PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA

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Transcrição da apresentação:

PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA Por: Cláudia de Fátima e Adyones Sérgia

Identificação/Unidade Escolar Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria Coordenação Regional de Ensino de Santa Maria/DF

IDENTIFICAÇÃO DA CHAPA 1 Candidatas: Diretora Cláudia de Fátima da Silva Borges - Vice-diretora Adyones Sérgia dos Santos Rabelo * Professoras classe A, com formação acadêmica em Pedagogia.

Proposta de Trabalho Promover ações que favoreçam a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar; Valorizar os princípios da participação, da autonomia, do pluralismo e da transparência nas práticas escolares; Defender e contribuir por uma escola de qualidade, democrática e participativa.

Objetivos Pedagógicos 1 – Implementar práticas pedagógicas que contemplem a independência, o crescimento e uma melhor qualidade de vida para os educandos; 2 – Fortalecer a integração escola-comunidade; 3 – Promover ações que minimizem a infrequência escolar; 4 – Promover ações que auxiliem o professor no trabalho pedagógico.

Metas Assegurar ao educando o direito de atividades no ambiente da AVAS no mínimo uma vez por semana; Integrar todos os segmentos da comunidade escolar, visando maior participação nas decisões coletivas, assumindo o papel de co-responsáveis no processo educativo; Diminuir a infrequência escolar em 30% até 2013; Apoiar o professor na elaboração de estratégias, visando atender as especificidades de seus alunos.

Estratégias Revitalizar o ambiente da AVAS; Criar anualmente o festival de talentos envolvendo pais, alunos e funcionários; Promover reuniões e/ou palestras criando grupo de pais; Realizar bimestralmente reuniões de pais e mestres; Revitalizar a sala de pais; Ampliar o atendimento complementar, tendo como atividade cultural: a dança; Implantar a música como atendimento interdisciplinar, atendendo a lei nº 11 769/08; Dinamizar as coordenações coletivas; Criar um jornal/mural interativo; Constituir anualmente grupo para montagem de turmas; Criar espaços de escutas para apreciação e/ou propostas de soluções. Implantar um projeto musical adaptado; Promover reunião/oficina entre secretário escolar e professores; Promover oficina de sensibilização com os funcionários do transporte escolar.

Objetivos Administrativos 1 – Valorizar os profissionais da escola, adotando medidas que auxiliem seu desempenho profissional; 2 – Garantir a participação efetiva da carreira assistência nas atividades desenvolvidas na escola; 3 – Promover ações para ingresso de novos alunos; 4 – Promover e articular ações de defesa e direitos, orientação as famílias visando a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.

Metas Garantir a participação de no mínimo 30% dos servidores da Carreira Assistência em todas as atividades realizadas na escola; Ampliar em 5% a quantidade de matrículas no ano letivo de 2013; Realizar, no mínimo 2 palestras anuais informativas sobre assuntos pertinentes à pessoa com deficiência e/ou responsáveis;

Estratégias Promover dinâmicas entre os segmentos, mediando conflitos e favorecendo a organização, em um clima de compromisso ético e solidário; Buscar parcerias com entidades, órgãos governamentais, instituições diversas visando aprimoramento profissional; Reuniões quinzenalmente com a carreira assistência; Solicitar junto à Administração Regional placas de identificação para a escola (área norte/sul – extremos); Divulgar entre órgãos governamentais e/ou entidades, o trabalho desenvolvido no CEE por meio de cartazes, folders e visitas;

Objetivos Financeiros 1 – Aplicar os recursos financeiros recebidos pelo PDAF e PDDE, efetuando os gastos de acordo com os procedimentos legais; 2 – Assegurar a autonomia da instituição escolar através dos recursos financeiros possibilitando condições para suprir as necessidades e prioridades conforme deliberação do Conselho Escolar e Caixa Escolar; 3 – Buscar fontes alternativas de recursos para manter o bom funcionamento da escola.

Metas Estratégias Aplicar na sua totalidade todos os recursos financeiros recebidos, frisando a importância do planejamento e da gestão financeira, democrática e transparente para uma melhor qualidade de ensino. Controlar e registrar de forma transparente os gastos efetuados pela escola, para conhecimento de toda a comunidade escolar; Realizar reuniões com o Conselho Escolar e Caixa Escolar para deliberar o Plano de Aplicação, acompanhar e aplicar a utilização dos recursos financeiros recebidos; Proporcionar bimestralmente atividades com fins lucrativos para suplementar as necessidades dos atendimentos sob responsabilidade dos docentes.

“Como educadores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário, não estaríamos ensinando.” Léo Buscaglia