PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA Prof. Nécio Turra Neto
ROTEIRO DE PROJETO PESQUISA PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA DO PROJETO Questões que o projeto deve responder: o que? Onde? Quando? Como? Para que, para quem? Com que recursos? ESTRUTURA DO PROJETO
TÍTULO “Um bom título já é um projeto” Tema, delimitação do tema; Títulos provisórios; Ao final do projeto – título definitivo.
INTRODUÇÃO Todo trabalho tem uma introdução: qual o seu papel? Apresentar: motivações pessoais; a ideia de pesquisa; o próprio projeto; É a última parte que se escreve num trabalho.
PROBLEMÁTICA Leal (2002, p. 230) assim conceitua problema de pesquisa: “Nem todos os problemas com que nos deparamos se prestam necessariamente à pesquisa científica. Um problema de pesquisa supõe a possibilidade de buscar informações a fim de esclarecê-lo, compreendê-lo, resolve-lo ou contribuir para sua solução. Um problema de pesquisa, portanto, não é um problema que possa ser resolvido pela intuição, pelo senso comum ou pela simples especulação.”
TODO PROBLEMA É UM PROBLEMA DE PESQUISA? 1 - O fracasso escolar deixaria de existir se toda e qualquer avaliação fosse banida do ensino? 2 - Jovens negros devem ter acesso a universidade pública, via cotas? 1 - Quais as características que o fenômeno do fracasso escolar apresenta nas escolas públicas de PP? 2 - Jovens negros tem acesso às universidades públicas de São Paulo? LEAL, E. J. M. Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Contraponto, Itajaí, ano 2, n. 5, p. 227-235, maio/ago. 2002.
OBJETIVOS Brotam da problemática (não importa que seja repetitivo); Entre objetivos geral e específicos (o centro e a periferia da tese).
DESDOBRAMENTOS DA QUESTÃO CENTRAL: 1 – Em que séries da educação básica há maior incidência de reprovação? Como vem se comportando a taxa de reprovação nas escolas públicas de PP nos últimos anos? Que medidas a Diretoria de Ensino, a Secretaria de Estado vem tomando diante do problema? Quais os resultados dessas ações (se existem)? Qual a origem social das crianças mais atingidas pelo fracasso escolar? Quais as escolas mais afetadas pelo fenômeno do fracasso escolar? Como estas escolas estão lidando com o problema?
DESDOBRAMENTOS DA QUESTÃO CENTRAL: 2 – Qual a proporção de jovens negros, concluintes do ensino médio que ingressam nas universidades públicas paulistas? Qual a situação socioeconomica das suas famílias? Quais os cursos em que há maiores proporções de negros? Eles gostariam de ter feito outras opções? Qual a trajetória escolar desses jovens?
JUSTIFICATIVA Responde às seguintes questões: POR QUE? PARA QUEM?
REFERENCIAL TEÓRICO Demonstra familiaridade com os debates, com os conceitos, com alguns importantes autores, que giram em torno da temática da pesquisa.
METODOLOGIA RESPONDE À QUESTÃO: COMO? Remete às técnicas e a uma reflexão sobre elas. Como a fase de coleta/produção das informações é central na pesquisa, esta parte requer uma preocupação redobrada.
PLANO PROVISÓRIO DE ASSUNTO Trata-se do índice provisório, explicado, apontando o que será feito em cada parte; Qual seu papel?
CRONOGRAMA ATIVIDADES 1º. Trimes. 2º. Trimes. 3º. Trimes. 4º. Trimes. Deve ser considerado desde o início (para pensar a problemáticas e os objetivos); Evidencia um planejamento das etapas da pesquisa, dentro do tempo disponível: ATIVIDADES 1º. Trimes. 2º. Trimes. 3º. Trimes. 4º. Trimes. Levantamento bibliográfico; seleção, leitura e fichamento do material XXXX XX Coleta de dados no campo Análise dos dados Redação final
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ver manual ABNT
PRÓXIMAS AULAS ESBOÇO DE PROJETO DE PESQUISA EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA E DAS ATIVIDADES DA PRÓXIMA AULA. A AULA DE HOJE NÃO DISPENSA A LEITURA DE U. ECO, INDICADA PARA A AULA DE 27/8.