Provinha 2 – Turma B(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Variar o fluxo plasmático glomerular é um mecanismo mais eficiente de modular a filtração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Homeostase, excreção e homeotermia
Advertisements

Fisiologia cardiovascular
CONTROLE DO DÉBITO CARDÍACO
Métodos diagnósticos nefrologia (cont) Estudo histológico Filtração Glomérulo -- arteríola aferente -- arteríola eferente Tufo capilar.
Para recordar a aula anterior…
Controle rápido da pressão arterial
Fisiologia Renal.
Aula 25 A excreção humana.
Insuficiência Renal Aguda em Cuidados Intensivos
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
Homeostase, excreção e homeotermia
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
APARELHO URINÁRIO I (Funções, anátomo-fisiologia, FG e DR)
SISTEMA RENAL.
Insuficiência Renal Aguda
Fisiologia renal Ana Cristina Simões e Silva
Noções básicas de Fisiologia renal
Gestão de Energia Reactiva nas redes de Distribuição
Aula 9 – Fisiologia do Sistema Cardiovascular II
TRANSPORTE REALIZADO PELA MEMBRANA PLASMÁTICA
REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO
Fisiologia Renal Profa. Dra. Cristina Maria Henrique Pinto
Prof. Andreia Rizzieri Yamanaka
Características anatômicas gerais
BASES DA FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR.
CONTROLE LOCAL DA CIRCULAÇÃO
Fisiologia Renal Filtração glomerular
SISTEMA URINÁRIO.
SISTEMA URINÁRIO.
Aula 45 Excreção Humana.
Fisiologia Renal Parte integrante da Disciplina MED7002
Patologia e Dietoterapia nas Enfermidades Renais (Parte I)
Filtração Glomerular Karine Verdoorn.
de líquido extracelular
Controle do volume corporal
Estrutura Geral Histologia Fisiologia Anatomia Bases Fisiológicas
Filtração glomerular Fisiologia Renal
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Funções dos rins no organismo
Dinâmica da filtração glomerular
Dinâmica da filtração glomerular
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) A capacidade tamponante de uma solução não depende o pH da mesma, mas apenas da concentração.
Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.
Sistema excretor.
Fisiologia do Sistema Urinário
Provinha 1 – Turma A(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Se a concentração na veia renal de uma dada substância presente no sangue arterial é zero,
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
FUNÇÃO RENAL NO HOMEM GRUPO DE MONITORES DE FISIOLOGIA GERAL DA UCS
Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Fisiologia Respiratória
FORMAÇÃO E REGULAÇÃO DA URINA
Profa Ms. Camila B. Papini ASSER
Fisiologia Cardiorrespiratória: CICLO CARDÍACO
Insuficiência Renal Crônica.
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Funções dos rins no organismo
MECANISMOS DE CONCENTRAÇÃO E DILUIÇÃO DA URINA
Disciplina de Fisiologia
Fisiologia Renal 1.
Profa Msc Melissa Kayser
OBJETIVOS DA AULA: VISÃO GERAL DA FUNÇÃO DOS RINS NO ORGANISMO
Mecanismos de adaptação do néfron à perda progressiva de massa renal
Transcrição da apresentação:

Provinha 2 – Turma B(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Variar o fluxo plasmático glomerular é um mecanismo mais eficiente de modular a filtração do que variar o kf. (F) Se há queda do débito cardíaco e queda da pressão arterial, o fluxo sanguíneo renal é mantido, até certo limite, por redução na resistência da arteríola eferente. (V) Com dilatação da arteríola aferente haverá redução na variação de  ao longo do capilar glomerular. (V) Aumento de kf resulta em redução da pressão de ultrafiltração (PUF). (F) Filtração por néfron (FPN) = (ΔP -  capilar )

Provinha 2 – Turma B (B) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Autorregulação renal refere-se às modificações na resistência da arteríola aferente frente a variações na pressão arterial sistêmica. (V) Aumento da resistência da arteríola eferente tem um efeito bifásico sobre a filtração por néfron. (V) O perfil de variação de  pode ser fortemente afetado por modificações no kf. (V) O aumento da pressão hidrostática em capilar glomerular leva a aumento da filtração e equilíbrio da pressão de ultrafiltração (PUF=0) antes do fim do capilar. (F) Em capilares glomerulares, como em capilares sistêmicos, pode haver filtração ou absorção (filtração reversa), dependendo dos valores de pressão hidrostática nos capilares glomerulares.

Provinha 2 – Turma B (C) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Feedback túbulo-glomerular é um dos mecanismos de autorregulação do fluxo plasmático glomerular e da filtração por néfron. (F) Redução na pressão arterial sistêmica é acompanhada de aumento da resistência da arteríola aferente. (F) Quanto menor a carga de NaCl para macula densa, maior a resistência de arteríola aferente. (V) Contração da arteríola eferente desloca o ponto de equilíbrio de filtração (PUF=0) para mais próximo do início do capilar glomerular. (V) kf = FPN/(ΔP -  capilar )