Vida Saudável Alimentação Saudável.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro
Dieta Mediterrânica.
Informação e a chave de tudo!
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Equilibrada
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
VERDADES MITOS E EM NUTRIÇÃO Cap Serpa– Nutricionista.
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
10 dicas para uma alimentação saudável
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
Alimentação Alimentação saudável.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
Para uma boa alimentação, escolher…
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
APRENDA MAIS ESTA !.
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Cuidando do coração.
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
SHAKES NÃO AJUDAM A EMAGRECER. ISSO É VERDADE? Sim, é verdade. Isso porque o emagrecimento não vem do consumo de um produto e sim da combinação alimentar.
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro
Hummm... Que lhe parece?.
A Alimentação.
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Regras para uma alimentação saudável na
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Alimentação saudável – completa, equilibrada e variada.
8º Ano | Formação Cívica | EB23 Aires Barbosa | Ano Lectivo 2008/2009 Agrupamento de Escolas de Esgueira Escola EB 2/3 Aires Barbosa Inquérito realizado.
Alimentação Equilibrada
Higiene Alimentar.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Ementa da cantina do IVS
Dia de Actividades Alimentação Saudável
Desporto e alimentação saudável
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Alimentos Saudáveis.
A nova roda dos alimentos
OBESIDADE Docente: Karla Tonini.
Comer bem, para viver melhor!
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
ASPECTOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Dia Internacional da Alimentação
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Alimentação Saudável A Roda Dos Alimentos.
1- Banho frio e café forte cortam o efeito do álcool
Alimentação Alimentação saudável.
COMER BEM… VIVER MELHOR….
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
1- Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; 2- Tomar sempre o primeiro almoço; 3- Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da roda.
Ciências Naturais – 9.o ano
Características de boa alimentação:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Prato alimentar norte-americano
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Transcrição da apresentação:

Vida Saudável Alimentação Saudável

Os Famosos Elementos do grupo: Cristiana Rosa Marinho Batista Andreia Filipa Carvalho Barros Fábio Daniel Da Silva Azevedo Marco Alexandre Pereira Loureiro

Os famosos

Índice Saúde total Os 10 mandamentos da boa alimentação Pirâmide da boa alimentação Obesidade

Saúde total Experimente comer num prato de sobremesa. Dá a impressão de uma refeição bem servida. O calor compromete a boa digestão, por isso faça as refeições em lugares arejados. Coma sempre sentado à mesa. Isso ajuda a criar padrões regulares de alimentação, evitando beliscar. Procure não fazer as refeições ouvindo música alta e agitada. Você pode entrar no mesmo ritmo e acabar comendo rápido. Aprenda a dizer não para si mesmo quando sentir vontade de repetir o prato. A segunda rodada é quase sempre gulodice e não fome. Evite líquidos e refrigerante nas refeições. Mesmo os refrigerantes diet ou light dilatam o estômago e dificultam a digestão. Mastigue bem. Assim, o estômago recebe melhor os alimentos e a saliva facilita a digestão de carbonatos. No final da refeição não fique na mesa fazendo hora. A televisão não combina com refeições. Distraído, você vai comer mais do que precisa. Descanse os talheres no prato entre uma "garfada" e outra. Esse truque ajuda você a comer devagar. Antes de querer repetir o prato, dê tempo para a mensagem da saciedade chegar ao cérebro. Comece a refeição com uma salada variada. Ao partir para os pratos quentes, você já vai estar com menos fome. Sempre que você já se sentir satisfeito, pare. Mesmo que reste um pouco de comida no prato.

Os 10 mandamentos da boa alimentação Vejamos pois os nossos “10 Mandamentos”: 1. Beber muita água (cerca de 2 litros), começando em jejum e ao longo de todo o dia, de preferência no intervalo das refeições. 2. Nunca “encher” demasiado o estômago, optando por pequenas refeições, várias vezes ao dia. 3. Eliminar o açúcar que é adicionado às bebidas e evitar o consumo de sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. 4. Reduzir para metade as quantidades habituais de batata, arroz, massa e leguminosas. 5. Reforçar sempre as refeições principais com quantidades generosas de salada crua ou legumes cozidos. 6. Guardar o pão e fruta para comer nos intervalos das refeições principais. 7. Cozinhar de forma simples, à base de cozidos, grelhados ou estufados sem gordura. 8. Ingerir diariamente um produto lácteo magro (leite/iogurte/queijo). 9. Preferir o azeite a qualquer tipo de gordura. 10. Comer mais vezes peixe do que carne e reduzir a quantidade habitual destes alimentos, podendo substitui-los, 1 a 2 vezes por semana, por ovos confeccionados sem gordura.

Obesidade O que é a obesidade? De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar a saúde. É uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. A obesidade acarreta múltiplas consequências graves para a saúde O que causa a obesidade? O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental. Uma dieta hiper energética, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária, leva à acumulação de excesso de massa gorda. Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, uma maior acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da actividade física.