Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercício Físico no Diabetes Mellitus
Advertisements

Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Cap BM Priscilla Gil GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Projeto de Prevenção Secundária de Eventos Cardiovasculares no CBMERJ
PROJETO DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
Amputações de extremidades inferiores por diabetes mellitus:
DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA DISCIPLINA DE OBSTETRÍCIA
Prevenindo a Hipertensão
SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA
PROJETO DE CONTROLE DE TABAGISMO
PROGRAMA DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA CARDIOVASCULAR
Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético
Projeto de Controle de Obesidade em Adultos
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
Projeto de implantação dos fatores de risco de Framingham nas inspeções de saúde do CMPSO TenCel José RG
PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE MÉTODOS DIAGNÓSTICOS EM CARDIOLOGIA NAS UNIDADES DE SAÚDE DA DGS Cap Ilva Lopes.
Síndrome metabólica Cap BM Simone Coelho
PROGRAMA DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE OBESIDADE INFANTO-JUVENIL
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
Diabetes Mellitus Diabetes Mellitus.
DIABETES MELLITUS DEFINIÇÃO GRUPO DE DOENÇAS METABÓLICAS , COM
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DIA MUNDIAL DO DIABETES
OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA AGUDA
“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Diabetes mellitus Diagnóstico e monitoramento laboratorial
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
OBESIDADE, DIABETES & Cª
Prevenção Cardiovascular
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
C.M. é uma mulher de 24 anos de idade com DM1 desde os 10 anos de idade, quando teve cetoacidose diabética. À época do diagnóstico, observou-se que a paciente.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Diabetes.
Doença Renal Crônica.
EXAMES LABORATORIAIS GLICEMIA
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
Momento Científico 22/05/2014 Renata Borges Facury Arroyo
Ana Gregória Ferreira Pereira de Almeida
Profa Sheyla Fernandes
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
TRATAMENTO DO DIABETES MELLITUS
Diabetes Mellitus Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
FUNCESI / FATEC Prevalência de Diabetes Mellitus e Fatores de Risco em Campos de Goytacazes,RJ Antes de começar: Os alunos que estão participando deste.
INTRODUÇÃO O Diabetes mellitus é considerada uma epidemia mundial causando grande preocupação por ter alto índice de morbimortalidade, além de alto custo.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ANAMNESE
Caso 02: Angina / Infarto do Miocárdio
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
“CASO CLÍNICO” MONITORIA DE CLÍNICA MÉDICA
Exames de rotina para o paciente com Diabetes tipo 2
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Hiperdia Tarsila Cunha.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
Luiz Carlos Braga - UFRJ/Macaé  O QUE É:  Síndrome decorrente da diminuição ou ausência da produção de insulina ou ainda da resistência à ação.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
NASF de Bela Vista do Toldo
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
Transcrição da apresentação:

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus Cap Priscilla Gil

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus 1. O QUE O diabetes melitus é uma doença crônica com elevada prevalência mundial. A OMS estima que em 2030 haverá, no mundo, cerca de 366 milhões de pacientes diabéticos, dos quais dois terços estariam em países em desenvolvimento (1-3). Dados de 1988 já demonstravam uma prevalência de 7,6% na população urbana brasileira entre 30 e 69 anos; um estudo de 2003 apontou para uma prevalência de 12,1%. Estas cifras devem-se ao envelhecimento populacional e à obesidade ( principalmente a de distribuição central, com aumento da gordura visceral e resistência insulínica) . O diagnóstico de diabetes é feito a partir da glicemia de jejum ≥ 126 mg/dl em duas coletas diferentes ou ≥ 200 mg/dl, independentemente do jejum. Mais recentemente a ADA instituiu a hemoglobina glicada também como fator diagnóstico, quando acima de 6,5% em duas ocasiões distintas. A doença está ligada à complicações micro e macrovasculares, que potencialmente já existem ao diagnóstico.

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus 1. O QUE Tendo em vista o grande avanço na prevalência mundial do diabetes o projeto tem o intuito de lançar um Programa pioneiro nos âmbitos da SEDEC/ CBMERJ, visando o tratamento precoce e a prevenção dos agravos relacionados ao Diabetes Melitus tipo 2, onde haverá o acompanhamento dos pacientes diabéticos de forma sistematizada, por uma equipe multidisciplinar capacitada para exames clínicos, orientações, planejamento dietético, acompanhamento psicológico e tratamento dos diabéticos, prevenindo as complicações. 2. QUEM: A equipe será constituída por endocrinologistas, nutricionista, psicóloga, serviço social, professor de educação física, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, realizando todos os testes necessários, identificando os pacientes de risco, intervindo precocemente através de orientações que previnem o Diabetes e fatores de risco cardiovasculares.   

