Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação do Projeto
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
WORKSHOP: A LEI DE INOVAÇÃO E AS UNIDADES DE PESQUISA DO MCT
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
O modelo OS e o seu controle Flávio Alcoforado
Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT
GRUPO 1 - ICT Artigos: 1°, 2°, 3°, 4°, 6°, 7°, 8° e 26° Coordenador: Sergio Pontes - ON Participantes: Iman Vieira - MPAG, Ludmila Brito - IBICT, Sandra.
Avaliação do Plano Plurianual
GRUPO 6 – PROVIDÊNCIAS DO MCT LEI Nº de 02/12/2004 DECRETO N , de 11/10/05 Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e TecnologiaWorkshop.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Confronto Legislacional: dificuldades operacionais Visão das ICTs FIESP - São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Angela.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
Seminário Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica
Marco legal e Inovação Fernando N. Ribeiro
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
NOVO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Apresentação do Projeto
Meta de 2008 – hectares Realizado = hectares com beneficiados.
Instituto de Tecnologia para o SEMINÁRIO: “Pesquisa Tecnológica”
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Workshop: Lei de Inovação e e as Unidades de Pesquisa do MCT
Workshop: A Lei de Inovação e as Unidades de Pesquisa do MCT Brasília/DF 12 e 13 de abril de 2006 Ministério da Ciência e Tecnologia.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério.
REDE MANTIQ CGUP/SCUP 2º Workshop: As Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT frente aos Desafios da Inovação.
- FÓRUM NACIONAL - CONSECTI Painel: “O papel dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Estados”
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Compras Governamentais e Micro e Pequenas Empresas
Rio de Janeiro – outubro/2005
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
PROPRIEDADE INTELECTUAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
SETOR DE COMPRAS CEART/UDESC
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
SICONV Portal dos Convênios Credenciamento de Proponentes SLTI/MP Brasília, out/2008.
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
CARACTERÍSTICAS DAS AUTARQUIAS
Nova Lei do Bem USO INTERNO.
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Divulgação Fiotec Diretoria Tópicos O que é, o que faz, com o que faz e como faz o gerenciamento de projetos; O que é, o que faz, com o que faz e como.
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Incentivos Fiscais à Inovação Tecnológica 29/03/06 Juliana L. B. Viegas.
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG I Simpósio de Pós Graduação 22/09/2008.
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS MUNICÍPIOS PARA O RECEBIMENTO DE RECURSOS FEDERAIS ATRAVÉS DE CONVÊNIOS Apresentação: Walter Manfroi Secretário.
Manaus, 30 de Junho de 2005 Filipe Geraldo de M. Teixeira Gerente de Propriedade Intelectual Transferência de Tecnologia Inovação Tecnológica Propriedade.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
APRESENTANDO O NIT DA UNIFEI E DISPOSIÇÕES LEGAIS SOBRE PI II Seminário “Bolsa de Mestrado e Doutorado – Procedimentos de Concessão e Acompanhamento” UNIFEI.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia Workshop Lei de Inovação: Desafios e Oportunidades para as Unidades de Pesquisa do MCT 05 e 06 de junho de Belém - PA PAINEL II Questões críticas sobre a Lei de Inovação

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia PAINEL II - Questões Críticas QUESTÕES CRÍTICAS A SEREM DEBATIDAS Análise crítica Confirmação de entendimentos - comentários / observações Complemento - outras questões críticas Conclusões / recomendações A partir de contribuições solicitadas pelo MCT para o aperfeiçoamento do Marco Legal de Inovação, enviadas por diversas instituições parceiras, foram tabuladas as questões críticas a serem tratadas em seminários/eventos para fins de esclarecimento. O presente Painel visa a sistematizar o entendimento e os debates sobre as dificuldades jurídicas e operacionais atinentes à Lei de Inovação.

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia Questões Críticas a serem debatidas 1) Conceito de ICT Alteração do conceito de ICT para inclusão de entidades privadas, sem fins lucrativos 1/4 2) Formas jurídicas das ICT e a incidência equitativa de direitos e deveres Benefícios da Lei face à natureza do vínculo empregatício do servidor 3) Flexibilização na celebração de acordos de parceria para P,D&I Possibilidade de concessão de exclusividade para a exploração dos resultados obtidos na parceria 4) Participação nos resultados da exploração das criações resultantes de parcerias Obrigação das ICT de estipularem valores para o trabalho de seus mestres, doutores e demais profissionais, além do valor do seu conhecimento agregado

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia Questões Críticas a serem debatidas 5) Flexibilização de procedimentos obrigatórios estabelecidos como conteúdo do edital Aplicação da Lei prejudicada em virtude de discordância entre as ICT no que tange à aplicação da Lei 8.666/93 2/4 6) Estabelecimento de etapa anterior ao edital em que se identifique o nº de interessados no licenciamento, como forma de economia administrativa Papel ineficiente do edital, que onera e atrasa o processo de transferência e licenciamento desejados, em prejuízo da utilização pela sociedade dos benefícos das criações 7) Publicação do edital no DOU apenas na forma de chamada Alteração do parágrafo para possibilitar a publicação de apenas uma chamada do edital no DOU e na íntegra no portal eletrônico da ICT

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia Questões Críticas a serem debatidas 8) Receitas e pagamentos Gastos limitados ao teto aprovado para cada exercício. Impossibilidade de utilização de valores adicionais arrecadados 3/4 9) Atuação e competências do NIT Destinação de RH qualificados. Incentivo aos servidores de carreira 10) Descentralização e autonomia do NIT Descentralização e autonomia da ICT ou do NIT face à solicitação de finaciamentos às agências de fomento 11) Compartilhamento do NIT Criação, por parte das ICT, de um NIT local, ou constituição de NIT regionais 12) Institucionalização dos NIT Institucionalização dos NIT, com foco na questão da sua existência vinculada ao orçamento

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia Questões Críticas a serem debatidas 13) Depósito e manutenção (recursos e procedimentos) Disponibilidade de recursos para despesas com patentes que ainda não estejam gerando efeitos comerciais (transferência de tecnologia) 4/4 14) Os incentivos financeiros aos pesquisadores Recolhimento de tributos em finção do pagamento de bolsas de inovação 15) Extensão de direitos do compartilhamento de resultados a bolsistas Direito dos bolsistas à partilha da distribuição de resultados auferidos com o patenteamento e a transferência de tecnologia 16) Contradição entre a Lei de Inovação e a Lei de Propriedade Intelectual Prazo para requerimento de proteção da criação intelectual, após o término do contrato firmado entre empresas privadas e órgãos ou entidades da administração pública 17) Poder de compra. Obstáculos legais e institucionais Necessidade de regulamentação da matéria

Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia Muito Obrigado! Carlos Oití Berbert Workshop Lei de Inovação: Desafios e Oportunidades para as Unidades de Pesquisa do MCT