PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
TCC: Monografia e/ou Artigo
PROJETO DE PESQUISA.
Metodologia Científica
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
Formando o hábito de estudo
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
“Guião para Elaboração de Projectos”
Este material é parte integrante da disciplina
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
AULA 2: Pesquisa Científica
Metodologia Da Pesquisa Científica
PROGRAMAÇÃO 2010 CURSO: Nutrição PUC Campinas
PESQUISA APLICADA AO JORNALISMO
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Metodologia para Elaboração de Problema.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
ELEMENTOS DO PROJETO – EST I 1.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Relatório de Proposta de Projeto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Metodologia Científica
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Título do Artigo Científico
PROJETO DE PESQUISA.
X Jornada Científica de Jornalismo
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
PESQUISA EM GEOGRAFIA Prof. NÉCIO TURRA NETO.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Faculdade Unida de Vitória Prof. Sérgio Luiz Marlow
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Metodologia de Pesquisa para Projetos
ESTRUTURA DE PROJETO DE PESQUISA Rosecléa Borges da Silva
Metodologia Científica
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Estrutura do projeto de monografia
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE PESQUISA: A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA Prof. Nécio Turra Neto

ROTEIRO DE PROJETO PESQUISA PROJETO DE PESQUISA ESTRUTURA DO PROJETO Questões que o projeto deve responder: o que? Onde? Quando? Como? Para que, para quem? Com que recursos? ESTRUTURA DO PROJETO

TÍTULO “Um bom título já é um projeto” Tema, delimitação do tema; Títulos provisórios; Ao final do projeto – título definitivo.

INTRODUÇÃO Todo trabalho tem uma introdução: qual o seu papel? Apresentar: motivações pessoais; a ideia de pesquisa; o próprio projeto; É a última parte que se escreve num trabalho.

PROBLEMÁTICA Leal (2002, p. 230) assim conceitua problema de pesquisa: “Nem todos os problemas com que nos deparamos se prestam necessariamente à pesquisa científica. Um problema de pesquisa supõe a possibilidade de buscar informações a fim de esclarecê-lo, compreendê-lo, resolve-lo ou contribuir para sua solução. Um problema de pesquisa, portanto, não é um problema que possa ser resolvido pela intuição, pelo senso comum ou pela simples especulação.”

TODO PROBLEMA É UM PROBLEMA DE PESQUISA? 1 - O fracasso escolar deixaria de existir se toda e qualquer avaliação fosse banida do ensino? 2 - Jovens negros devem ter acesso a universidade pública, via cotas? 1 - Quais as características que o fenômeno do fracasso escolar apresenta nas escolas públicas de PP? 2 - Jovens negros tem acesso às universidades públicas de São Paulo? LEAL, E. J. M. Um desafio para o pesquisador: a formulação do problema de pesquisa. Contraponto, Itajaí, ano 2, n. 5, p. 227-235, maio/ago. 2002.

OBJETIVOS Brotam da problemática (não importa que seja repetitivo); Entre objetivos geral e específicos (o centro e a periferia da tese).

DESDOBRAMENTOS DA QUESTÃO CENTRAL: 1 – Em que séries da educação básica há maior incidência de reprovação? Como vem se comportando a taxa de reprovação nas escolas públicas de PP nos últimos anos? Que medidas a Diretoria de Ensino, a Secretaria de Estado vem tomando diante do problema? Quais os resultados dessas ações (se existem)? Qual a origem social das crianças mais atingidas pelo fracasso escolar? Quais as escolas mais afetadas pelo fenômeno do fracasso escolar? Como estas escolas estão lidando com o problema?

DESDOBRAMENTOS DA QUESTÃO CENTRAL: 2 – Qual a proporção de jovens negros, concluintes do ensino médio que ingressam nas universidades públicas paulistas? Qual a situação socioeconomica das suas famílias? Quais os cursos em que há maiores proporções de negros? Eles gostariam de ter feito outras opções? Qual a trajetória escolar desses jovens?

JUSTIFICATIVA Responde às seguintes questões: POR QUE? PARA QUEM?

REFERENCIAL TEÓRICO Demonstra familiaridade com os debates, com os conceitos, com alguns importantes autores, que giram em torno da temática da pesquisa.

METODOLOGIA RESPONDE À QUESTÃO: COMO? Remete às técnicas e a uma reflexão sobre elas. Como a fase de coleta/produção das informações é central na pesquisa, esta parte requer uma preocupação redobrada.

PLANO PROVISÓRIO DE ASSUNTO Trata-se do índice provisório, explicado, apontando o que será feito em cada parte; Qual seu papel?

CRONOGRAMA ATIVIDADES 1º. Trimes. 2º. Trimes. 3º. Trimes. 4º. Trimes. Deve ser considerado desde o início (para pensar a problemáticas e os objetivos); Evidencia um planejamento das etapas da pesquisa, dentro do tempo disponível: ATIVIDADES 1º. Trimes. 2º. Trimes. 3º. Trimes. 4º. Trimes. Levantamento bibliográfico; seleção, leitura e fichamento do material XXXX XX Coleta de dados no campo Análise dos dados Redação final

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Ver manual ABNT

PRÓXIMAS AULAS ESBOÇO DE PROJETO DE PESQUISA EXPLICAÇÃO DA DINÂMICA E DAS ATIVIDADES DA PRÓXIMA AULA. A AULA DE HOJE NÃO DISPENSA A LEITURA DE U. ECO, INDICADA PARA A AULA DE 27/8.