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus 3. QUANDO: O programa já se encontra em andamento na 3ª Policlínica desde o início de 7 de fevereiro de 2012. 4. ONDE: A idéia do projeto é incentivar e treinar pessoas para a expansão nas demais Policlínicas e no HCAP. PORQUE: O diabetes mellitus constitui fator de risco para eventos cardiovasculares fatais e não fatais (risco >20% em 10 anos pelo escore de Framingham). Cada aumento de 1% na hemoglobina glicada representa uma elevação em 18% no risco cardiovascular . Intervenções que visam controlar o diabetes constituem estratégia de saúde pública para redução da incidência de doença cardiovascular, reduzindo a morbidade e mortalidade dos pacientes. Compensando o diabetes do militar e os dependentes da DGS, e conscientizando sobre a doença estaremos evitando complicações e com isso reduzindo custos futuros no tratamento das complicações do diabetes como doenças coronarianas, infarto, doenças isquêmicas cerebrais, necessidade de hemodiálise, amputações, afastamentos do trabalho e licenças médicas.

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus 6. COMO: 6.1. Divulgação: acontecerá através de Publicação no Portal da 3ª Policlínica, em Boletim Ostensivo e no Infosaúde 6.2. Captação dos pacientes diabéticos nos ambulatórios do CBMERJ, além dos militares que foram rastreados no programa de prevenção do diabetes durante a inspeção médica; 6.3. Preenchimento da ficha de primeiro atendimento (na consulta médica). (vide ANEXO 1) 6.4. Consultas 2/2 meses na endocrinologia (vide ANEXO 2) com padronização de exames laboratoriais: para pacientes em controle satisfatório, serão realizados cada 3 meses: hemograma, perfil lipídico, glicemia, hemoglobina glicada, uréia, creatinina, sódio, potássio, ácido úrico, EAS e urinocultura. Pacientes mal controlados (hemoglobina glicada >7%), deverão ser avaliados de forma mais precoce. A inclusão de exames de urgência como ECG e Radiografia de tórax, por exemplo serão avaliados individualmente. Anualmente, os pacientes deverão ser submetidos à fundoscopia e análise da urina de 24h (clearance de creatinina e microalbuminúria).

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus 6.5. Consultas seriadas na nutrição 6.6. Consultas periódicas no ambulatório de enfermagem, com a avaliação e monitoração do pé diabético, além de orientações gerais sobre diabetes, monitoração domiciliar de glicemia capilar; 6.7 Palestras mensais sobre diabetes e suas complicações (vide ANEXO 3); .

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus ANEXO 1:   Ficha de 1°atendimento pelo Programa de Diabetes Nome:____________________________________________D.N.:___/__/______ RG:___________ ( ) Militar ( ) Dependente Idade:___________ End.:_____________________________________________Tel.:_____________ 1ª consulta: Data:__/__/_____. Início da doença em (mês e ano): _______________ Queixas atuais:________________________________________________. Medicação em uso:_____________________________________________. Doenças concomitantes: ( )HAS ( )Dislipidemia ( )Obesidade ( ) Sobrepeso outras História familiar:________________________________________________. Complicações do Diabetes: ( )Retinopatia ( )Nefropatia ( ) Coronariopatia ( )Doença vascular periférica Exame físico: PA:__________mmHg FC:____bpm Peso atual:___Kg Alt.:_____m IMC:____Kg/m² C.A.:____cm Glicemia capilar:______mg/dl ( )jejum ( )pós-prandial Exame dos pés: ­­­­­­­­­­­­­­­_________________________________________

Anteprojeto do Programa de Controle do Diabetes Mellitus ANEXO 2: Ficha de seguimento pelo Programa de Diabetes Data da consulta:___/__/____ Sinais/sintomas:_____________________________________________________ ___________________________________________________________________. Peso ______ IMC ______ cintura: _______ glicemia: ________ Medicação em uso:___________________________________________________. Conduta:____________________________________________________________. Sinais/sintomas:______________________________________________________ __________________________________________________________________