáticas.
História nas atuais propostas curriculares
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
INSTRUMETOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Forma Canônica e Definições
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Perguntas de Modelação
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Equipe responsável pela produção
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Como elaborar um plano de aula
Como elaborar uma boa redação?
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
Leitura e interpretação de texto
INTRODUÇÃO ..
• Manejo – Formação – Professor.
Educação e psicologia.
ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
COMO FAZER O RELATÓRIO DE ERROS
Sócrates “Só sei que nada sei”.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
3º ANO ALFABETIZAÇÃO ESCRITA
O dia-a-dia de um professor competente. (Fundamentos da relação professor e aluno) Prof. Vasco Pedro Moretto (0XX61)
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Segundo Cipriano Carlos Luckesi. Diferença entre Exame e Avaliação O exame possui 3 características: a) Pontual; b) Classificatória; c) Seletiva.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos avaliativos Atividade complementar 02 Apresentação 02 Instrumentos avaliativos Questões para análise

Professoras e professores, Nessa AC, dialogaremos sobre os instrumentos avaliativos. É importante que tenhamos ciência que, ao avaliar, estamos nos avaliando. E esse momento deve retroalimentar a nossa prática. Disponibilizamos algumas questões de provas para subsidiar o debate.

a) Exploração exagerada da Memorização Relacione os nomes das aranhas venenosas: (Ciências - 8 série) 1. aranha marrom ( ) Latrodectes 2. amadeira ( ) Lycosa 3. tarântula ( ) Loxóceles 4. viúva negra ( ) Ortognata 5. caranguejeira ( ) Phoneutria

b) Falta de parâmetros para correção "Como é a organização das abelhas numa colméia?" São muito organizadas! Incrível ! É legal !

C) Utilização de palavras de comando sem precisão de sentido no contexto Há palavras de comando usadas com muita frequência na elaboração de questões de prova e que não têm sentido preciso no contexto. Destaquemos algumas delas: comente, discorra, como, dê sua opinião, conceitue você, como você justifica, o que você sabe sobre, quais, caracterize, identifique as principais características.

Questão (Filosofia da Educação – 1º ano do Magistério) Comente a frase de Sócrates: conhece-te a ti mesmo. Resposta de uma aluna "Acho uma frase muito profunda, tão profunda que nem consigo captar seu real significado. Mas acho que Sócrates estava certo quando disse a frase, pois sendo um sábio não teria dito besteira. Assim, mesmo que eu nada entenda do que ele disse, tenho certeza que a frase tem um grande significado em todos os aspectos em que for analisada".

c) Utilização de palavras de comando sem precisão de sentido no contexto Outra forma possível de perguntar No estudo que fizemos em filosofia da educação, afirmamos que, para haver o desenvolvimento do indivíduo para a cidadania, é preciso que ele conheça seu contexto social. Além disso, que ele tenha um profundo conhecimento de si mesmo. Nos debates que fizemos em aula, citamos a frase atribuída a Sócrates "conhece-te a ti mesmo". Partindo da frase e das discussões feitas em aula sobre o assunto, explique o significado da frase no contexto da filosofia da educação...

Parametrização: A parametrização é a indicação clara e precisa dos critérios de correção. Esse ponto que é um dos fundamentais para uma relação profissional entre o professor e aluno, no processo da avaliação da aprendizagem.

Exemplo de uma questão mal parametrizada: Dê as principais características do povo brasileiro. Comentários Principais sob que ponto de vista? Seriam físicas, intelectuais, sociais, psicológicas, ou outras? Quantas deverão ser dadas? Se um aluno escrever 3 e outro 6, eles responderam igualmente ao comando. Terão a mesma nota na questão? Esta questão é essencialmente uma questão sem parâmetros para a correção.

Exemplo de uma questão bem parametrizada: “Escreva quatro substantivos próprios que iniciam com vogal” é um exemplo de questão parametrizada. - Nela o parâmetro é escrever quatro substantivos.

Referências MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.93-122.