Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento

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Transcrição da apresentação:

Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento

Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento É o responsável pelo repasse da metodologia de aplicação do SAEB e da Prova Brasil 2011 aos aplicadores. Cada coordenador atuará com uma equipe de, em média, 10 aplicadores.

Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento - Critérios de Seleção Ter ensino médio completo, comprovado; ter experiência de, pelo menos, 1 ano em avaliação em larga escala, ou concursos ou outros processos seletivos; ter habilidade em conduzir trabalhos em equipes e em orientar pessoas; ter conhecimento da localização das Escolas no(s) município(s)/capital vinculados ao Polo; ter domínio de procedimentos práticos de avaliação.

Atribuições do Coordenador de Polo Dias antes da aplicação. Durante a aplicação. Após a aplicação. (ler manual)

Apoio Logístico de Polo Os profissionais que prestarão apoio em cada Polo devem ter escolaridade mínima de nível médio e experiência administrativa de manuseio de materiais de concursos e avaliações. Serão selecionados pelo Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento.

Apoio Logístico de Polo - Atribuições Participar do treinamento para Aplicadores ministrado pelo Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento; Auxiliar o Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento nas tarefas administrativas necessárias ao desenvolvimento das atividades do Polo.

Seleção dos Aplicadores Os candidatos deverão: preencher uma ficha cadastral; anexar cópia de CPF, PIS, Documento de Identidade e Comprovante de Escolaridade. Os selecionados: não poderão ser professores das Escolas onde realizarão as aplicações; devem ter experiência em avaliação externa de alunos ou sistemas de ensino. devem ter experiência de magistério aqueles que aplicarão em turmas de 5.° ano (4ª série) do Ensino Fundamental; deverão responder a uma avaliação no treinamento.

Atribuição dos Aplicadores (ler manual)

Alunos com necessidades especiais Participarão da avaliação sempre que possível. Se não houver possibilidade de o aluno com necessidade especial fazer a prova, recusar-se a respondê-la, ou, ainda, desistir de realizá-la durante a aplicação, o Aplicador deve solicitar ao professor que consulte a direção da escola sobre o procedimento a ser adotado. O Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento deve confirmar, durante o agendamento, e registrar, no sistema online, se a Escola possui aluno(s) que precisa(m) de ledor para realização das provas e se a Escola já possui ledor para atender esse(s) aluno(s). Será disponibilizado um Aplicador adicional, somente nos casos em que a escola já possuir o ledor. Quando a Escola possuir aluno(s) que precisa(m) de ledor e não houver ledor na própria Escola, o Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento deve orientar que a direção da Escola providencie outra atividade para este(s) aluno(s) no dia da aplicação das provas.

Alunos com necessidades especiais Caso a Escola tenha um ledor para os alunos com deficiência visual, eles poderão fazer a prova em uma sala reservada. Neste caso, o Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento deverá alocar um Aplicador adicional para acompanhar a aplicação das provas. Advertir ao ledor que a divulgação das provas para outros membros da comunidade escolar é expressamente proibida e que as provas devem ser devolvidas ao término do tempo da aplicação ainda que o aluno não as tenha concluído. Para os alunos com deficiência auditiva, caso a Escola possua o intérprete de libras, ele poderá ajudar a traduzir apenas as orientações para responder às provas e ao Questionário, além do preenchimento da folha de respostas. Para todos esses casos, é necessário que o Aplicador marque na folha de respostas a situação do aluno com necessidade especial (ANE).

Malote reserva Cada Polo receberá um malote reserva que conterá: 7 pacotes, com 21 cadernos de provas do 5.º ano (4.ª série) do EF; 7 pacotes, com 21 cadernos de provas do 9.º ano (8.ª série) do EF; 1 pacote, com 21 cadernos de provas do 3.º ano do EM; Os pacotes de provas deste malote somente poderão ser utilizados nos casos de contingência (fato imprevisível ou fortuito que fuja ao controle), como por exemplo: Extravio de material por roubo ou acidentes; Problema de impressão em todos os cadernos de uma turma; devendo ser registrado no sistema de acompanhamento online o(s) motivo(s) que levou(aram) a abrir o referido malote. Caso contrário, mantê-lo “FECHADO e LACRADO” sob a responsabilidade do Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento para devolução aos Correios.

Programa da Capacitação dos Aplicadores

Materiais de apoio da capacitação Manual dos Aplicadores Lista de Presença Modelos dos instrumentos de aplicação Vídeo Check-list dos Coordenadores e dos Aplicadores Estudos de Caso Avaliação da capacitação Slides disponíveis no site

Lista de Presença da Capacitação

Importância do preenchimento correto do Formulário de Controle da Aplicação

Importância do preenchimento correto do Formulário de Controle da Aplicação V E R S O

Relatório da Capacitação dos Aplicadores

Anexos e devolução do Relatório de Capacitação O Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento deverá preencher o relatório da capacitação e devolvê-lo dentro de um dos malotes do Polo de atuação; anexar: Lista(s) de Presença; Comprovante(s) de escolaridade de cada participante; Avaliação da capacitação de todos os participantes.

Avaliação dos Aplicadores

Avaliação dos Aplicadores No treinamento dos coordeandores, o coordenador de Polo de Apoio e Treinamento deverá aplicar uma avaliação. Essa avaliação será encaminhada na caixa de material administrativo. Na ultima coluna da lista de frequencia, o Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento deve informar o número de acertos de cada aplicador. Essas avaliações devem ser devolvidas juntamente com a lista de frequencia.